Tecnologia

Aprenda a melhorar suas buscas no Google

Conheça os recursos que o Google disponibiliza para aperfeiçoar os resultados das buscas e torná-las mais específicas.

há 7 anos 5 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Praticamente qualquer pessoa que navega na internet já utilizou a busca do Google, porém, poucos conhecem os recursos que este buscador nos oferece para o aperfeiçoamento das pesquisas.

Se você já pesquisou alguma coisa no Google e não obteve o resultado esperado, fique calmo! Nós temos algumas dicas que poderão te ajudar. o/

SEO - Search Engine Optimization
Curso SEO - Search Engine Optimization
Conhecer o curso

Simplifique sua busca

Independentemente do que esteja pesquisando, tente simplificar ao máximo. Use palavras relevantes e evite frases extensas. Por exemplo, ao pesquisar pelo gabarito do Enem 2016, evite buscas como: Qual o gabarito da prova azul do ENEM 2016 do 1º dia de prova ou Ver o gabarito de Ciências Humanas e Ciências da Natureza da prova azul do enem 2016. Simplifique com apenas gabarito enem 2016.

Não se preocupe com letras maiúsculas (pesquisar por uma palavra com letras maiúsculas ou minúsculas tem o mesmo resultado) e pequenos detalhes de ortografia, pois o corretor ortográfico do Google fará as correções para você.

“Pergunte” e obtenha respostas rápidas

O Google é capaz de exibir uma reposta para sua pergunta em diversos tipos de pesquisa, como por exemplo:

  • Tempo: para ver o clima de uma determinada cidade, pesquise por clima Nome da Cidade ou simplesmente clima para visualizar o clima de onde você está.
  • Dicionário: saber o significado de uma palavra é muito simples, basta pesquisar por definição de e o nome da palavra na frente.
  • Cálculos: obtenha o resultado de simples equações matemática como 2+2 até logaritmos e expressões mais complexas como, por exemplo, exibir o gráfico de uma função (3x+5)³.
  • Conversões de unidades: para fazer conversão de unidade basta informar o valor seguido pela unidade, depois, a palavra em seguida pela unidade que deseja converter, como por exemplo: 1500 litros em metros cúbicos.

Utilize na busca símbolos e operadores de pesquisa

Para refinar ainda mais as suas buscas, o Google disponibiliza alguns símbolos e operadores de pesquisar que retornarão resultados mais satisfatórios.

No entanto, caso o Google não ache que a pontuação dará resultados melhores, poderão ser exibidos resultados sugeridos para aquela pesquisa sem a pontuação.

Símbolos

  • Para encontrar tags sociais basta utilizar o @ seguido pelo nome, como por exemplo: @treinaweb.

  • Encontre tópicos a partir de hashtags. Exemplo: #treinaweb.

  • Eliminar termos da pesquisa é bem simples, basta utilizar um tranço antes da palavra ou site, isso fará com que os resultados que contenham estes termos sejam desconsiderados. Exemplo: rosa –músicas ou teoria dos grafos -site:wikipedia.org

  • Para que o Google retorne um resultado exatamente como você está pesquisando, basta colocar a palavra ou frase entre aspas duplas. Como por exemplo: "hoje eu só quero que o dia termine bem", assim, será retornado resultados que contenham a frase específica.

  • Você também pode utilizar o * como substituto de uma palavra que não se lembre na hora da pesquisa, ele irá funcionar como marcador de um termo desconhecido ou caractere curinga. Exemplo: "sou quem * porque * todos nós".

  • Para pesquisar dentro de um intervalo de valores, basta utilizar os dois pontos juntos. Exemplo: apartamento 150m..300m.

Operadores de pesquisa

  • site: Para pesquisar os resultados a partir de sites ou domínios específicos. Exemplo: Android site:treinaweb.com.br.

  • related: Com este operador você encontrará sites semelhantes a algum que você já conhece. Exemplo: related:g1.globo.com.

  • info: Para saber as informações de um determinado site. Exemplo: info:treinaweb.com.br.

  • cache: Para visualizar a página armazenada em cache pelo Google. Exemplo: cache:uol.com.br.

  • filetype: Para buscar um tipo de arquivo específico. Basta informar o operados seguido pelo tipo de arquivo. Como por exemplo: redes neurais artificiais filetype:pdf.

O símbolo ou operador de pesquisa não pode ser separado do termo subsequente. Separá-los por espaço invalida a operação. Por exemplo: cache: treinaweb.com.br não retornará o cache da página salvo pelo Google, a forma correta é cache: treinaweb.com.br.

Você também pode trabalhar com mais de um símbolo ou operador de pesquisa para tornar sua busca mais específica. Desta forma, a busca a seguir retornará páginas que contenham em seus títulos exatamente as palavras paz mundial que pertençam a domínios .org e que sejam arquivos em .pdf:

intitle:"paz mundial" site:.org filetype:pdf

Com estas dicas você pode melhorar muito mais suas pesquisas no Google. Faça alguns testes e divirta-se um pouco.

Um abraço e até a próxima!

Autor(a) do artigo

Daniel Viana
Daniel Viana

Instrutor, Desenvolvedor Android, Mestrando em Bioinformática pela UFMG, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela UCAM, Graduado em Ciência da Computação pela FUNIP, Membro da SBC, ACM e AB3C.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos