Carreira Estudos

5 passos para vencer a procrastinação nos estudos de TI

Se você sofre com a procrastinação, confira essas dicas que irão te ajudar a impulsionar seus estudos.

há 10 meses 6 dias


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

No mercado de TI, com cada vez mais pessoas migrando suas carreiras para a área de tecnologia, é importante você ter uma rotina de estudos, seja você iniciante ou não. Isso porque você sempre deve estar vendo algo novo, estudando alguma tecnologia nova ou até mesmo se aprimorando em algo que você já sabe.

Com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos isso de lado e acabamos procrastinando essas tarefas. A procrastinação é um grande inimigo, não só de quem estuda, mas de qualquer pessoa que deseja alcançar um objetivo, seja ele profissional ou pessoal.

Se você sofre com a procrastinação, o que está faltando provavelmente é a clareza de seus objetivos e do que deve ser feito, além de desenvolver melhor a habilidade de resiliência, que é um ponto bem importante. Por isso, veremos agora algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Criar metas possíveis

Estabelecer metas que são possíveis a sua realidade (seja de tempo, limitação, etc) é um dos passos mais importantes. Isso porque você estará com um propósito claro e mais gerenciável, não criando aquelas metas que você sabe que não vai cumprir.

Você também pode dividir uma meta em tarefas menores, para poder ir avançando gradualmente. Conforme você for progredindo verá que ficará mais motivado, mas não dependa apenas dessa motivação para fazer o que deve ser feito.

A importância de programar-se

Para criar o hábito de aprender constantemente algo novo ou revisar conceitos, é importante estabelecer uma programação para tal.

Um hábito nada mais é que um processo gradual de repetição. Por isso, para adquirir o hábito de estudar sempre (nem que seja um pouquinho todos os dias) você precisa criar um planejamento que funcione para você.

Pode definir em alguma agenda física ou virtual, um horário específico, pode ser até aquele tempo entre uma reunião e outra. O importante é tentar cumprir ao máximo o planejado.

Esse planejamento também é importante para você não cair na “procrastinação produtiva”, que é quando você arruma mil coisas para fazer em vez de fazer o que realmente era prioridade.

É preciso se atentar a essa “fuga” de realidade, seja por você não querer fazer o que tem que ser feito, seja porque acha difícil ou por medo de falhar, etc.

Praticar a autorregulação e a disciplina

Ninguém nasce disciplinado, por isso a disciplina é algo totalmente treinável, porém isso requer prática e comprometimento. Tem muito a ver com o que falamos no tópico anterior sobre criar hábitos.

A autorregulação é o mesmo: precisamos saber controlar nossos próprios comportamentos. Se você está estudando e sabe que se deixar o celular perto é totalmente propício para que você procrastine, então o melhor é deixá-lo longe por um tempo.

Outro exemplo: se você sempre assiste um episódio de série em tal horário, marcar de estudar naquele tempo pode ser difícil se você ficar com a cabeça naquilo, seja porque é mais divertido ou porque você gostaria de apenas ficar “de boa”.

Sendo assim, ou você treina sua capacidade de resistir à tentação dessas distrações e de adiar suas tarefas ou se programe em algum outro horário para estudar.

Lógica Orientada a Objetos - Avançando na Orientação a Objetos
Curso Lógica Orientada a Objetos - Avançando na Orientação a Objetos
Conhecer o curso

Usar autorrecompensa

Se você está tentando se tornar uma pessoa menos procrastinadora, se recompensar pelos seus feitos pode funcionar bem para você.

Essa também é uma forma de se manter motivado e isso te impulsionará a continuar nesse ritmo, sempre levando em consideração os objetivos que deseja alcançar com seus estudos. Defina pequenas recompensas, mas que te tragam satisfação.

Utilize a regra dos 5 minutos

Essa é uma ótima técnica para vencer a resistência de começar os estudos, aquela “dor do começo”. Então tente sentar e estudar por 5 minutos. Após esse tempo, tente continuar. Se não conseguir, faça outra coisa.

Muitas vezes temos uma certa resistência em simplesmente começar e, neste começo, os primeiros minutos são os mais difíceis. Mas, uma vez que você começa a se envolver na tarefa, o impulso para continuar surge naturalmente: você se coloca em um estado de fluxo de concentração que ajudará a continuar estudando, afinal você já começou.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos