Carreira Estudos

5 erros que te impedem de avançar

Você sente que por mais que estuda, não consegue progredir o quanto gostaria? Veja neste artigo 5 erros que você pode estar cometendo.

há 1 ano 7 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Você sente que por mais que estuda, não consegue progredir o quanto gostaria?

Existem alguns erros que cometemos sem querer, mas que acabam prejudicando e tornando o aprendizado mais lento, o que acaba dificultando/atrasando a sua evolução profissional.

É interessante tentar identificá-los o mais cedo possível, por isso, veremos neste artigo 5 erros que você pode estar cometendo sem saber.

Não ter constância

Esse é um dos segredos para as coisas darem certo, porém é preciso muita disciplina. É importante separar um tempo (por menos tempo que você tenha para estudar) para aprender algo novo, rever algo, realizar alguns exercícios…

Se você estuda uns dias e depois para, quando você retoma você sente que não está fluindo bem, por isso é importante tentar manter a constância nos estudos, estando com vontade ou não de estudar - não é sempre que você estará motivado mesmo! É importante ter autonomia na sua profissão para ir desenvolvendo as habilidades.

Ficar só na teoria

A teoria será muito útil, mas é preciso colocar em prática o que você aprende. Sem a prática, não adianta muito ter só a teoria. Se você quer trabalhar com desenvolvimento, por exemplo, isso é algo prático, ou seja, para você aprender você tem que estar praticando.

Como o desenvolvimento profissional exige que você consiga criar seus próprios códigos, é preciso aliar o estudo teórico com as atividades práticas.

Para isso, é interessante que você crie seus próprios projetos e códigos, acompanhando tutoriais, vídeo aulas, realizando os exercícios práticos e sempre pedir ajuda quando precisar.

Desenvolvedor Python
Formação Desenvolvedor Python
Conhecer a formação

Ficar só na prática

Apesar de ser um oposto ao tópico anterior, o que devemos ver aqui é que ambos precisam andar juntos. Tem muitas pessoas que focam tanto na prática que esquecem do restante.

A prática é importante, mas também não adianta você só colocar a mão na massa e não saber como as coisas funcionam por trás. É comum o fato de que muitas pessoas não gostam da parte teórica e acabam querendo pular etapas, e somente lá na frente acabam percebendo a importância dos conceitos.

Por isso que o ideal é fazer um plano de estudos de teoria + prática bem assertivo. Progredir fica mais fácil com a informação certa, na ordem certa, assim como temos em nossas formações.

Não prestar atenção nas mensagens de erro

Este erro é muito comum quando se está programando e aparece um erro na tela: muitas pessoas não param para ler o que o erro está apontando.

Isso faz com a pessoa fique impaciente, fazendo com que de primeira já peça ajuda para outra pessoa resolver (sem ao menos tentar antes), ou até mesmo, parar por um tempo nos estudos por conta daquele erro que não consegue sair.

Analisar erros também é uma forma de aprendizado. Então, caso apareça algum erro na tela ou em algum arquivo de log, não se preocupe em perder um tempinho ali. Leia com atenção, dessa forma você irá aprender como ocorreu aquele problema e como você pode resolver ele da melhor forma. Depois, quando ocorrer aquele mesmo erro ou algum similar, verá a facilidade que será em resolver.

Acreditar que precisa saber de tudo e estudar de tudo

Pense bem: se você for olhar para todo o caminho que você tem que percorrer, você acaba desanimando logo no começo, sem ao menos começar, certo? Não que você não possa olhar uma trilha que vai estudar, o importante aqui é saber que aprendendo algumas coisas (dependendo da sua área de interesse) já é o ideal para começar a aplicar para vagas.

Já que você sempre vai estar estudando alguma coisa, sua trilha de estudos nunca vai ter um fim propriamente dito. As atualizações vão mudando, novas tecnologias vão surgindo e assim você vai adquirindo novos conhecimentos.

Mas, isso não quer dizer que você deve conhecer tudo da área de TI, por isso é importante focar em uma área que você se identifique e goste, ainda mais se você está começando.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos