Estudos Como melhorar sua rotina de estudos

Confira neste artigo como melhorar sua rotina de estudos e se manter motivado.

Marylene Guedes 27 de fevereiro de 2020

Quem está na área de TI sabe que o estudo é constante. É muita novidade em muito pouco tempo e haja tempo para colocar tudo em dia, o que acaba gerando muita ansiedade no processo de estudo. Apesar dessa quantidade de estudos, novidades e atualizações, precisamos nos manter competitivos no mercado de trabalho, então sempre temos que estar nos atualizando em nossa área de interesse, aprendendo coisas novas e nos aprimorando cada vez mais, para que possamos oferecer sempre o melhor.

JavaScript Intermediário
Curso de JavaScript Intermediário
CONHEÇA O CURSO

Porém algumas pessoas, só de pensar em estudar e ter que definir um “tempo para estudo” já desanimam, ainda mais depois de um dia cansativo de trabalho. Mas, ainda sim devemos ter esse tempo ainda que seja pouco.

Por isso, neste artigo, vamos abordar alguns passos para que possamos sempre estar nos motivando e sempre lembrar do por que estamos estudando.

Faça uma lista do que você precisa estudar

Meme seu madruga

Ainda que você esteja com muita matéria acumulada ou muitas coisas que você tem que aprender em pouco tempo, não se desespere. Depois de fazer uma lista geral do que você tem e/ou quer estudar, escolha um ou no máximo dois assuntos para estudo, aqueles que você julga como prioridade. Você irá se dedicar 100% nisso que você julgou como prioridade.

Às vezes queremos estudar tudo de uma vez só, mas querer fazer tudo de uma vez, faz com que não tenhamos um bom aproveitamento e em pouco tempo já tenhamos esquecido de tudo que “estudamos”. Isso é ruim pois gera frustração e decepção… E no momento que você começa a falhar uma vez, todo o processo começa a falhar também, porque você vai desanimar, e aí quando você vê o tempo passou e você não estudou nada. Temos dicas também de como manter a produtividade nos estudos.

Qual é a razão pela qual você estuda? Por que você está fazendo isso?

Meme

React Native - Fundamentos
Curso de React Native - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Ter uma boa motivação é importante, pois é isso que vai te ajudar a chegar no seu objetivo. É fácil sonhar com aquela vaga, difícil é lutar por ela todos os dias. É aí que está o desafio e é através do estudo, do “um pouco a cada dia” que vamos chegando cada vez mais perto.

“Onde você quer chegar?”, “Por que você deve fazer isso?”, “Por que isso é importante para você?”, as respostas dessas perguntas vão te dar motivação, foco e disciplina para evitar a procrastinação nos estudos quando você estiver com preguiça, desmotivado ou até mesmo sem vontade de fazer nada aquele dia.

Estabeleça uma rotina

meme macaco procrastinador

Apesar da correria do dia a dia, tente estabelecer uma rotina para seus estudos. Se organize e adapte sua rotina conforme a sua realidade. Se a possibilidade de estudar durante a semana é quase zero, tente rever o que você pode deixar de fazer e tire esse tempo para estudar. Comece devagar, você pode começar até com meia hora de estudo, nos fins de semana separar um tempo maior e ir aumentando aos poucos. Coloque o estudo como uma prioridade no seu dia.

Um ponto importante para essa mudança acontecer é você querer realmente mudar, querer começar, deixar de ser uma pessoa procrastinadora. Também não adianta fazer por uma semana e desistir depois, porque…

Tudo bem se não sair 100% o planejado…

Se hoje não deu nada certo, você não estudou nada, não fez o que queria fazer, tá tudo bem também. Todos temos dias ruins, mas sempre temos o dia seguinte para recomeçar de onde paramos, o importante é sempre seguir firme.

Escrever tudo isso e fazer um plano de ação também ajuda bastante. Por exemplo:

Tabela com rotina de estudos

Um plano como o acima, vai te ajudar a se manter motivado para os estudos. Como treino, tente fazer isso para a próxima semana e não perca nosso artigo sobre como melhorar sua rotina de estudos – parte 2.

Desenvolvedor Front-end
Formação: Desenvolvedor Front-end
HTML, CSS e JavaScript são a base de toda a web. Tudo o que você está vendo aqui agora depende deste tripé. Nesta formação vamos iniciar aprendendo lógica. Em seguida veremos todos os aspectos do HTML, CSS e JavaScript. Por fim, aprenderemos Sass, Google Analytics, empacotar nossas aplicações com Webpack, criação de aplicações Desktop com Electron, UX/UI e uma introdução aos frameworks mais utilizados no mercado: Angular, React, Vue e Ember.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Marylene Guedes
    Marylene Guedes

    Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados