Python Django

Configurando ambiente de desenvolvimento para projetos Django

Você já teve dor de cabeça para configurar seu ambiente de desenvolvimento para projetos Python/Django? Bom, seus problemas acabaram!! Veja neste artigo as principais ferramentas utilizadas e como instalar cada uma delas para deixar seu ambiente pronto para criar suas aplicações.

há 4 anos 7 meses

Formação Full-stack: Desenvolvedor Django
Conheça a formação em detalhes

O Django é um ótimo framework para o desenvolvimento de aplicações com um grande reaproveitamento de código e facilidade de aprendizado. Segundo o Stack Overflow Trends, o Django é, atualmente, um dos principais frameworks full stack do mercado, sendo mais pesquisado que o Laravel e Spring. Pensando nisso, veremos neste artigo como dar nossos primeiros passos com o Django e criar nosso primeiro projeto.

O que é o Django?

Já falamos em outro artigo o que é e como funciona o Django. Basicamente, ele é um framework escrito em Python para desenvolvimento de aplicações web muito popular e com uma comunidade incrível. Não vamos entrar em detalhes mais específicos sobre o funcionamento básico do Django, já que isto pode ser visto em um artigo que já escrevemos, caso você tenha alguma dúvida, é extremamente recomendado que o leia antes de iniciar seus estudos com o framework :)

Django - Fundamentos
Curso Django - Fundamentos
Conhecer o curso

Ambiente de desenvolvimento

Basicamente, o Django precisa apenas do Python instalado na máquina para que consigamos criar e executar um projeto. Porém, há três outras ferramentas que você deve considerar em seu ambiente de desenvolvimento, como veremos a seguir.

Sendo assim, o primeiro passo é instalar o Python em nossa máquina. Por ser multi-plataforma, o Python funcionará em qualquer sistema operacional que você utilizar (Windows, Linux ou macOS). Seu download pode ser feito na página oficial da ferramenta. Caso você utilize o Linux ou macOS, você já deve possuir o Python instalado em seu computador. Para verificar esta existência, podemos abrir o terminal e ditarmos o seguinte comando:

python --version

Ao executarmos o comando acima, teremos o seguinte retorno:

Lembrando que podem haver duas versões do Python instalados em sua máquina, então você pode especificar a versão que você deseja verificar a instalação (Python 2 ou Python 3).

No Windows, a instalação é simples (next > next > next > finish), tendo apenas que se atentar em marcar a opção de adicionar o Python ao PATH do sistema:

Feito isso, o Python será instalado e configurado automaticamente no Windows.

PIP, PyCharm e Virtualenv

Com o Python instalado, podemos falar das outras três ferramentas que considero essenciais para o desenvolvimento de aplicações Django: o PIP, PyCharm e Virtualenv.

O PIP é, basicamente, um gerenciador de pacotes para projetos Python. Muito utilizado quando precisamos instalar pacotes externos em nossos projetos. Já temos um ótimo artigo sobre como funciona e como instalar o PIP em nosso ambiente. Recomendo, fortemente, a leitura :)

Já o PyCharm é a principal IDE para desenvolvimento de aplicações Python do mercado. Desenvolvido pela Jetbrains, o PyCharm é multi-plataforma e possui as versões Professional e Community.

A instalação do PyCharm segue o velho padrão (next > next > finish) e, com certeza, você vai se encantar com todos os recursos dessa IDE no desenvolvimento de suas aplicações.

A última ferramenta é a virtualenv. Um problema muito comum é quando precisamos utilizar diversas versões de uma mesma biblioteca em diferentes projetos Python. Isso pode acarretar em conflitos entre as versões e muita dor de cabeça para o desenvolvedor. Para resolver este problema, o mais correto é a criação de um ambiente virtual para cada projeto.

Para criar estes ambientes virtuais, podemos utilizar uma virtualenv. Também possuímos aqui no blog um artigo sobre como funciona uma virtualenv no Python e como instalá-la em nossa máquina.

Ambiente configurado, e agora?

Com todas as ferramentas instaladas no computador, já estamos aptos a desenvolver primeiros projetos com o Django. Para isso, veremos no próximo artigo como criar o primeiro projeto com Django e qual a funcionalidade de cada arquivo existente em sua arquitetura :)

Até lá!!

Autor(a) do artigo

Fagner Pinheiro
Fagner Pinheiro

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu desktop. Quando não está trabalhando, é IGL e Awper do time de CS:GO da Treinaweb. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos