Acessibilidade e User Experience (UX) Como é o dia a dia de um profissional de Usabilidade?

O profissional de usabilidade possui habilidades que mesclam aspectos técnicos e estratégicos. Ele é o responsável por analisar, medir e melhorar o nível de satisfação do usuário ao utilizar um site ou aplicativo.

João Paulo Soares 16 de novembro de 2020

Usabilidade é um conceito importantíssimo no processo de digitalização de qualquer empresa ou negócio. Pensar em uma ótima experiência para o usuário – termo conhecido como User Experience (UX) em inglês – é a principal tarefa dos profissionais de usabilidade dentro de uma organização. Basicamente, ele é o responsável por analisar, medir e melhorar o nível de satisfação do usuário ao utilizar um site ou aplicativo. Quanto mais a solução atender as necessidades, mais satisfeito o usuário final ficará.

Em linhas gerais, um usuário prioriza sites e aplicações que lhe oferece uma experiência agradável, seja pela eficácia, rapidez ou interface. Considerando que estes fatores podem determinar o sucesso ou o fracasso de um sistema, é importante contar com profissionais que se encarreguem de analisar a experiência de navegação, que prevejam o comportamento do usuário, bem como ofereçam um sistema que o satisfaça e atenda aos seus objetivos. Em suma, é isso o que um profissional de usabilidade faz.

Atividades profissionais

O profissional de usabilidade, também conhecido como UX Designer, tende a ser mais procurado no setor da tecnologia, embora existam especialistas que realizam esta atividade elaborando produtos físicos. Na área de tecnologia, sua principal função é atuar como um elo entre desenvolvedor e o usuário final.

Este profissional é responsável por se colocar no lugar dos usuários e avaliar a necessidade de incluir, ajustar ou remover determinada funcionalidade. Caso o recurso seja incluído, ele também deverá visualizar como será o seu comportamento. Outras atividades comumente realizadas pelo UX Designer são:

  • Analisar e levantar requisitos;
  • Avaliar produtos com um olhar especializado;
  • Realizar estudos de campo com usuários atuais ou com potenciais usuários;
  • Convidar os stakeholders para realizar sessões de brainstorming e entrevistas;
  • Garantir que as melhores práticas de usabidade seram cumpridas;
  • Prever potenciais problemas ou dúvidas dos usuários;
  • Colaborar com profissionais de design, negócios, marketing e tecnologia;
  • Elaborar conjunto de protótipos para serem avaliados;
  • Ser a ponte entre o que a empresa quer e o que o usuário precisa;
  • Difinir escopos e prioridades do projeto;
  • Realizar testes de usabilidade constantemente;
  • Verificar qual funcionalidade deve ser otimizada;
  • Realizar pesquisas de satisfação e comentários ao suporte técnico;
  • Acompanhar o processo de implantação.

Atualmente as organizações estão cientes da importância de colocar o cliente no centro de sua estratégia e, por isso, precisam ter profissionais de usabilidade capazes de alinhar os objetivos de negócio com as necessidades de seus clientes.

UX/UI - Introdução
Curso de UX/UI - Introdução
CONHEÇA O CURSO

Características do profissional

Pessoas que desejam se tornar um UX Desing precisam ter uma mente calma e aberta para entender o usuário, bem como ter empatia e entender que sempre está projetando algo para os outros. Além disso, este profissional deve ser um especialista em analisar e sintetizar estruturas de informação.

O profissional de usabilidade também costuma ser uma pessoa interessada em descobrir problemas e curiosa para encontrar uma maneira de como resolvê-los. Ter um perfil analítico e boas habilidades de comunicação também são características essenciais.

Outras características desta profissão são:

  • Atenção aos detalhes, para antecipar possíveis erros e analisar qual será a solução para eles;
  • Alta capacidade de comunicação, já que a maioria dos textos que acompanham os produtos tecnológicos geralmente são escritos em uma linguagem muito técnica e confusa;
  • Esta capacidade de comunicação também será um recurso importante na hora de descrever tanto os problemas identificados, quanto as soluções encontradas;
  • Ter noções de design, para fazer com que as ideias propostas sejam corretamente interpretadas pelo resto da equipe de trabalho;
  • Inquietação e muita curiosidade em saber como funcionam as coisas.

Considerações Finais

O UX Desing é um profissional que verifica se determinado produto deixará uma boa sensação nas pessoas, em relação à ergonomia, facilidade de uso, eficiência, entre outros aspectos. Portanto, esta é uma profissão multidisciplinar, de grande relevância para as organizações e de alto nível estratégico. Basicamente, ele atua utilizando habilidades de três áreas: Psicologia (para entender as pessoas), Design (para definir a interface, os elementos do produto e o seu impacto nas pessoas) e Tecnologia (para estruturar a parte técnica).

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor João Paulo Soares
    João Paulo Soares

    Possui MBA em Arquitetura e Engenharia de Software e bacharelado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Realizou intercâmbio acadêmico em Jornalismo pela Facultad de Letras y Comunicación da Universidad de Colima, no México. Atuou como redator de entretenimento e tecnologia na rádio Metropolitana FM e atualmente trabalha como Analista de Qualidade de Software.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados