Controle de versão Git

Como criar repositório no GitLab

Veja neste artigo como criar repositório no GitLab.

há 3 anos 10 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O que é o GitLab?

Distribuído sobre a licença MIT e lançado em meados de 2011 o GitLab é um gerenciador de repositório de software baseado em git. Neste artigo veremos algumas características e como criar repositório no GitLab.

Open Source, possui uma interface simples e intuitiva e permite que qualquer usuário da plataforma possa criar repositórios privados e públicos de forma gratuita.

Além disso, permite que os desenvolvedores armazenem seus projetos em seus próprios servidores.

O GitLab também permite que você desenvolva seus códigos online, utilizando um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) acoplado na ferramenta, fornecendo ao usuário colorização de sintaxe básica para uma variedade de linguagens de programação.

Possui IntelliSense e suporte de validação e formatação para as principais linguagens de script e marcação do mercado, como: TypeScript, JavaScript, CSS, LESS, SCSS, JSON e HTML.

Conforme informado em seu site, é utilizado por mais de 100.000 organizações por todo mundo, dentre elas Bayer, Siemens, Nasa, Electronic Arts, Wish, Citrix, entre outras.

Git - Fundamentos
Curso Git - Fundamentos
Conhecer o curso

O que é um repositório?

Basicamente, um repositório é um local de armazenamento do nosso código-fonte. É nele que nossos códigos serão armazenados e versionados.

Nos tópicos abaixo veremos como criar uma conta no GitLab e como criar repositórios.

Criando repositórios no GitLab

Criando uma conta no Gitlab

O primeiro passo para criarmos um conta é acessar o site do GitLab.

Logo em sua página inicial, teremos a opção localizada no topo à direita “Get free trial”.

Criando conta no GitLab

Após clicarmos sobre a opção “Get free trial”, selecione a opção para criar uma conta no serviço de cloud do GitLab, no botão “Start your GitLab free trial”.

Esta opção permitirá a criação de uma conta com todos os recursos do GitLab gratuitos por 30 dias. Após esse período, caso não queira renovar, sua conta possuirá apenas os recursos gratuitos do GitLab.

Criando conta no GitLab

O próximo passo após clicar sobre o botão “Start your GitLab free trial” é inserir os seus dados para cadastro (nome, username, e-mail, senha, aceitar os termos de uso do GitLab e realizar a verificação de sua autenticidade) conforme imagem abaixo:

Criando conta no GitLab

Ao clicar sobre o botão “Continue”, o próximo passo é inserir sua profissão e escolher qual a finalidade do uso no GitLab (próprio ou para sua equipe) e clicar sobre o botão “Get started!”

 Criando conta do GitLab

Pronto! Sua conta no GitLab será criada com sucesso! ;)

Criar repositório no GitLab

Após realizar o login, você será redirecionado para sua página inicial, onde iremos criar repositório no GitLab.

Para criar um repositório, basta clicar sobre o ícone “+” e clicar sobre “New Project”.

Criando repositório no GitLab

Na próxima página, você irá inserir os dados do seu projeto, como nome, uma descrição (opcional), definir a visibilidade do projeto (público ou privado) e clicar sobre o botão “Create project” conforme imagem abaixo.

Criando repositório no GitLab

Prontinho! Desta forma o nosso projeto já encontra-se criado e pronto para uso!

Criando repositório no GitLab

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos