5 linguagens de programação promissoras para se estudar em 2020

Nada melhor do que finalizar o ano de 2019 já sabendo quais as linguagens devem se destacar no próximo ano. Que tal aproveitar e traçar uma meta de estudos envolvendo as linguagens mais promissoras para 2020?

Se você é iniciante, esta lista pode ser um ótimo guia inicial, já que as linguagens aqui citadas constituem grandes tendências do mercado. Caso você já atue na área há algum tempo, nunca é tarde para começar a estudar e se aprimorar nas linguagens que você já conhece ou até mesmo se aventurar em uma nova plataforma de desenvolvimento. Nos acompanhe nessa lista, onde mostramos a nossa opinião sobre as cinco linguagens que devem se destacar no mercado em 2020.

Flutter - Fundamentos
Curso de Flutter - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Dart

O Dart tem ficado cada vez mais em evidência, principalmente por causa do Flutter. Trata-se de uma linguagem de programação fortemente tipada criada pela Google em 2011, sendo uma linguagem que pode ser executada tanto em ambientes de aplicações (como em aplicações mobile e desktop) como em ambientes web (podendo até mesmo ser utilizado para o desenvolvimento de aplicações com o Angular).

O Dart está muito ligado ao Flutter, o toolkit criado pela Google para o desenvolvimento de aplicações mobile fluídas e multiplataforma. O crescimento exponencial que o Flutter tem mostrado nos últimos meses em especial tem feito com que, consequentemente, o Dart receba mais atenção da comunidade em geral, já que o desenvolvimento de aplicações Flutter é feito em cima do Dart. Além disso, várias empresas, como o Nubank, começaram a adotar o Dart não somente para o desenvolvimento mobile, mas também para o desenvolvimento de aplicações web. Isso fará com que, certamente, a demanda por desenvolvedores Dart cresça significativamente em 2020.

Kotlin com Android - Primeiros Passos
Curso de Kotlin com Android - Primeiros Passos
CONHEÇA O CURSO

Kotlin

O Kotlin é uma linguagem de programação open source, multiplataforma e multiparadigma; tendo sido criada em 2010 pela JetBrains. Apesar o Kotlin ter mais apelo na comunidade pelo seu suporte para o desenvolvimento de aplicações Android, ele também pode ser utilizado no desenvolvimento backend. Utilizando o Kotlin também para o desenvolvimento backend, é possível obter toda a extensibilidade e maturidade característica dos frameworks e bibliotecas Java através de uma linguagem muito menos verbosa e com uma API mais agradável e moderna.

Desde 2017, o Kotlin tem sido adotado por grandes empresas para o desenvolvimento multiplataforma. Hoje, várias empresas estão migrando sua base de código de Java para o Kotlin, fora as empresas que já possuem sua stack completamente fundamentada no Kotlin. Entre estas empresas, é possível citar Google, Amazon, Netflix, Uber e a própria JetBrains. Como o Kotlin tem apresentado uma curva de crescimento constante nos últimos anos e as empresas estão começando a procurar de maneira mais enfática desenvolvedores que conheçam Kotlin, aprender esta linguagem é certamente uma boa pedida para 2020.

Python - Fundamentos
Curso de Python - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Python

O Python é uma linguagem de programação simples e extremamente poderosa. Se você é iniciante, o Python pode ser uma boa escolha, pois é uma linguagem com uma curva de aprendizagem baixa, possibilitando a criação de aplicações em um curto tempo de estudo. Essa característica tem feito com que o Python seja largamente empregado em áreas que atualmente estão em grande expansão no mercado, como Data Science e Machine Learning. Por causa da crescente demanda por profissionais nas áreas de Data Science e Machine Learning, além da presença constante do Python nos rankins de linguagens mais amadas pela comunidade nos últimos anos, estudar Python pode ser uma excelente escolha para 2020.

Node.js Completo
Curso de Node.js Completo
CONHEÇA O CURSO

JavaScript / Node.js

O Node.js é um ambiente de execução Javascript baseado na engine V8 do projeto Chromium. Ele foi o grande responsável por popularizar o JavaScript como ferramenta para desenvolvimento de aplicações server-side. Outros conceitos utilizados por várias outras ferramentas, como o event looping e a abordagem reativa e não bloqueante, foram inicialmente popularizados pelo Node.js.

Atualmente, o Node.js é utilizado de maneira maciça por muitas grandes empresas, como Netflix, PayPal e LinkedIn. Essa popularidade que a plataforma têm hoje, além da popularização do Node.js para o desenvolvimento de outros tipos de ferramentas, como aplicações serverless e chatbot, certamente fazem com que ainda valha muito a pena estudar JavaScript e Node.js em 2020.

Go Básico
Curso de Go Básico
CONHEÇA O CURSO

Go

Go é uma linguagem de programação escalável e multiplataforma criada pela Google. É fortemente tipada, segura e tem uma biblioteca padrão com um suporte nativo muito rico à grande parte das operações essenciais hoje em dia, como operações de I/O, de manipulação de streams e paralelização. Porém, mesmo com todo este poderio, o Go é relativamente fácil de aprender, graças a suas APIs simples aliadas a uma sintaxe concisa e com poucos ruídos.

O Go tem ficado cada vez mais popular por causa de sua vocação para lidar com softwares escaláveis e paralelismo, situações cada vez mais comuns no desenvolvimento de software moderno, onde precisamos lidar com aplicações ultra-escaláveis e microserviços. Por causa disso, grandes corporações, como o Mercado Livre, a Atlassian e o grupo Globo.com têm aderido cada vez mais ao Go como parte de suas stacks tecnológicas e, por causa disso, estão sempre à procura de desenvolvedores de software que dominem esta linguagem. Por isso, aprender Go em 2020 pode fazer com que sua carreira decole de maneira exponencial.

Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.

© 2004 - 2019 TreinaWeb Tecnologia LTDA - CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765, Conj 71 e 72 - Bela Vista - São Paulo - SP - 01311-200