Desenvolvimento Infraestrutura e Sistemas Operacionais Alternativas para substituir o prompt de comando do Windows

Neste artigo veremos algumas opções de ferramentas para substituir o prompt de comando do Windows.

Ana Paula de Andrade 21 de janeiro de 2019

Programadores que desenvolvem utilizando o Windows e necessitam fazer o uso do prompt de comando (cmd), entendem que é uma ferramenta extremamente limitada, por isso diversas alternativas estão disponíveis.

Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Curso de Windows - Fundamentos para desenvolvedores
CONHEÇA O CURSO

Neste artigo veremos as principais e o que elas podem prover.

ConEmu

O ConEmu é um emulador de terminal Open Source para o Windows. É extremamente útil por permitir a subdivisão de janelas com vários terminais, abertura de múltiplas abas, customização de cores e fontes, etc.

Tela do terminal ConEmu

Na página do ConEmu encontra-se toda documentação, passo a passo da instalação e o download gratuito da ferramenta.

cmder

Considerada uma das melhores ferramentas para substituir o cmd por possibilitar a utilização de comandos UNIX (rm, ls, mv, cd e etc.) mais utilizados pelos desenvolvedores. O cmder possui poderosos recursos de edição de linha de comando, histórico dos comandos já utilizados anteriormente e auto-complete, permitindo maior agilidade no uso do terminal.

tela do terminal cmder

Na página do cmder é possível baixar a ferramenta e acessar sua documentação.

Git Bash

É basicamente um terminal Linux para seu Windows. É o terminal padrão do Git e possui integração nativa com a ferramenta, além disso, permite ao usuário a customização de cores, auto-complete e cópia de texto. Possui auto-complete de todos os comandos utilizados para o controle de versão com o git.

tela do terminal git bash

O download da ferramenta pode ser feita a partir da página do Git for Windows.

console2

É o aprimoramento do prompt de comando do Windows. De fácil utilização e que apresenta diversas funcionalidades, como: Seleção de texto semelhante a um editor de texto, diferentes tipos de plano de fundo, fonte configurável, diferentes estilos de janelas, etc.

Altamente personalizável, o console2 possui recursos como Ctrl + c e Ctrl + v (o famoso selecionar para copiar), atalhos para abertura de novas guias e alternar abas, fazendo com que a experiência em seu uso seja simples e desejável.

tela do terminal console2

O download pode ser feito acessando a página do Source Forge.

PowerCmd

Com uma interface de fácil utilização, o PowerCmd simplifica o uso do prompt de comando. Suas funcionalidades são similares ao ConEmu. Permite salvar e restaurar as últimas sessões, realizar a personalização da barra de ferramentas para aplicativos de inicialização rápida, possibilita a utilização de múltiplas abas e a subdivisão da mesma janela com vários terminais, dentre outras funcionalidades.

tela do terminal powercmd

Para fazer o uso da ferramenta, é possível fazer seu download a partir da página do PowerCmd.

Concluindo:

As ferramentas listadas são ótimas opções para substituição do prompt de comando do Windows, para que recursos simples sejam adicionados ao seu dia a dia de forma rápida e prática. E você, utiliza ou possui alguma outra ferramenta para substituir o prompt de comando do Windows? Conta pra gente sua experiência e o por que de sua escolha, adoraríamos saber sobre. 🙂

Git - Fundamentos
Curso de Git - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO
Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Ana Paula de Andrade
    Ana Paula de Andrade

    Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados