5 dicas para avançar em sua carreira

Não precisamos estar no fim ou no começo do ano para elaborar nossas metas. Em termos de carreira, sempre é necessário fazermos uma análise do que estamos fazendo certo ou errado, onde neste último caso, precisamos analisar com ainda mais cautela o que precisamos melhorar/mudar para que possamos estar satisfeitos com nossa vida profissional, aliás ela ocupa e ocupará boa parte de nossas vidas.

A seguir vamos elencar cinco dicas para que você possa progredir cada vez mais.

1. Faça uma autoanálise

Primeiro você deve analisar a si mesmo: o que deseja para sua carreira, onde quer chegar, fazer metas de curto prazo, alguma habilidade que deseja melhorar, algo novo que deseja aprender, o que quer deixar de fazer e tudo mais o que julgar necessário. Se quiser escrevê-las em algum lugar é melhor ainda, assim sempre que quiser revisá-las elas estarão lá =)

2. Invista em sua carreira

Pode até parecer clichê falar isso, mas provavelmente você conhece alguém que fez uma faculdade e parou por aí… Apesar de sempre enfatizarmos que a área de TI é uma área de estudo constante, muitas pessoas esquecem de se atualizar fazendo alguma especialização ou algum curso.

Outras pessoas ficam presas a apenas uma linguagem por exemplo, não se abrem para o novo… Para garantir boas oportunidades precisamos estar atentos as novidades e o que estão utilizando por aí. Ficar preso a somente uma linguagem ou tecnologia te limitará as vagas.

Não querendo dizer que você deve estudar tudo o que sair de todas as áreas, mas que você busque se especializar sempre em sua área, nem que seja estudando por conta própria.

3. Saia do comum

Além dos conhecimentos técnicos que você tem e irá ter, precisamos trabalhar em outros aspectos também, como saber liderar um projeto/equipe caso precise, mediar conflitos, enfim lidar com pessoas.

4. Certificações

As certificações são muito bem vistas em seu currículo. Além do conhecimento adquirido, você mostra para a empresa que realmente tem um bom nível de conhecimento naquele assunto. Existem diversas certificações nas áreas de desenvolvimento, banco de dados, cloud, redes, gestão, etc.

Com uma simples pesquisa você verá quais são as mais importantes do seu eixo de trabalho.

5. Seja persistente

Último e não menos importante. Se tudo isso que você planejou não deu certo, devemos voltar para o primeiro tópico e fazer a análise novamente, para que possamos elaborar novas estratégias e principalmente aprender com esses erros.

Até mais!