Java

Configurando ambiente de desenvolvimento Spring Boot no MacOS

Aprenda como instalar e configurar o ambiente de desenvolvimento Spring Boot no MacOS

17 dias atrás

A configuração do ambiente de desenvolvimento Spring Boot, consiste basicamente na instalação da JDK e do gerenciador de projetos Maven. Nesse post vamos também instalar outras ferramentas como editor de texto, banco de dados, cliente de banco de dados e cliente HTTP, desse modo você terá o ambiente completo para trabalhar com aplicações web e APIs.

Instalaremos os seguintes recursos:

  • JDK 17, kit de desenvolvimento do Java;
  • Maven, gerenciador de projetos Java e que também utilizamos para realizar o gerenciamento de dependências do projeto;
  • Visual Studio Code, editor de código para desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo o Java;
  • MySQL, sistema de gerenciamento de banco de dados;
  • DBeaver, cliente visual de banco dados com suporte a vários SGBDs;
  • Insomnia, cliente HTTP para testar nossas requisições.

Desenvolvedor Spring Full-Stack
Formação Desenvolvedor Spring Full-Stack
Conhecer a formação

Instalação da JDK 17

Para realizar a instalação da JDK no MacOS nós vamos utilizar uma ferramenta de gerenciamento de versões chamada SDKMAN!.

Primeiro precisamos instalar o SDKMAN!, para isso execute o comando abaixo:

curl -s "<https://get.sdkman.io>" | bash

Após a execução desse comando pode ser necessário fechar e abrir o terminal novamente.

Para confirmar que a instalação do SDKMAN! foi executada com sucesso execute seguinte comando:

sdk version

Caso não seja apresentado nenhum erro significa que a instalação do SDKMAN! foi um sucesso!

Um vez que o SDKMAN! foi instalado nós podemos utilizar essa ferramenta para realizar a instalação da JDK.

Para realizar a instalação da JDK na versão 17 fornecida pela OpenJDK execute o comando a seguir:

sdk install java 17-open

E é apenas isso, com o SDKMAN! podemos realizar a instalação de uma nova versão da JDK com apenas um comando. Para confirmar que a instalação da JDK realmente foi efetuada com sucesso basta executar os comandos abaixo:

java --version

e

javac --version

Caso não ocorra nenhum erro após a execução dos comandos acima significa que o processo de instalação da JDK foi realizado com sucesso.

Instalação do Maven

Para realizar a instalação do Maven no MacOS nós também vamos utilizar o SDKMAN!.

Para realizar a instalação do Maven com o auxílio do SDKMAN! basta executar o seguinte comando:

sdk install maven 3.8.3

E é apenas isso, com o SDKMAN! podemos realizar a instalação de uma nova versão do Maven com apenas um comando. Para confirmar que a instalação do Maven realmente foi efetuada com sucesso basta executar o comando abaixo:

mvn --version

Caso não ocorra nenhum erro após a execução do comando acima significa que o processo de instalação do Maven foi realizada com sucesso.

Instalação do Visual Studio Code

O processo de instalação do VS Code é bem simples, basta realizar o download do instalador do VS Code, uma vez feito o download basta abrir o instalador e copiar o VS Code para a pasta applications do seu MacOS.

Além disso, será necessário adicionar algumas extensões no VS Code, pois o mesmo não possui suporte nativo para desenvolvimento em Java. A primeira extensão que vamos instalar é o Extension Pack for Java, para adicionar essa extensão basta abrir o VS Code, is na aba de extensões que fica na barra lateral esquerda ou pressionando o atalho Ctrl + Shift + X, na barra de busca procurar por “Extension Pack for Java” e então clicar no botão “Install”.

Com o Extension Pack for Java instalado o VS Code já terá o suporte para desenvolvimento em Java, porém, ainda vamos instalar mais algumas extensões para melhorar ainda mais o nosso ambiente de desenvolvimento, a próxima extensão a ser instalada é o Spring Boot Extension Pack que é um conjunto de extensões que adicionam ferramentas úteis no VS Code para o desenvolvimento de aplicações Spring Boot, o processo de instalação é exatamente igual ao processo de instalação do Extension Pack for Java, basta ir na aba de extensões, procurar por “Spring Boot Extension Pack” e então clicar no botão “Install”.

