Como se tornar um DBA?

Você da área de TI que se interessa em banco de dados, provavelmente almeja um dia ser um DBA. Com tantos dados que são gerados a cada segundo, a profissão de administrador de banco de dados (DBA) torna-se necessária. Uma vez que ele faz com que os dados sejam armazenados de forma segura, resolve possíveis problemas, enfim, realiza muitas outras funções importantes.

E você, tem interesse na profissão? Será que você tem o perfil de um DBA?

O que é e como se tornar um DBA?

DBA vem de Database Administrator, ou seja, um administrador de banco de dados. Este profissional é responsável por manter o banco de dados seguro, além de gerenciar, monitorar, efetuar backups, aprimorar a performance, dentre outras tarefas.

É uma profissão de alta responsabilidade, pois lida com dados que são importantes para a empresa e deve estar sempre preparado para investigar problemas quando houver e dar suas soluções.

Muitas pessoas não gostam de trabalhar sob pressão, mas essa é uma profissão que exige isso. Se algo acontecer, como por exemplo perda de um dado importante, o DBA deverá recuperá-lo o mais rápido possível e, é claro, sem falhas.

Muitos dos profissionais de DBA vem de graduações como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Processamento de dados ou até mesmo de cursos específicos de banco de dados. Na imagem abaixo do Guia de Profissões do site de vagas Catho podemos ver alguns desses dados:

Dados sobre a carreira de DBA

Você pode estudar vários bancos de dados e se especializar em um ou outro, afinal, não dá para saber 100% de todas as opções que temos. Por exemplo, se você tem mais afinidade com o SQL Server, pode se especializar nele, mas deve saber pelo menos um pouco de cada um dos outros. Na imagem acima também podemos ver o quanto o inglês é importante, não só na carreira de um DBA mas em toda área de TI.

Mas, não é só de SGBD em sí que um DBA vive, é importantíssimo que esse profissional saiba modelagem de dados, pensar em todo o banco antes mesmo de criá-lo, como o relacionamento entre tabelas por exemplo, pois esse é o primeiro passo para que não venha a ter problemas futuros no banco.

Este é um profissional que deve estudar muito (assim como toda área de TI), para que assim tenha muito conhecimento para resolver os problemas de imediato. Também deve ser uma pessoa organizada e claro, gostar de tecnologia. Deve sempre se atualizar e buscar a evolução do seu trabalho, pois tem uma grande importância para a empresa.

Essa é uma profissão que só tende a crescer, pois cada vez mais as empresas irão precisar aperfeiçoar, otimizar e escalar seus bancos de dados. Sabemos que a perda de dados ou qualquer outro erro no banco, podem trazem graves consequências para a empresa, podendo até mesmo vir a falência.

Aqui no TreinaWeb temos cursos dos principais bancos de dados do mercado.

Oracle - DBA
Curso de Oracle - DBA
CONHEÇA O CURSO
MySQL - DBA
Curso de MySQL - DBA
CONHEÇA O CURSO
SQL Server - DBA
Curso de SQL Server - DBA
CONHEÇA O CURSO
PostgreSQL - DBA
Curso de PostgreSQL - DBA
CONHEÇA O CURSO
Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.