Carreira

Como ser efetivado no meu estágio?

Confira neste artigo algumas dicas para ser efetivado no estágio.

há 4 anos 11 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O estágio é o primeiro passo para o profissionalismo. Este primeiro passo, que muitas vezes não é fácil, nos dá a possibilidade de abrir muitas portas posteriormente. Devemos nos dedicar para aprender o máximo que pudermos, até mesmo porque é no estágio que agarramos nossa chance no mercado de trabalho.

Certo, consegui meu estágio. Mas, o que fazer para que eu transforme essa oportunidade em um emprego efetivo? Aqui vamos dar algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Java - Fundamentos para Web
Curso Java - Fundamentos para Web
Conhecer o curso

Esteja sempre disponível

Parece meio óbvio… não é? Mas sim, já vi muito isso acontecer. E o resultado você já deve imaginar rs. Bom, o que queremos dizer com o “estar disponível”? Um exemplo é você sempre estar disposto a ajudar seu superior ou até mesmo um colega. Precisa ficar até mais tarde? Fique. Deu algum problema e precisam da sua ajuda em um fim de semana? Faça o possível para ir. Isso mostra que você é um profissional dedicado, responsável e que se importa com a empresa. É bom quando seu superior percebe que pode contar com você para situações “urgentes”.

Invista seu tempo nos estudos

Nas horas vagas, é legal dar uma passada naquele assunto que você está com dificuldades no trabalho, temos um artigo sobre como melhorar sua rotina de estudos. Assim verão que você é uma pessoa interessada e que corre atrás sem ficar esperando alguém mandar. Um outro ponto importante: não tenha vergonha de assumir que não sabe fazer algo, isso é normal, afinal o estágio é um lugar para você aprender. Mas deixe claro que apesar de não saber, você irá aprender a fazê-lo.

Demonstre interesse

Manter contato com os outros funcionários afim de conhecer mais as funções e como eles as desempenham, questionar coisas sobre o trabalho, ter curiosidade… tudo isso deixa claro que você está interessado naquilo que está sendo desenvolvido dentro da empresa e que quer contribuir também. Observe muito e questione quando necessário. Além de tudo, você ainda constrói um bom relacionamento no trabalho, afinal seu chefe não vai querer contratar alguém que não se relaciona bem na equipe, não é? E mesmo que você não consiga ser efetivado dentro da empresa por algum motivo de força maior, você cria uma rede de networking e seus colegas de trabalho podem te indicar para outras vagas.

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Vá além

Além de desempenhar as tarefas que são designadas a você, tente oferecer ajuda para que você consiga demonstrar suas capacidades. Seja proativo e tenha iniciativa, se antecipe a alguma tarefa antes mesmo de ser solicitada. Demonstre comprometimento e dedique-se a suas atividades dando o seu melhor para que assim você consiga gerar resultados que justifiquem sua efetivação.

Peça feedback

Isso é muito legal pois demonstra ao seu supervisor que você está interessado em saber como está indo, no que pode melhorar, o que está fazendo certo e que está disposto a ouvir críticas e, se houverem essas críticas, aprenda com elas e trabalhe para melhorá-las. Lembrando que um bom profissional sempre está atento a esses pontos e disposto a melhorar. Além de tudo isso demonstra maturidade.

Como última dica, vou deixar um outro artigo que fala um pouco sobre quais habilidades as empresas esperam dos profissionais de TI. Você pode conferir em nosso artigo sobre as habilidades que as empresas esperam dos profissionais de TI.

Até a próxima!

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos