As habilidades que as empresas esperam dos profissionais de TI

Ao iniciar na área de TI pensamos sempre no que devemos aprender, quais linguagens, tecnologias, entre outras coisas. Sabemos que o conhecimento técnico é muito importante, porém acabamos esquecendo que além dessa parte técnica, existem algumas competências que as empresas esperam do profissional e que são bem importantes também.

É claro que você não precisa ser 100% em todos os quesitos que falaremos abaixo, mas você pode ir trabalhando eles e ir se desenvolvendo. =)

Vale lembrar que isso é um exercício diário, não é de um dia para o outro, ok?

1) Relacionamento interpessoal

Foi-se o tempo que quem trabalhava com TI ficava em uma sala o dia todo apenas se relacionando com o computador. Hoje em dia é importante você saber se relacionar com os outros colaboradores da empresa.

O relacionamento interpessoal é importante para o bom convívio no trabalho, aliás você não tem a opção de escolher quem serão seus colegas de trabalho e chefe, não é mesmo?

Respeitar as diferenças, ter empatia, ouvir o outro, saber ter uma discussão saudável, são alguns exemplos que devemos seguir.

2) Trabalhar em equipe

Já indo na mesma questão do tópico acima, o trabalho em equipe é uma habilidade essencial para o mercado de trabalho.

No seu emprego você sempre irá trabalhar com um time de pessoas, por isso é extremamente importante se relacionar bem com eles (dito no tópico acima), saber motivar os colegas, gerir conflitos e principalmente dialogar.

Daí você pode até desenvolver uma outra habilidade que é a liderança.

3) Domínio de idiomas

Nessa área de tecnologia saber inglês é fundamental. A maioria das empresas hoje exigem algum conhecimento em inglês. Para algumas vagas eles exigem no mínimo o inglês avançado.

Isso se deve porque existem muitos materiais / livros que são escritos em inglês, as próprias linguagens de programação e até mesmo para se comunicar na empresa. Se a empresa que você trabalha tiver clientes de outros países, pode ser que uma hora você precise se comunicar com eles.

Se você também busca uma oportunidade de trabalho ou estudo no exterior, o inglês também será essencial.

Outros idiomas como espanhol e francês também são bem vindos. =)

4) Abertura para inovações

Basicamente sair da zona de conforto e pensar fora da caixa. A tecnologia evolui muito rapidamente e surgem coisas novas a todo momento. As empresas precisam ficar de olho nessas evoluções e nós também.

Se aventurar como por exemplo na utilização de Internet das Coisas ou até mesmo de outras ferramentas como o Big Data, podem reinventar vários processos, inovando-os e melhorando-os.

5) Visão de negócios

Além do conhecimento técnico, as empresas querem que o profissional tenha visão de negócio para que a tecnologia também seja aplicada de maneira estratégica.

Ele deve poder entender a demanda operacional e estratégica da empresa, ter vivência e conhecer os processos, para que possa traduzir isso em ações baseadas na TI, e que claro, gerem retorno.

6) Proatividade e autodidatismo

Ver uma pessoa proativa não é tão comum assim como pensamos, muito pelo contrário, encontramos muitas pessoas acomodadas. Ter o diferencial de tomar iniciativas, expor opiniões e sugestões, são vistos com bons olhos pelas empresas.

Também temos o fator do autodidatismo. Para ser um autodidata, você precisa apenas de curiosidade e força de vontade. Surgiu uma tecnologia nova? Estude sem ninguém precisar pedir e da maneira que puder, seja procurando materiais na internet ou assistindo a vídeo aulas.

Sempre temos alguns pontos que podemos melhorar, basta começar a aplicá-los no nosso dia a dia. E você, acrescentaria algo a mais? Conte pra nós. =D

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Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá.

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