Acessibilidade e User Experience (UX)

Como melhorar a experiência do usuário em e-commerce

O ato de fazer compras online cresceu nos últimos meses. Sendo assim, confira neste artigo como melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce.

há 3 anos 4 meses

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O ato de fazer compras online cresceu nos últimos meses. Com isso, os clientes passaram a buscar ainda mais por sites que os fazem ter experiências positivas, que responda seus anseios e que o processo de compra seja fácil e seguro. É justamente nesses pontos que vem a importância do olhar para a experiência do usuário: não basta ter apenas uma boa estratégia de marketing se seu cliente não tem uma boa experiência no seu site. Sendo assim, veremos neste artigo algumas dicas de como melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce.

O que é experiência do usuário (UX)?

Você já pensou em como está a experiência do usuário no seu e-commerce? Para pensar em uma resposta, você pode analisar considerando se qualquer pessoa poderia entrar no site, navegar, compreender os conteúdos e efetuar uma compra sem nenhuma limitação ou dificuldade.

A experiência do usuário é basicamente o que uma pessoa sente ao utilizar um sistema, produto ou serviço. O usuário tem que se sentir confortável. No caso do ecommerce, por exemplo, se o usuário precisa pensar muito ao utilizar seu site, provavelmente ele tem sérios problemas de usabilidade. É importante que os usuários saibam o que fazer para ver os produtos, comprar, ir para o carrinho de compras, dentre outras ações.

Por isso, é fácil perceber que a experiência do usuário tem um papel importante para um e-commerce, já que este, basicamente, depende de interações virtuais bem-sucedidas com seus usuários para ter sucesso e vender mais.

Como melhorar a experiência do usuário no seu ecommerce?

  • Analise o comportamento dos clientes Quem irá utilizar seu site são seus clientes, portanto, preste atenção neles. Caso tenha muito abandono de carrinho, tente perceber os motivos que levam isso a acontecer. Também tenha um bom mecanismo de pesquisa no site, boa parte dos usuários tendem a ir atrás de algo por ali.

  • Tenha um site responsivo Um site que não é responsivo fará com que o cliente tenha dificuldades em interagir com o seu site, o que acaba gerando frustração e, consequentemente, abandono da sua página. Portanto, o seu site deve ser funcional, atrativo e adaptável a qualquer ferramenta que os usuários estejam usando para facilitar a sua visualização.

  • Simplifique o checkout / deixe-o seguro Deixe o checkout o mais simples e transparente possível, a poucos passos do cliente finalizar a compra. Além disso, invista na segurança para que seu e-commerce seja seguro. Caso contrário, isso irá afastar muitos clientes que vão ter receio de colocar dados financeiros ali.

  • Ofereça ajuda em tempo real Oferecer ajuda em tempo real ou disponibilizar canais de comunicação faz com que o usuário tenha maior confiança em interagir e comprar no seu e-commerce. Tenha cuidado também com o pós venda, é muito importante ter um bom atendimento e suporte, depois que o cliente adquirir. Sendo assim, você pode disponibilizar chats, telefone, e-mail, whatsapp, redes sociais, etc, para atendê-los de uma forma amigável, com eficiência e agilidade.

  • Garantia de execução das funcionalidades Tente garantir ao máximo de que tudo está dentro dos conformes. Imagina o usuário encontrar páginas fora do ar, um botão que não funciona ou qualquer outra funcionalidade que o dificulte de finalizar sua compra? Além de passar insegurança para quem está do outro lado, acaba prejudicando muito o desempenho do site. Por isso, você deve estar sempre atento às funcionalidades do seu e-commerce.

  • Simplifique o que puder A maioria dos usuários não gosta de perder tempo procurando algo no site, nem de ter que entrar em várias páginas/menus para encontrar o que deseja. Por isso, seu site precisa ser fácil de usar. As informações precisam ser organizadas de uma forma que sejam fáceis de serem encontradas, isso fará com que o usuário tenha uma boa navegação.

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Cuidado com…

  • Exigir o preenchimento de formulários muito longo e de campos que não irão agregar nada;
  • Apresentar preços diferentes no carrinho e na página do produto, ainda mais se os mesmos estiverem em promoção;
  • Qualquer tipo de erros no carregamento;
  • Ausência dos certificados de segurança (lembre-se que seus clientes irão colocar dados financeiros em seu site);
  • Meios de pagamento limitados. Diversifique os meios de pagamentos para que possam atender a todos;
  • Falta de informações ou conteúdo mal escrito;
  • Cupons de desconto que não funcionam.

Investir na experiência do usuário só nos traz vantagens, como a elevação da satisfação dos clientes, aumento das vendas, aumento da credibilidade da marca e até mesmo melhora o ranqueamento do seu e-commerce em sites de busca.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

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