Estudos Como estudar em casa e melhorar o seu desenvolvimento online

Veja dicas de como se preparar para fazer um curso à distância.

Redação Treinaweb 1 de dezembro de 2016

Com a popularização do estudo à distância (EAD), muita gente passou a investir mais em cursos online para enriquecer o currículo e expandir as áreas de atuação e de conhecimento.

Antes de ingressar num curso à distância, é importante saber que, quem opta por essa modalidade, precisa desenvolver autonomia e ter iniciativa. Isso porque o EAD é centrado no aluno, e não no professor, como na sala de aula do ensino tradicional. Sendo assim, para obter resultados satisfatórios e o máximo de aproveitamento, o aluno precisa ter responsabilidade para estudar e cumprir todas as tarefas com dedicação.

Confira algumas dicas que separamos para melhorar o seu desenvolvimento online.

JavaScript Avançado
Curso de JavaScript Avançado
CONHEÇA O CURSO

1. Crie uma rotina

Além de contar com um ambiente de estudos apropriado, com acesso à internet, boa iluminação, e livre de ruídos externos ou de outras fontes de distração, criar uma rotina é primordial para ter um bom rendimento e aprender mais.

Determine dias e horários fixos para se dedicar às aulas. Considere o curso como um compromisso, da mesma forma que você teria se tivesse de ir a um curso presencial. Reserve pelo menos 4 horas semanais para revisar o conteúdo e realizar os exercícios do módulo.

Não desista do curso. Caso não consiga cumprir o que foi prometido, aja como se você tivesse apenas “faltado” em uma das aulas e corra atrás do conteúdo que você “perdeu”. Os materiais continuarão disponíveis e você pode compensar na próxima semana. A maior causa da desistência dos alunos de cursos à distância é a falta de autodisciplina e da criação de um hábito de estudo eficaz.

2. Tire todas as suas dúvidas

Umas das dicas mais importantes e, pode até parecer óbvia para a maioria das pessoas, mas muita gente deixa de absorver todo o conteúdo do curso por não tirar as dúvidas na hora certa.

Ao passar para o próximo módulo, supõe-se que o conteúdo do anterior foi completamente “absorvido”. Por isso, é fundamental procurar ajuda caso não entenda alguma questão de forma clara e tirar as dúvidas assim que elas surgirem.

Informe-se sobre os horários e a disponibilidade do atendimento dos professores ou tutores.

3. Tenha disciplina

Quem opta por um curso online precisa estar preparado para ser um aluno independente e bastante disciplinado. Não deixe o conteúdo acumular e evite realizar os exercícios na última hora ou com pressa. Além da disciplina, é preciso ter persistência. Não desista quando surgirem dificuldades.

4. Mantenha o foco

Tente não realizar diversos cursos simultaneamente, principalmente quando o conteúdo deles for semelhante. Dedique-se a um curso por vez para absorver completamente o conteúdo apresentado. Estabeleça uma ordem para aprender de forma cronológica e divida as disciplinas de um jeito que você se sinta motivado a estudar e a aprender cada vez mais.

5. Troque informações

É fundamental que você participe de fóruns online para buscar informações complementares e interagir com pessoas que estão estudando o mesmo que você. Além de compartilhar experiências e aprofundar seu conhecimento, você estará investindo em networking.

6. Pratique muito!

Como em qualquer curso, a melhor forma de memorizar o conteúdo e aprender cada vez mais é colocando em prática os conceitos estudados.

JavaScript Avançado
Curso de JavaScript Avançado
CONHEÇA O CURSO
Dica

Você já conhece os cursos ofertados pelo TreinaWeb? Dê uma olhadinha depois, clicando aqui.

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

Artigos relacionados