E agora para finalizar vamos também instalar a extensão Lombok Annotations Support for VS Code, essa extensão irá permitir que possamos usar o Projeto Lombok no VS Code, caso você não conheça o Lombok recomendo que leia o artigo Projeto Lombok - Acelerando o desenvolvimento Java que temos aqui no blog da TreinaWeb.

Instalação do MySQL

Para realizar a instalação do MySQL no MacOS você precisará baixar o pacote de instalação. Para obter esse pacote, vá até https://dev.mysql.com/downloads/mysql/.

Na página, baixe o pacote de instalação no formato DMG clicando no botão “Download” correspondente.

Na página seguinte, será exibida a possibilidade de você fazer o login com uma conta da Oracle para download. Caso já tenha conta Oracle, basta fazer o login para realizar o download. Porém, esse registro não é obrigatório. Se você não tiver uma conta e não deseja criar uma, você pode clicar no link “No thanks, just start my download”.

Logo após, o download do arquivo será iniciado.

Após o arquivo ser baixado, dê um duplo clique sobre ele para que o instalador seja desempacotado e montado. Após isso, o arquivo PKG correspondente será exibido.

Dê um duplo clique no arquivo PKG para que a instalação seja iniciada.

A primeira tela do instalador será exibida.

Clique no botão “Continue”. Após isso, você será questionado se concorda com os termos de uso do MySQL.

Caso concorde, clique no botão Continue, o que incorrerá que você aceita os termos de uso.

Após o aceite, a tela abaixo deve ser exibida:

Se você não precisar alterar o local onde o MySQL será instalado, você pode clicar no botão Install para que o MySQL seja instalado imediatamente no computador.

Instalação do DBeaver

Agora que temos o MySQL instalado na nossa máquina vamos precisar de algum cliente de banco de dados para que possamos fazer o gerenciamento do banco através de uma ferramenta visual, para isso vamos instalar o DBeaver, para realizar a instalação do mesmo podemos utilizar o Homebrew, que é um gerenciador de pacotes para o MacOS.

Caso não tenha o Homebrew instalado na sua máquina será preciso realizar a instalação do Homebrew primeiro, para isso abra o terminal e execute o seguinte comando:

/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)"

Com isso o Homebrew será instalado e então podemos usar o mesmo para instalar o DBeaver, para isso basta executar o seguinte comando no terminal:

brew install --cask dbeaver-community

Ao término da execução do comando o DBeaver também já estará instalado na sua máquina.

Instalação do Insomnia

Agora vamos instalar o Insomnia, ele é um cliente HTTP que vai nos permitir testar as nossas API REST de forma mais simples e visual, o download e instalação do mesmo também pode ser feito através do Homebrew, para tal execute o comando abaixo no terminal:

brew install --cask insomnia

Ao término da execução do comando o Insomnia já estará instalado e pronto para uso.

Criando o primeiro projeto

Agora que já temos as ferramentas do ambiente instaladas, vamos criar um projeto Spring Boot para verificar se está tudo certo:

Ao instalar as ferramentas citadas acima, seu ambiente de desenvolvimento Java e Spring Boot para criação de aplicações web e APIs está pronto.

Desenvolvedor Java
Formação Desenvolvedor Java
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Cleyson Lima
Cleyson Lima

Professor, programador, fã de One Piece e finge saber cozinhar. Cleyson é graduando em Licenciatura em Informática pelo IFPI - Campus Teresina Zona Sul, nos anos de 2019 e 2020 esteve envolvido em vários projetos coordenados pela secretaria municipal de educação da cidade de Teresina, onde o foco era introduzir alunos da rede pública no mundo da programação e robótica. Hoje é instrutor dos cursos de Spring na TreinaWeb, mas diz que seu coração sempre pertencerá ao Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos