Carreira

Como evoluir em sua carreira da forma correta?

Confira nesse artigo alguns pilares para te ajudar a construir uma carreira de sucesso na área de tecnologia.

há 1 mês 1 semana


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

É comum ao decorrer de nossa carreira querermos evoluir e alcançar níveis mais altos. Assim como várias áreas, na área de TI não é diferente: é fundamental termos estratégias para evoluir de forma eficiente e eficaz.

Se você está lutando para seguir em frente com sua carreira ou quer levá-la para o próximo nível, confira essas dicas.

Paciência

Paciência é uma das virtudes mais essenciais, afinal, evoluir é um processo, ele não ocorre do dia para noite, você não fica bom em algo de um dia para o outro… Entender isso é um ponto muito importante. Então seja paciente ao enfrentar desafios, aprender novas habilidades e a aguardar oportunidades de avanço.

Repertório

Esse é um ponto que vai de encontro a sua evolução, afinal o repertório é uma diversidade de habilidades e conhecimentos que você vai adquirindo ao longo do tempo. Por isso, ter um repertório amplo é essencial. Sempre pense em como você pode aumentar seu repertório, tendo conhecimento e/ou habilidades que te agreguem valor como profissional, o que te ajuda a te tornar mais versátil, podendo abrir portas para várias outras oportunidades.

Experiências

As nossas experiências nos ajudam a moldar nossas carreiras, elas contribuem para o nosso desenvolvimento profissional. Ainda que, por exemplo, você esteja em uma transição de carreira, suas experiências anteriores te ajudaram a chegar no que você é hoje, então essas habilidades, principalmente as interpessoais, são bastante valorizadas. Por isso, abra-se para novas oportunidades, desafios maiores, assuma novas responsabilidades… pois essas experiências maximizam o seu aprendizado, trazendo oportunidades mais grandiosas.

Ainda que certas experiências podem trazer consigo alguns riscos que podem gerar alguma falha ou fracasso, saiba que eles fazem parte de qualquer percurso de sucesso: para evoluir muitas vezes é preciso arriscar. Por isso, é importante sair da sua zona de conforto e tentar coisas novas, seja elas dando certo ou não, com certeza algum aprendizado você terá.

Conhecimento

O conhecimento é algo que nunca pode parar: ele é um favor-chave para a sua evolução. Por isso tente sempre manter essa busca por conhecimento, seja através de cursos, eventos, mentorias… Dedicar seu tempo a isso é sempre um investimento.

Com novos conhecimentos e habilidades você conseguirá sanar as suas lacunas ou deficiências, o que ajudará a gerar um melhor desempenho, conseguindo obter resultados muito melhores, tendo o reconhecimento das pessoas que trabalham com você.

Saber mais do que sua posição exige é uma ótima maneira de fazer sua carreira evoluir, aliás, conhecimento nunca é demais.

Prática

A teoria é importante, mas sem a prática, dificilmente você irá evoluir. De nada adianta você fazer mil cursos se você não os pratica. Isso porque é com a prática que você consegue aprender mesmo. Se você só faz cursos por fazer, em pouco tempo você já terá esquecido todo aquele conhecimento. Então aplique esses conhecimentos em algo prático, nem que seja algo que você crie apenas para você. Treinar essas habilidades, na prática, não só consolida o aprendizado que você teve, mas também te dará mais confiança.

Conclusão

A evolução na carreira de TI requer um equilíbrio entre paciência, desenvolvimento de repertório, valorização das experiências, busca constante por conhecimento e prática consistente. Entender que o progresso é um processo contínuo e que cada desafio e experiência contribuem para o crescimento é fundamental. Ao investir tempo e esforço em adquirir novas habilidades, ampliar conhecimentos e aplicá-los, na prática, é possível alcançar níveis mais altos de sucesso profissional. Lembre-se sempre de sair da zona de conforto, arriscar e aprender com os desafios, pois são eles que impulsionam verdadeiramente a evolução e abrem portas para novas oportunidades.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos