Como criar um briefing matador

A alma de qualquer projeto bem executado é o conhecimento e as informações que você tem durante o seu processo. Neste artigo, veremos como criar um briefing matador, solicitando as informações necessárias para uma execução com louvor dos seus projetos.

Afinal, o que é um briefing?

Briefing é uma palavra de origem inglesa que significa “instruções”. Como o próprio significado sugere, o briefing é uma ferramenta/documento que carrega instruções necessárias para a realização de uma tarefa, atividade ou projeto, e que te guiará durante todo o trajeto. Ele é muito comum principalmente nas áreas de publicidade, design, marketing e qualquer outra que necessite de resumos de informações para execução de tarefas de maneira assertiva. É importante que ele seja sucinto e principalmente objetivo, já que tem por finalidade embasar toda e qualquer decisão acerca da tarefa a ser realizada.

Agora que já vimos o que é um briefing, vamos conhecer algumas informações necessárias para elaborá-lo. Vale lembrar que cada projeto é único e pode necessitar de informações particulares de acordo com o seu objetivo. Não se apegue ao roteiro, adapte-o conforme a sua necessidade.

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Objetivo

É importante deixar claro qual o objetivo da tarefa a ser realizada para que não haja disrupção durante o processo. Defina junto ao cliente o que ele espera receber ao contratar a criação de um blog, um site ou uma campanha de marketing por exemplo. Essa etapa é fundamental.

Conheça a empresa

É imprescindível que você conheça a empresa do seu cliente. Saber para quem você está trabalhando te ajuda a entender o que você deverá entregar.

Algumas informações relevantes que são comuns na maioria dos projetos:

  • História da empresa
  • Posicionamento da marca
  • Visão e missão da empresa
Público-alvo

Você trabalhará para a empresa, mas falará com o seu público, por isso, é de extrema importância que você o conheça e o entenda a partir dos seguintes dados:

  • Faixa etária
  • Gênero
  • Classe social
  • Hábitos de consumo
Produtos/Serviços

Essa é a etapa onde você entenderá tudo o que o seu cliente oferece:

  • Quais produtos/serviços a empresa vende?
  • Quais os nomes dos produtos/serviços?
  • Quais os diferenciais diante a concorrência?
  • O que o produto/serviço entrega ao cliente?
  • Qual o carro-chefe?
Concorrência

Os concorrentes do seu cliente deverão servir como parâmetro para suas tomadas de decisões. Entender o que eles estão fazendo pode te ajudar a desenvolver algo melhor ou pelo menos do mesmo patamar. Peça para que ele forneça uma lista com os principais e analise-os. Essa análise é importante para que você entenda o mercado onde seu cliente está inserido e em que aspecto ele pode se destacar.

Referências

As referências do seu cliente nem sempre estão ligadas ao que os concorrentes fazem. Dê a ele, a liberdade para que te mostre do que ele gosta (ou não gosta), do que ele sabe que deu (ou não deu) certo. Isso certamente proporcionará que seu trabalho vá de encontro com as expectativas dele.

Verba

Entenda a verba do cliente para que você possa oferecer soluções dentro do orçamento estipulado para tal tarefa.

Prazo

O prazo é um fator determinante para entender a viabilidade das ações e também para estipular o orçamento para o seu cliente. O descumprimento ou o desacordo sobre essa questão, poderá gerar stress entre os envolvidos.

Esses são alguns pontos-chave para a elaboração de um briefing matador, mas não se limite a eles. Busque todo e qualquer tipo de informação que você julgue necessário com o seu cliente. Ele é o seu maior aliado. Faça reuniões, solicite dados, converse com colaboradores. Não poupe esforços!

Vale lembrar mais uma vez que a estrutura de um briefing pode mudar completamente de acordo com a proposta da tarefa. Um briefing para a criação de um logo, pode ser bem diferente de um briefing para uma campanha de vendas por exemplo.

Comentários, sugestões ou elogios? Deixe no campo de comentários abaixo! Até a próxima! 😉

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Designer gráfico há 6 anos, especializado em branding. Formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie de São Paulo.