Carreira Como melhorar seu networking na área de TI

Veja neste artigo algumas dicas para melhorar seu networking e alcançar melhores resultados na sua carreira.

Marylene Guedes 15 de outubro de 2018

Na área de TI sabemos que tudo muda muito rápido e que o estudo constante se torna essencial. Mas será que apenas um bom currículo nos torna capazes de abraçar as oportunidades que tanto almejamos? Pode ser que sim, mas algo que também é importante e pode nos ajudar é o networking, que é o que vamos abordar neste artigo.

React - Introdução
Curso de React - Introdução
CONHEÇA O CURSO

Por que o networking é importante?

O networking nada mais é do que a prática de estabelecer uma rede de relacionamento com outros profissionais da sua área. Muitas vezes, um recrutador vai atrás de indicações, e numa dessas, podem te indicar para uma vaga. Se você nunca passou por isso, com certeza um dia vai passar: ou vão pedir indicação para você ou vão te indicar para alguém. No meio de tanta competitividade, isso acaba se tornando um diferencial.

É importante ressaltar que no networking temos uma relação de confiança. Quando você conhece alguém que tem características para uma determinada vaga, você a indica, e também pode ser indicada por ela. Por isso, a construção dessa rede de contatos é bem importante.

Você deve ver o networking como algo natural, pois são pessoas que têm interesses em comum. Não precisa ser nada forçado. Lembre-se de fazer tudo isso de boa, ninguém gosta de gente puxa saco, não é? Além disso, pode ser que não tenha um efeito imediato, você irá construindo isso aos poucos e lá na frente você pode vir a colher os frutos.

E não é por isso que você vai querer se conectar com todo mundo. Não precisa ter mil amigos para ter um bom networking, neste caso o que realmente importa é a qualidade deles.

Agora vamos ver algumas dicas para colocar em prática para melhorar seu networking. Se você já faz algumas delas, já está no caminho certo! 😀

Participe de eventos

Participe de feiras, cursos, congressos, eventos, tudo que possa agregar a sua carreira. Nesses eventos, além de todo o conteúdo que você venha a absorver, você pode conhecer muita gente da sua área. Além disso, é uma forma de mostrar interesse no seu aperfeiçoamento e até poder interagir com profissionais mais experientes. Para encontrar essas pessoas você precisa ir onde elas estão.

Utilize as redes sociais

Aqui vamos focar no LinkedIn, aconslheiro a leitura de nosso artigo sobre como melhorar o seu linkedin, já que é a maior rede de negócios que temos atualmente. Ter um perfil atualizado, colocar sempre suas conquistas profissionais, certificações adquiridas, projetos realizados, é bem importante pois ajudam os recrutadores a conhecer melhor o seu perfil. Muitos recrutadores utilizam o LinkedIn para selecionar profissionais para participarem de um processo seletivo.

A tecnologia está aí para facilitar e permite nos comunicar com uma grande quantidade de pessoas sem sair de casa.

C# - Fundamentos
Curso de C# - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Seja ousado e saiba conversar

É importante você não ficar restrito apenas as pessoas que você conhece, é preciso conhecer pessoas novas. E também não adianta ficar quieto em um canto e esperar que um milagre aconteça, não é?

Você pode começar uma conversa apenas fazendo um elogio a uma palestra que você viu. Além de ser visto pelo palestrante, vocês podem engajar uma conversa. Entre outras coisas você pode se apresentar para alguém ou mesmo ser receptivo com todos.

Estimule a troca

Procure entender seus pontos fortes e o que você pode oferecer às outras pessoas. O contato fortalece quando um está disposto a ajudar o outro. Você tem que estar preparado para manter o engajamento com esse contato, e claro, sem parecer interesseiro. O interesse deve ser mútuo e um deve agregar para o outro, e isso também vale para a troca de conhecimentos.

Você também pode estabelecer parcerias em alguns projetos. Além de juntarem conhecimentos e competências, podem render muitos trabalhos.

Mantenha contatos que já passaram por sua vida

Adquirir novos contatos pode ser até fácil, difícil é mantê-los. Você pode resgatar contatos antigos como amigos da escola, da faculdade. Temos as redes sociais para isso.

Ainda complementando o tópico acima: faça parte da vida dessas pessoas. Mas não faça isso apenas por interesse, e sim pela troca de conhecimentos. O que um networking pode trazer é fruto dessa relação. Nunca às procure somente quando precisar de ajuda, seja num favor ou problema. Vamos praticar o bom senso também.

Seja você mesmo

Isso mesmo: seja autêntico. Não adianta querer vestir um personagem para agregar ou chamar atenção para impressionar alguém. Não dá pra agradar todo mundo. Vai ter aquele contato que você vai tentar se aproximar e não vai dar certo, mas também vai ter aqueles que deram certo. Você tem que ser natural e sempre querer evoluir, mas sempre com sua essência.

Concluindo…

Se você tiver dificuldades, comece devagar, não precisa ter pressa. Você pode até começar pelos amigos de seus amigos até se sentir mais confortável. E vale ressaltar mais uma vez: o networking pode levar tempo. No primeiro contato a pessoa pode até gostar de você, mas é depois que ela vai te conhecer melhor, ver seu perfil, saber de suas intenções, como você age…

Por isso é importante aliar tudo isso aos estudos e se manter sempre atualizado das novas tecnologias. Suas atitudes e resultados ampliam sua rede naturalmente pois o mercado está sempre se comunicando.

Se você ainda não coloca algumas dessas dicas em prática, agora está pronto para começar, você também pode dar uma olhada nos outros artigo do treina web sobre carreira.

Até a próxima! 😊

Desenvolvedor Front-end
Formação: Desenvolvedor Front-end
HTML, CSS e JavaScript são a base de toda a web. Tudo o que você está vendo aqui agora depende deste tripé. Nesta formação vamos iniciar aprendendo lógica. Em seguida veremos todos os aspectos do HTML, CSS e JavaScript. Por fim, aprenderemos Sass, Google Analytics, empacotar nossas aplicações com Webpack, criação de aplicações Desktop com Electron, UX/UI e uma introdução aos frameworks mais utilizados no mercado: Angular, React, Vue e Ember.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Marylene Guedes
    Marylene Guedes

    Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados