Javascript

Aprenda a formatar as mensagens do console do navegador

Veja como é possível formatar as mensagens do console do navegador e até mesmo imprimir imagens nele.

há 6 anos 8 meses

Formação Desenvolvedor JavaScript
Conheça a formação em detalhes

Olá, Web Developers!

Muitos aqui sabem que os navegadores possuem console e que podemos executar o comando console.log() para imprimir mensagens e objetos, o que nos ajuda muito na hora de fazer debug.

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Porém, quando entramos em sites como, por exemplo, o Facebook e abrimos o console, podemos ver a seguinte mensagem:

Facebook Console

Muitas pessoas não sabem, mas as mensagens do console podem ser estilizadas em alguns navegadores. Para o exemplo a seguir, abra o console em seu computador e clique na aba Result:

Você terá o seguinte resultado:

Console JavaScript - Formatação de Cores

Para poder estilizar as mensagens do console, basta colocar %c junto ao texto que você está passando para o comando console.log() (ou qualquer outra função que imprima algo no console, como console.warn()). Em seguida, basta passar a estilização como um segundo parâmetro. Ela é feita via CSS mesmo:

console.log('%c Meu Texto','color: white; background-color: red;');

Mas, já que estamos falando de CSS, que tal também imprimir uma imagem?

No console, execute o seguinte comando:

console.log('%c', 'padding: 40px 45px;line-height:100px;background:url("http://i65.tinypic.com/dnixjm.png") no-repeat;background-size: cover;');

Você terá o seguinte resultado: Console com Imagem

Ok, mas o console é mais para debug. Por que eu usaria isso?

Um cenário é quando a sua equipe usa muito o console para monitorar algo durante o desenvolvimento e deixa várias mensagens sendo impressas. Poder formatá-las, colocar imagens, etc, pode ajudar a deixá-lo mais organizado, facilitando a leitura dos conteúdos impressos. Mas há de se ter cautela, pois muitas mensagens sendo impressas com o console aberto podem afetar a performance da sua página e isso vai te atrapalhar no processo de desenvolvimento.

Um ótimo caso é fazer algo parecido com o Facebook. Se há possibilidade dos seus usuários abrirem o console para tentar algo, você pode chamar a atenção deles avisando que eles mesmos podem estar correndo algum tipo de risco.

O terceiro motivo é quando a intenção é exatamente fazer com que o usuário abra o console para usá-lo. Quando você entra no site da biblioteca RxJS e abre o console, você é recebido com uma simples mensagem dizendo que você pode experimentar os códigos da biblioteca diretamente por ele. Nesse caso, você poderia receber o usuário com o logo do seu projeto e uma mensagem com uma formatação simples (se o navegador dele suportar).

RxJS Console

E aí, o que achou? Já usou essa funcionalidade? Compartilhe com a gente aí nos comentários!

Kotlin - Fundamentos
Curso Kotlin - Fundamentos
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Akira Hanashiro
Akira Hanashiro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos