Python

Como começar com Python?

Quer iniciar seus estudos em Python e não sabe por onde começar? Veja o que preparamos pra você.

há 6 anos 3 meses

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

Para você que é ingressante na área de TI e está interessado em aprender uma linguagem, ou você que já é um desenvolvedor profissional e quer aprender uma linguagem nova e alinhada com as práticas modernas de desenvolvimento de software, o Python é uma boa pedida!

O Python é uma linguagem de fácil aprendizado e muito poderosa, além de ser uma linguagem em expansão. Conheça mais sobre essa linguagem e sobre como iniciar seus estudos.

O que é o Python?

O Python é uma linguagem que foi criada para ter uma sintaxe simples, clara e objetiva. Com baixa curva de aprendizado, é excelente para iniciantes em programação. Porém, não é por ser simples que ela deixa de ser uma linguagem incrível!

O Python é uma linguagem em expansão, principalmente na área de Machine Learning (com R), além de poder ser utilizada com vários propósitos. É possível desenvolver desde scripts até aplicações web e mobile.

Um fato interessante a se ressaltar é que, com o Python, você não terá problemas em relação ao ambiente, pois trata-se de uma linguagem multiplataforma. Você pode utilizá-la tanto em ambientes Windows quanto em ambientes Unix.

Além disso, o Python é uma ótima linguagem de programação tanto para iniciantes quanto para programadores mais experientes, pois é uma linguagem fácil de se aprender e vastamente utilizada no mercado de trabalho.

Quem usa Python? E o que pode ser feito?

O Python pode ser usado para tudo. Com o Python, você não fica limitado apenas ao desenvolvimento web. Essa linguagem também está presente em outras áreas, sendo possível desenvolver desde scripts até aplicações mobile.

Não é à toa que o Python vem sendo utilizado pelo Dropbox, Instagram, Globo.com, Facebook, Pinterest, Netflix, Magazine Luiza, Catho, Governo Federal e muitas outras empresas e organizações.

Um case de sucesso que você com certeza conhece é o Youtube. O YouTube foi desenvolvido em Python e também é uma das quatro linguagens predominantes nos servidores do Google, junto com GO, C++ e Java.

Sintaxe do Python

O Python foi concebido para ser uma linguagem altamente legível, por isso sua sintaxe é bem simples.

Você pode exibir um "Hello World" apenas com a linha baixo.

print "Hello World"`

Quer fazer um for para varrer os itens de um array? É bem fácil também:

vetor = [1, 2, 3, 4]
for n in vetor:
  print n

Precisa criar uma função? É bem simples!

def minha_funcao(nome):
   return "Olá, " + nome

minha_funcao("TreinaWeb")

Se precisar escrever um arquivo-texto, também é bem tranquilo.

file = open("testfile.txt","w") 
file.write("Hello World")
file.write("This is our new text file")
file.write("and this is another line.")
file.write("Why? Because we can.")
file.close()

Da mesma maneira que ler um arquivo-texto é igualmente simples:

file = open("testfile.txt", "r")
for line in file:
   print line

Com estes trechos de código, você pode avaliar um dos maiores trunfos do Python: a simplicidade e clareza do código, sem deixar de ser poderoso.

Mercado de trabalho

Com uma demanda crescente, o Python se coloca no Top 5 das linguagens mais utilizadas. Tem um mercado de trabalho bem abrangente, já que com ele você consegue atingir praticamente tudo de programação (pois suporta o desenvolvimento em várias plataformas).

Atualmente, há uma carência por profissionais qualificados em Python no mercado. O que é mais um forte motivo para você iniciar seus estudos com Python.

Como aprender Python?

Você pode aprender Python de diversas maneiras. Aqui no TreinaWeb, o curso Python Básico foi recentemente reformulado, ou seja, perfeito para você iniciar nessa linguagem.

O curso conta agora com várias horas de vídeo-aulas e novo material. Além disso, estamos utilizando uma nova IDE (o PyCharm) e estamos abordando a versão mais atual da linguagem (Python 3.6.1).

No curso, abordamos tudo o que você precisa saber para iniciar nesta linguagem. São abordados todos os conceitos básicos para que você possa compreender a sintaxe, entender o sistema de tipagem, utilizar as estruturas básicas, implementar os principais conceitos de orientação a objetos no Python, dentre muitas outras coisas.

Flask - Desenvolvimento de APIs REST
Curso Flask - Desenvolvimento de APIs REST
Conhecer o curso

Conheça nossa metodologia

Nosso ambiente de aprendizagem é 100% online! Nossa metodologia de ensino é baseada em vídeo aulas, apostilas, exercícios aula-a-aula e exemplos completos. Você estuda no seu tempo e ao final pode baixar o seu certificado digital ou solicitar o impresso.

Na parte escrita, fornecemos um material totalmente atualizado e completo para que você possa usufruir do conteúdo, utilizando-se de textos e imagens. Já as vídeo-aulas são bem explicativas e práticas, abordando todo o conteúdo passo-a-passo, para que você entenda tudo da melhor maneira possível.

Além disso, você encontrará exercícios para poder fixar, praticar e aplicar todo o conteúdo aprendido. São exercícios que são propostos em cada aula do curso. Eles podem variar entre alguns formatos, como por exemplo questões de escolha única, questões de múltipla escolha e complemento de trechos de código.

Se ainda assim você tiver alguma dúvida, você poderá pedir ajuda aos nossos professores através de tickets de atendimento. Funciona como um canal direto entre você e o professor, onde você poderá realizar perguntas que serão respondidas muito brevemente!

Além disso, ainda pelo sistema suporte, você também poderá consultar todas as perguntas que já foram respondidas a outros alunos! =)

Quais conhecimentos preciso ter para iniciar este curso?

O curso é recomendado para você iniciar seus estudos na linguagem Python, no entanto, é interessante saber as bases necessárias para aprender qualquer linguagem de programação: “Lógica de Programação” e “Lógica de Programação Orientada a Objetos”.

Também ministramos esses cursos:

Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
Curso Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
Conhecer o curso

C# (C Sharp) Básico
Curso C# (C Sharp) Básico
Conhecer o curso

Gostou do que viu?

Se entusiasmou com a linguagem? Gostaria de conhecê-la com mais detalhes? Sim, você pode dar uma espiadinha. Acesse o nosso curso de Python Básico e veja algumas aulas de exemplo.

Azure App Service - Fundamentos
Curso Azure App Service - Fundamentos
Conhecer o curso

Bons estudos!

Autor(a) do artigo

Redação Treinaweb
Redação Treinaweb

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos