23 de março de 2019

Aumentar o engajamento em seus vídeos com identidade visual e animação

Embora a história e o ritmo de edição sejam aspectos chave para manter a atenção do espectador, estes não são os únicos recursos disponíveis para a criação de vídeos realmente incríveis, que segurem o público do início ao fim. Além deles, é preciso atrair a atenção do telespectador antes mesmo que ele aperte o play.

Artes gráficas podem ser o diferencial

Artes gráficas podem ser o diferencial que faltava em seus projetos audiovisuais. Seja usando artes gráficas na capa dos vídeos e identidade visual, já que estes são o cartão de visitas do seu canal e o primeiro contato do público com o seu conteúdo, OU através de videografismo e VFX durante seus vídeos, é indiscutível como esses recursos, quando bem trabalhados, são um diferencial na hora de atrair e engajar novos espectadores.

Inicialmente, seu vídeo é só mais um em meio a tantos que aparecem numa pesquisa no YouTube. O telespectador consegue ver apenas uma única imagem parada em meio às diversas outras sugestões que o portal oferece, por isso é tão importante que ela tenha um diferencial. Para que uma capa se sobressaia em meio às demais é fundamental destacar o tema do conteúdo, trabalhando com elementos gráficos, controlando formas, balanço, paleta de cores, composição, tudo isso fará com que o usuário prefira clicar no seu vídeo do que nos outros oferecidos na pesquisa.

Depois que seu vídeo já foi acessado e criou curiosidade no telespectador, ele irá visitar a sua página, e precisa encontrar continuidade na identidade visual. É indispensável que a qualidade estética do banner e do avatar sigam o mesmo capricho, para que o visitante entenda a que o canal se propõe, se impressione com o conteúdo e tenha interesse em se inscrever. Enfatizar dados relevantes, como frequência e hora das postagens, para que ele retorne ao seu canal e acompanhe a programação, também são detalhes determinantes.

E se a pessoa já se tornou seu fã, ter uma unidade visual nas capas de seus vídeos fará com que, sempre que bater o olho, ela saiba de quem é e tenha interesse em clicar e assistir. Escolher um elemento em comum entre as capas, como sua imagem por exemplo, ou uma logo, fonte padronizada ou paleta de cores específica também é uma boa estratégia.

Videografismo

Para aumentar o apelo de um vídeo e torná-lo mais dinâmico, atraente, profissional, informativo ou divertido, você pode usar e abusar de videografismo. Caso ainda não conheça este termo, trata-se de elementos artísticos digitais muito utilizados em projetos audiovisuais, como por exemplo a identidade visual – vinhetas, aberturas, créditos, tipografia animada, encerramentos, e muito mais.

É possível ir mais além e utilizar não só animações de texto para ressaltar informações, como também produzir animações de personagens para contar uma história, ou ainda criar efeitos visuais (VFX) para demonstrar algo que não poderia ser feito na vida real.

Os elementos gráficos em um projeto audiovisual são um excelente suporte para construção da narrativa, facilitando a didática e criando apelo visual para impressionar o telespectador. E, acima de tudo, o videografismo é uma profissão muito requisitada e muito bem remunerada, importantíssima em diversos setores audiovisuais, como TV, publicidade e cinema.

Alguns canais que se destacam no videografismo

Videografismo do Nostalgia

O canal do Castanhari, Nostalgia, além de ser repleto de animações e possuir identidade gráfica impecável, usa a animação como suporte didático em seus conteúdos educativos.

Efeitos especiais do Manual do Mundo:

O canal Manual do Mundo tem uma unidade gráfica muito boa, basta bater o olho na capa de um vídeo para saber que é do canal, e essa mesma unidade é respeitada em seus videografismos.

Neste vídeo, o Iberê do canal Manual do Mundo ensina como trabalhar com efeitos especiais, desde a gravação até a composição, utilizando After Effects.

Chroma Key Horn Produções:

Gustavo Horn é um produtor de conteúdo que tenho muita admiração. Ele sabe, e muito bem, trabalhar os diversos elementos de um projeto audiovisual, desde o roteiro, interpretação, gravação, edição, até a pós produção. Neste vídeo da Horn Produções ele mostra seu passo a passo para fazer composições com fundo verde:

VFX no canal Zach King:

O canal do Zach King é repleto de vídeos incríveis sobre coisas impossíveis e, para chegar até elas, muitos truques práticos são feitos durante as gravações, e muitos efeitos especiais criados em softwares como o After Effects. Veja aqui um compilado de vídeos do canal:

As ferramentas e o mercado

Para criação de artes gráficas digitais é necessário o conhecimento das ferramentas, sejam elas técnicas e teorias de design e motion, como também o domínio dos softwares utilizados na produção.

Softwares como o Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator são os líderes de mercado, bastante eficazes na produção das artes gráficas, e podem ser usados desde a produção de artes para seu canal no YouTube como também no dia a dia de trabalho. São ferramentas que possuem diversos recursos para produção artística profissional, muito utilizadas por designers, ilustradores, videografistas.

Para a animação da identidade visual, desenho animado, produção de efeitos especiais (VFX), criação de videografismo em geral, o Adobe After Effects é a ferramenta mais utilizada, importantíssima para quem quer ingressar na área de pós produção audiovisual e dispor de um currículo diferenciado.

É importante entender que os softwares são ferramentas que permitem a você transformar suas ideias em vídeos de qualidade, porém o que vai fazer com que uma animação seja inesquecível e crie real interesse no público é sua criatividade!

Coordenador de audiovisual. Trabalho com edição e pós produção. Adobe Certified Instructor em After Effects, Premiere, Illustrator, Lightroom, Photoshop, Video Specialist.