Testes e Projetos Como é o dia a dia de um profissional de teste?

O conhecimento técnico e a visão de negócio deste profissional também lhe permite colaborar no desenvolvimento do software. Saiba mais neste artigo!

João Paulo Soares 4 de dezembro de 2020

Os profissionais de teste, também conhecidos como Testers, em inglês, são responsáveis por planejar e realizar validações no software para verificar se tudo está funcionando corretamente. Em suma, eles identificam todas as possíveis falhas do produto, sobretudo as mais graves, antes da liberação do sistema para a fase de produção.

Os testers podem atuar validando todos os tipos de sistemas, aplicativos, sites, games, dispositivos e outros produtos que armazenam e processam informações. Eles identificam possíveis problemas, fazem a análise e comunicam as partes interessadas, bem como avaliam o desempenho geral do software e sugerem melhorias.

Vale ressaltar que o conhecimento técnico e a visão de negócio deste profissional também lhe permite colaborar no desenvolvimento do software. Assim sendo, o profissional de teste pode estar envolvido na criação de um novo programa, já que muitas vezes é preciso validar novos produtos, ou simplesmente realizar uma verificação de rotina em um produto já existente.

Responsabilidades de um tester

Os Testers identificam todos os possíveis riscos, tais como: erro que pode ocorrer no sistema quando alguém está utilizando, problema na execução de determinada funcionalidade, layout das telas, usabilidade complexa, instalação do sistema em diferentes tipos de dispositivos, entre outros. Assim sendo, os profissionais de teste validam todos estes pontos com o objetivo de obter um software que ofereça o máximo de confiabilidade.

As principais funções de um testador são:

  • Reunir-se com os usuários do sistema para entender o escopo do projeto;
  • Atuar com desenvolvedores de software e equipes de suporte;
  • Compreender as necessidades do negócio;
  • Detectar possíveis falhas;
  • Monitorar os sistemas e aplicativos;
  • Executar testes de estresse, testes de desempenho, testes funcionais e estruturais, entre outros;
  • Escrever, documentar e executar casos de teste;
  • Executar testes manuais e automatizados;
  • Fazer o planejamento de recursos para testes;
  • Assegurar a garantia da qualidade;
  • Ofecerer informações objetivas para a equipe de desenvolvimento de software;
  • Apresentar os resultados obtidos à equipe de desenvolvimento e ao cliente;
  • Atuar em vários projetos ao mesmo tempo;
  • Acompanhar todo o ciclo de vida do processo de teste.

Os testadores também podem, por exemplo, inserir informações incorretas para analisar se o sistema está retornando a mensagem de erro esperada. Após a conclusão dos testes, eles listam os problemas identificados e elaboram um relatório detalhado, que posteriormente é entregue para os desenvolvedores e gerentes de projeto.

Teste de Software Intermediário
Curso de Teste de Software Intermediário
CONHEÇA O CURSO

Estes profissionais geralmente não têm tempo hábil para validar todas as combinações possíveis de ações que podem ser aplicadas no sistema ou aplicação, portanto, eles precisam verificar previamente com o cliente qual será o tempo disponível.

Por que o teste é importante?

O teste de software é uma das principais atividades no projeto de desenvolvimento de um sistema, já que oferece os processos, métodos de trabalho e ferramentas necessárias para garantir a qualidade do produto. No entanto, em algumas empresas, ainda há dificuldade para ver esta etapa do ciclo de vida do projeto como um investimento e não como custo.

A etapa de teste é imprescindível para detectar bugs no software e para verificar se o sistema atende aos requisitos do negócio. Assim sendo, o teste ajuda a equipe de desenvolvimento a corrigir os problemas e a entregar um produto de alta qualidade.

Para detectar eventuais erros e garantir que o software esteja em conformidade com todas as premissas estabelecidas, os testes devem existir em todas as fases de um projeto: desde o levantamento e análise dos requisitos, passando por reuniões de acompanhamento, até a entrega do produto final.

É importante destacar que os usuários podem preferir comprar o produto de um concorrente em vez de um produto de baixa qualidade, o que pode resultar em perda de receita para a empresa. No mundo de hoje, a qualidade do produto deve ser uma das principais prioridades de qualquer organização.

Considerações finais

Os Testers são os profissionais encarregados de garantir a qualidade do software, assegurando que tudo funcione corretamente de acordo com os requisitos, e fazendo com que os erros não cheguem ao usuário. Precisamos ter consciência da importância dos testes e da inclusão da equipe de qualidade em todas as fases de desenvolvimento do produto, sem que isso seja considerado um prejuízo econômico no planejamento de um projeto. Sem dúvida, é muito melhor detectar erros no momento certo, gerando tempo material para corrigi-los, do que detectá-los antes da entrega do produto ou de uma etapa importante da produção.

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor João Paulo Soares
    João Paulo Soares

    Possui MBA em Arquitetura e Engenharia de Software e bacharelado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Realizou intercâmbio acadêmico em Jornalismo pela Facultad de Letras y Comunicación da Universidad de Colima, no México. Atuou como redator de entretenimento e tecnologia na rádio Metropolitana FM e atualmente trabalha como Analista de Qualidade de Software.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados