Desenvolvimento

Acesse a documentação das suas linguagens favoritas com o DevDocs.io

Conheça a ferramenta que agrega documentações e facilita a vida dos desenvolvedores.

há 7 anos 3 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Se você trabalha com desenvolvimento já deve ter passado pela situação onde precisava saber a estrutura de uma função ou algum recurso de uma linguagem e não conseguiu se recordar.

Geralmente, quando algo assim ocorre, o desenvolver recorre ao “oráculo” Google e, se tiver sorte, ele lhe indicará no primeiro link a documentação da linguagem, o W3Schools ou o Stackoverflow.

Essa necessidade vira uma rotina, naturalmente. E fica neste looping et infinitum. Mas este processo pode ser otimizado com o DevDocs.io.

UML - Unified Modeling Language
Curso UML - Unified Modeling Language
Conhecer o curso

O que é o DevDocs.io?

DevDocs é uma aplicação web que agrega e disponibiliza a documentação de várias bibliotecas e linguagens de programação, principalmente as relacionadas à web. Ele lista toda a documentação oficial da linguagem ou biblioteca em um ambiente pesquisável e bem formatado, sem menus confusos ou desnecessários que algumas documentações de linguagens possuem.

E o melhor: ele também está disponível como extensão do Chrome, ou plugins para o Sublime, Atom, Brackets e Emacs. Além de uma versão Desktop.

Conteúdo

O DevDocs baixa no cache do navegador, para uso offline, o conteúdo das linguagens que você selecionar. Isso significa que ao mudar de máquina, você terá que baixar este conteúdo novamente.

Por utilizar Fuzzy searching ao salvar o conteúdo no cache local, a pesquisa fica mais rápida do que se fosse sempre realizada no servidor.

A Fuzzy searching é uma pesquisa por aproximação, o que significa que se você pesquisar por “delte”, ele irá listar resultados para “delta” e “delete”.

E mesmo a pesquisa sendo realizada por padrão em todas as linguagens disponíveis (localmente), é possível refinar o resultado, definindo a pesquisa apenas a uma linguagem. Para fazer isso, basta escrever o nome da linguagem e pressionar tab (ou espaço, se estiver no celular), que a pesquisa irá mudar para o modo “apenas uma linguagem”.

Comunidade

O DevDocs é um projeto open-source, que sempre encoraja a comunidade a contribuir de várias formas. Como todo bom projeto open source, ele está no GitHub, onde a comunidade pode contribuir com melhorias na ferramenta. Só não é possível alterar as documentações disponíveis, pois só é aceito conteúdo oficial. Se algo não oficial for submetido nesta parte do projeto, eles o ignoram.

Eles também utilizam o Trello para que os usuários deem feedback sobre quais linguagens devem ser incluídas na aplicação. O Trello é sistema de listas baseadas em times, que suporta vários quadros de informações onde as pessoas podem colaborar, discutir e votar em “cartões” (tópicos). O DevDocs utiliza os votos nestes cartões para decidir qual linguagem terá a sua documentação adicionada à aplicação. Você pode participar clicando aqui.

Por fim, o DevDocs é sempre atualizado, e fornece várias formas de você ficar à par dessas atualizações:

Claro, não é necessário seguir todos de uma vez, opte pelos que você se interessar. =)

Conclusão

Dê uma chance pro DevDocs, você vai gostar! Se você pesquisa muitas informações sobre funções etc, como eu, em pouco tempo notará o quão útil essa ferramenta é.

Kubernetes - Rollouts, objetos de configuração, volumes e StatefulSet
Curso Kubernetes - Rollouts, objetos de configuração, volumes e StatefulSet
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Wladimilson M. Nascimento
Wladimilson M. Nascimento

Instrutor, nerd, cinéfilo e desenvolvedor nas horas vagas. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Metodista de São Paulo.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos