Carreira Como conseguir o primeiro emprego na área de TI?

Você está estudando, mas ainda não conseguiu encontrar o primeiro emprego na sua área? Confira neste artigo algumas dicas de como acelerar esse procedimento para entrar no mercado de trabalho.

Marylene Guedes 14 de maio de 2019

Você está estudando para ter uma carreira na área de TI, mas dar o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho pode ser um pouco difícil, ainda mais que não temos nenhuma experiência. Neste caso, precisamos concentrar nossos esforços em outros quesitos que nos farão chegar mais rapidamente ao nosso objetivo: uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho.

Java - Arquivos e I/O API
Curso de Java - Arquivos e I/O API
CONHEÇA O CURSO

Recomendações

Jovem com um curriculo

As recomendações são importantes não somente no início da carreira, mas em toda ela. Se você tiver algum conhecido na área, pode pedir para que ele te ajude a encontrar uma oportunidade, pois ele pode saber de alguma empresa que esteja contratando estagiários. Outra coisa que ajuda muito, é quando você tem a recomendação de algum professor. Os professores de cursos técnicos e de graduação geralmente tem muitos contatos, os quais sempre pedem indicações para determinadas vagas e é aí que você pode entrar. Mas é claro, um professor só indicará aquele bom aluno e que se diferencia dos outros, portanto é importante sempre dar o seu melhor nos seus estudos em seu curso técnico ou na sua graduação.

Idiomas

Pessoas falando vários idiomas

Para um primeiro emprego você já ter um segundo idioma, como o inglês, mostra que você já pensa lá no futuro. Muitas pessoas acabam esquecendo da importância do idioma, pensando que isso pode não contar muito por ser o primeiro emprego, mas muito pelo contrário. O quanto antes você aprender um segundo idioma, melhor.

Portfólio

Desenho com foguete

Python - Banco de dados com DB API
Curso de Python - Banco de dados com DB API
CONHEÇA O CURSO

Como será o primeiro emprego na área provavelmente não teremos nenhuma experiência profissional, porém ainda sim precisamos mostrar o que sabemos fazer para nos destacar. Me lembro que no meu primeiro estágio, o recrutador pediu que enviasse alguns projetos que já havia desenvolvido, no caso enviei o projeto de conclusão do curso técnico e um projeto de estudo da faculdade. Sendo assim, é importante se dedicar aos projetos que você faz em sua faculdade, desenvolver projetos pessoais (como por exemplo, um aplicativo que você imaginou), algum trabalho freelancer que você já fez para alguém… Tudo isso você pode juntar para ter um portfólio e, quando você tem algo a mostrar, já adianta muito o seu lado, além de você começar a adquirir experiência em pequenos projetos.

Se destaque dos demais

Desenho de vários curriculos

Isso ajuda a complementar no que vimos no primeiro tópico. Quando você se destaca, você é mais visto e consequentemente surgem mais oportunidades. Seja ativo nas aulas, converse com professores, peça dicas, interaja com seus colegas de classe e até mesmo de outras turmas, tenha espírito de liderança em trabalhos de grupo… Como disse no tópico anterior, além de seu professor ver que você é um aluno dedicado e lembrar de você quando precisar indicar alguém, até mesmo um colega que já trabalha pode te ajudar te indicando na empresa em que ele trabalha.

Prepare-se para as entrevistas

Ilustração de uma entrevista de emprego

Na hora da entrevista, além de seu currículo, são observados diversos pontos como comunicação, pontualidade, formalidade… Além disso, você deve passar credibilidade em tudo que fala, mas nunca deve mentir. Demonstre boa vontade e interesse pela vaga. Os recrutadores gostam de candidatos que estejam motivados e que estão dispostos a aprender, mesmo que não saibam naquele momento.

Procure por estágios

Desenho de mulher com uma placa "looking for a job"

Estágios não exigem experiência por isso é mais fácil de você conseguir. Mas lembre-se que todo mundo da sua faculdade também está procurando por um e a concorrência só tende a aumentar. Além de colocar em prática todos os pontos citados anteriormente, sempre que houver alguma oportunidade condizente a sua área envie seu currículo, mas não fique preso somente ao quadro de vagas da faculdade. Pesquise nas redes sociais sobre empresas de tecnologia na cidade que você mora e até em cidades vizinhas, pois isso também aumenta suas chances de encontrar uma oportunidade de trabalho, pois geralmente as empresas costumam divulgar suas vagas por meio desses canais de divulgação.

Até a próxima, não deixe de conferir nossos artigos sobre carreira e boa sorte! 🙂

Desenvolvedor Laravel Full-Stack
Formação: Desenvolvedor Laravel Full-Stack
Nesta formação você aprenderá desenvolver aplicações PHP usando o framework Laravel com maestria. Ao final desta formação, você terá condições de trabalhar em grandes aplicações web ou APIs integradas com diversos serviços, tudo isso utilizando as melhores práticas do mercado.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Marylene Guedes
    Marylene Guedes

    Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados