Python

Atribuição condicional no Python

Veja neste artigo como utilizar a atribuição condicional em seus scripts Python.

há 5 anos 7 meses

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

Você já precisou utilizar uma estrutura de condição para atrubuir um determinado valor a uma variável em seus scripts Python? Saiba que há uma forma muito mais rápida e elegante, porém pouco utilizada, para realizar este processo e que veremos ao longo deste artigo.

O que é uma atribuição?

A atribuição é a maneira em que determinamos que um valor será armazenado em uma variável. Por exemplo, imagine que queremos definir que o valor da variável idade será 25, no Python esse código ficaria da seguinte forma:

idade = 25

Dessa forma, estamos definindo que a variável idade possui o valor 25 alocado em seu espaço na memória.

Atribuição condicional

Porém, muitas vezes precisamos atribuir um determinado valor a uma variável a depender de uma condição. Por exemplo, suponhamos que nós queremos definir que a variável texto irá armazenar o valor “maior de idade” caso a idade seja maior ou igual a 18 ou o valor “menor de idade” caso a idade seja menor que 18.

Normalmente, faríamos um if com a seguinte estrutura:

if idade >= 18:
	texto = "maior de idade"
else:
	texto = "menor de idade"

O código acima funciona corretamente. Ele irá verificar o conteúdo da variável idade e determinar o valor correto à variável texto. Porém, imagine transformar essas 4 linhas de código em apenas uma?

No Python isso é possível graças ao operador de atribuição condicional. Basicamente, ele irá fazer o mesmo papel de um if else, verificando uma condição e atribuindo o valor correto à variável. Sendo assim, o código acima poderia ser facilmente substituído pela seguinte linha:

texto = "maior de idade" if idade >=18 else "menor de idade"

Com isso, o Python irá verificar o valor da variável idade. Se ela for maior ou igual a 18, será atribuído o texto “maior de idade”, caso seja menor, será atribuído o valor “menor de idade”. Bem útil, concorda?

Python - Fundamentos
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o curso

Concluindo

Com isso, vimos que a atribuição condicional pode ser muito útil quando queremos determinar o valor de uma variável a depender de uma regra. Podemos sim utilizar uma estrutura de condição, porém conseguimos economizar muitas linhas de código ao usar a atribuição condicional, concorda?

Então é isso, um abraço e até a próxima!

Python - Orientação a objetos
Curso Python - Orientação a objetos
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Fagner Pinheiro
Fagner Pinheiro

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu desktop. Quando não está trabalhando, é IGL e Awper do time de CS:GO da Treinaweb. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos