Afinal, por que devo aprender Python para 2020?

O que é Python?

Linguagem de programação de alto nível, o Python foi lançado em 1991 por Guido Van Rossum, possuindo uma tipagem dinâmica.

Com o passar dos anos, o Python conquistou o mercado e tem alcançado programadores fiéis ao redor do mundo, não podendo negar que a linguagem alcançou um patamar elevado e muitos projetos e empresas têm apostado na linguagem em seus novos projetos.

É uma linguagem que prioriza a legibilidade do código, combinando uma sintaxe concisa e clara. Com seus recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por muitos módulos e frameworks, apostar no Python em 2020 poderá ser uma excelente escolha, e é isto que veremos neste artigo.

Curso de
CONHEÇA O CURSO

Principais aplicações do Python

Quando decidimos iniciar uma nova linguagem, nada melhor que conhecer as suas aplicações para, assim, decidir se esta escolha nos levará ao que procuramos.

Com o Python não é diferente, e dentre suas principais aplicações podemos citar:

  • Data Science;
  • Machine Learning;
  • Big Data;
  • Desenvolvimento Web (Django e Flask).
Curso de
CONHEÇA O CURSO

Data Science

Data Science, ou Ciência de dados, é uma área voltada ao estudo da análise de dados, ou seja, dada uma quantidade de dados, as análises dos mesmo e as conclusões que serão tiradas a partir da sua extração tem se tornado bastante importante para diversas empresas.

Tende a transformar a grande quantidades de dados brutos em insights de negócios, a fim de auxiliar as empresas em suas tomadas de decisão, atingindo assim melhores resultados.

Em nosso blog já abordamos mais do tema e caso queira saber mais a respeito de “O que é Data Science”, recomendo a leitura.

Nesta área, o Python é uma das principais tecnologias. Muito disso por conta de sua simplicidade e bibliotecas para trabalhar com análise de dados, como o Pandas, uma das principais e mais poderosas do mercado.

Curso de
CONHEÇA O CURSO

Machine Learning

Machine Learning, ou em sua tradução livre “Aprendizado de máquina”, é a área da ciência da computação que tem como objetivo a análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos.

Ou seja, faz parte do conceito de inteligência artificial, e estuda os meios para que as máquinas possam realizar tarefas que seriam desempenhadas por pessoas. Baseia-se na ideia que sistemas podem aprender com os dados, identificando padrões e tomando decisões utilizando o mínimo da intervenção humana.

Aqui no blog possuímos o artigo “O que é e como funciona Machine Learning” que vale a pena a leitura.

Assim como o Big Data, o Python é uma das principais tecnologias para trabalhar com Machine Learning, uma área de grande crescente na última década.

Big Data

Big Data é a análise e interpretação de grandes volumes de dados.

É, sem dúvidas, uma ferramenta fundamental para que as empresas possam obter vantagens competitivas em diversas segmentos.

O termo surgiu no final da década de 90, utilizado para nomear quantidades cada vez mais crescentes e não estruturadas de dados que eram gerados a cada segundo. Atualmente, torna-se essencial no mercado, tendo suas ferramentas importantes na definição de estratégias de marketing, visando o aumento da produtividade, reduzindo assim seus custos e auxiliando na tomada de decisão inteligente, gerando valor ao negócio.

Para entender melhor “Big Data: o que é e qual a sua importância?” aqui no blog possuímos um artigo bem completo que te auxiliará a respeito.

Assim como o Data Science e Machine Learning, o Python também está pronto e possui diversas bibliotecas para trabalhar com Big Data, já que estas áreas estão estritamente relacionadas.

Várias são as bibliotecas para trabalhar com Big Data no Python, como a Pandas (citada anteriormente), NumPy, Matplotlib, Scikit-Learn, entre outras.

Curso de
CONHEÇA O CURSO

Desenvolvimento Web (Django e Flask)

Desenvolvimento web é o termo utilizado para definir sites ou aplicativos que podem ser acessados diretamente pelo navegador web, seja em computadores ou dispositivos móveis.

Além de todas as outras aplicações do Python citadas anteriormente, a linguagem ainda é uma ótima alternativa para a criação de aplicações web de forma simples e poderosa. Para isso, o Python conta com dois dos principais frameworks para desenvolvimento web do mercado, o Django e o Flask.
Com esses dois frameworks, podemos desenvolver aplicações web poderosas e que, com certeza, irá atender todas as demandas do mercado.

Aqui no blog possuímos um artigo sobre os principais Frameworks de desenvolvimento web em Python, “Django e Flask”.

Uso do Python no mercado de trabalho

Apontada pelo Stack Overflow como uma das principais linguagens de programação para o ano de 2019, o Python possui uma grande demanda de trabalho, o que acarreta em diversas vagas de emprego em todo o mundo, e o mantém como uma ótima alternativa para o ano de 2020.

Nas imagens abaixo, podemos ver alguns exemplos de vagas para profissionais com conhecimentos em Python no Brasil.

Podemos concluir que…

Como vimos neste artigo, o Python é uma das principais linguagens para se trabalhar no ano de 2020. Muito disso por conta da sua polivalência, já que é possível utilizá-la nas áreas de Big Data, Machine Learning, Análise de Dados, desenvolvimento web e muitas outras, áreas essas que estão em constante crescimento nos últimos anos e tendem a continuar assim.

Aqui na TreinaWeb, possuímos o mais completo conjunto de cursos para você aprender a desenvolver com Python e sair pronto para o mercado de trabalho.

Deixe seu comentário
Share

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.