Amazon

Como se preparar para falhas em alguma região da AWS

Na terça-feira de carnaval, vários sites e aplicativos que utilizam a AWS enfrentaram uma brusca interrupção. Veja como se preparar para evitar que isso interrompa a disponibilidade da sua aplicação.

há 7 anos 1 mês


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Caso você não saiba a AWS (Amazon Web Services) é um dos maiores serviços de nuvem do mercado, com certeza algum serviço do seu dia-a-dia está utilizando a AWS, enfim, na terça-feira de carnaval vários sites e aplicativos móveis que utilizam a AWS enfrentaram uma brusca interrupção na disponibilidade do serviço. A Web ficou, por algumas horas, “quebrada”. Para você ter ideia da dimensão do problema, foram afetados, de alguma forma, Trello, Quora, Wix, Giphy, Slack, Dropbox, Instagram, Vine e até mesmo o Github. Rumores eram de que toda a AWS estava offline mas, na verdade, os problemas afetaram apenas os servidores da região us-east-1 (N. Virginia), que é apenas uma das 14 regiões que a AWS possui.

Amazon Web Services (AWS) - S3 - Fundamentos
Curso Amazon Web Services (AWS) - S3 - Fundamentos
Conhecer o curso

Segundo a própria Amazon a raiz do problema aconteceu no AWS S3, o serviço de storage da empresa, um dos mais antigos e que serve como base para uma série de outros serviços da AWS, como o Elastic Block Store de volumes do AWS EC2 que utiliza persistentemente os servidores do AWS S3.

Por não afetar a zona sa-east-1 (localizada em São Paulo), a mais utilizada por serviços do Brasil e também devido a maioria dos desenvolvedores estarem pulando carnaval (ou não) o problema acabou não sendo tão divulgado.

Aqui no TreinaWeb, a nossa arquitetura está toda na AWS, especificamente na região de São Paulo (sa-east-1), a ideia é ter o mínimo de latência (apesar dessa ser uma das regiões mais caras de toda a AWS, você sabe, impostos praticados no Brasil e tudo mais). Da nossa parte, não tivemos nenhum problema. No entanto, o nosso gateway de pagamento usava alguns serviços daquela região americana e tivemos alguns contra-tempos limitados ao checkout. Mas, os alunos não deixaram de acessar os cursos e usufruir dos serviços do site.

O histórico, da identificação até a resolução do problema:

1) 11:49 AM PST We can confirm increased query failure rates when running queries and executing DDL statements in the in US-EAST-1 Region.

2) 1:59 PM PST We are starting to see recovery when running SQL queries in the US-EAST-1 region. We continue to see elevated error rates when executing DDL statements in the US-EAST-1 region.

3) 2:12 PM PST We continue to see recovery when running SQL queries in the US-EAST-1 region. We are also starting to see recovery when executing DDL statements in the US-EAST-1 region.

4) 3:25 PM PST We are able to execute SQL queries normally in the US-EAST-1 region. We continue to see increasing recovery when executing DDL statements in the US-EAST-1 Region.

  1. 3:44 PM PST Between 9:37 AM and 3:23 PM PST we experienced increased error rates when running SQL queries and executing DDL statements in the US-EAST-1 Region. The issue has been resolved and the service is operating normally.

Por fim:

“The issue has been resolved and the service is operating normally.”

gif piada amazon s3

Por mais que tudo tenha sido restabelecido, a Amazon apenas mitigou o problema. E isso não é nenhum demérito. Ela focou os esforços em fazer as coisas voltarem a funcionar. O que não falta é expertise para que, nos próximos dias, eles resolvam, de fato, os verdadeiros problemas estruturais/lógicos que lhes acometeram.

Esse tipo problema, especialmente na AWS, não é regra, é exceção. Mas, como nada está imune, o que podemos fazer para evitar que nossos aplicativos fiquem fora do ar em casos como esse? Abaixo duas válidas opções.

Amazon Web Services (AWS) - EC2 - Fundamentos
Curso Amazon Web Services (AWS) - EC2 - Fundamentos
Conhecer o curso

Active-Active ou Active-Passive usando Route53

O termo Active-Active não é específico da AWS, na verdade ele está relacionado a alta disponibilidade. Basicamente, significa que o tráfego é direcionado para um nó que está online ou balanceado entre outros que permanecem ativos, quando uma falha é identificada. Para usar essa solução é necessário uma cópia ativa da sua infraestrutura em outra região. O problema é que para a maioria das aplicações de pequeno porte isso é inviável, devido ao alto preço de ter a aplicação “espelhada” em mais de uma região.

A solução Active-Passive é parecida, porém um pouco mais em conta. Nela as instâncias redundantes só são colocadas completamente online caso o nó primário falhe. A desvantagem está no tempo extra após a queda do nó primário até as instâncias redundantes estarem prontas.

A AWS possui uma ferramenta chamada Route53 que ajuda a direcionar o tráfego automaticamente em caso de falha. Ela possui duas funções adicionais, uma chamada Health Check e outra chamada Traffic Polices. A primeira verifica se está tudo funcionando e a segunda permite definir o que fazer caso encontre algum problema. Essas duas configurações permitem implementar as estratégias acima descritas.

Replicação entre regiões

Caso você não queira usar as opções Active-Active ou Active-Passive, pode-se utilizar apenas a opção replicação entre regiões, nela todos os objetos e metadados como ACLs e tags são armazenados automaticamente em uma outra região escolhida na hora da ativação da opção. Isso pode ser suficiente caso aconteça algum problema no armazenamento da região principal.

Concluindo

Apesar da AWS ser um dos serviços mais confiáveis do mercado, sempre que tratamos de softwares que precisam da alta disponibilidade é necessário pensar em alternativas que mitiguem bruscas interrupções, para evitar a perda de dinheiro, sem contar a credibilidade da sua empresa.

Caso queira saber como implementar os recursos acima citados, veja nesse excelente artigo So AWS Went Down. Here’s How You Can be Prepared If It Happens Again

Fontes complementares: theverge e datacenterdynamics

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos