Como se tornar um desenvolvedor de games?

Se tornar um desenvolvedor de games pode ser um sonho para alguém que adora esse universo. Tornar esse hobby em seu trabalho profissional já é possível. O mercado de games no Brasil se encontra em expansão, sendo uma área muito promissora. O Brasil já tem milhões de usuários, ficando na 4º posição, atrás somente dos EUA, Japão e China.

Apesar de todo esse crescimento, essa área ainda é bem limitada e desafiadora. Você pode trabalhar em uma empresa ou ser um desenvolvedor independente criando seus próprios jogos. Você também pode desenvolver jogos educacionais e advergames (publicidade em forma de jogos) para empresas como um trabalho freela.

Assim como em toda área, é importante você se profissionalizar, seja em programação, modelagem, design ou até mesmo em composição musical, tão importante nos jogos. Sendo assim, vamos abordar nesse artigo algumas ferramentas que você pode estudar para criar jogos.

Unreal

A Unreal é um kit de desenvolvimento escrito em C++ pela Epic Games. Com essa ferramenta você pode criar jogos em 2D ou 3D.

É uma ferramenta bem famosa e tem sido utilizada com sucesso em uma grande variedade de gêneros de jogos. Mesmo que você seja iniciante nesse ramo pode se aventurar, pois você não precisa de nenhum conhecimento prévio.

Alguns jogos criados com Unreal são: Absolver, Sea of Thieves, Bioshock, etc.

Godot

A Godot é uma poderosa ferramenta de criação de jogos totalmente gratuita e de código aberto. Através da linguagem GDScript você pode criar jogos tanto em 2D quanto em 3D.

Possui uma interface bem intuitiva por isso tem uma curva de aprendizado baixa, ou seja, você não terá muita dificuldade para aprender essa ferramenta.

Alguns jogos criados com Godot são: Project Carnival, Anthill, Running Nose, etc.

Unity

A Unity é a ferramenta mais utilizada no mundo, podendo ser feitos jogos 2D e 3D. Permite a criação de jogos para iOS, Android, Windows, Mac, Linux e muitos tipos de consoles. Para essa ferramenta é necessário ter pelo menos um conhecimento intermediário em C#.

Alguns jogos desenvolvidos com Unity são: Super Mario Run, Pokemon Go, Ori And The Blind Forest, etc.

Lua

Lua é uma linguagem de script rápida, flexível e simples que você pode utilizar para criar jogos. Apesar de sua popularidade na área de games, Lua também é muito popular na parte de robótica.

Alguns exemplos de jogos desenvolvidos em Lua são: Angry Birds, Candy Crush, Tibia, Baldur’s Gate, etc.

Você pode escolher a ferramenta que mais se identificar. E é claro, sempre pratique, pois é assim que você irá adquirir experiência e conseguirá evoluir. Uma dica importante é receber feedbacks: seja de outros desenvolvedores e até mesmo de amigos.

Não precisa terminar um jogo para pedir opinião, pode pedir no meio do desenvolvimento mesmo, assim esses feedbacks podem resultar em melhorias para seu jogo. Buscar contato na comunidade também é interessante para troca de experiências e networking.

Vale lembrar que todos esses cursos temos em nossa plataforma e em todos eles você já desenvolve seu primeiro jogo. Dá uma conferida lá! =D

Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.

JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PROGRAMADORES