Android

Conheça as novidades que estão por vir no Android Studio 3.0

Veja as principais novidades e atualizações que a equipe de desenvolvedores do Android Studio preparou para a versão 3.0.

há 6 anos 6 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Para quem acompanha de perto os serviços da Google para desenvolvedores, sabe que a equipe do Android Studio está trabalhando a todo vapor para lançar em breve a nova versão: Android Studio 3.0.

Vejamos as principais novidades e atualizações que estão por vir! o/

Flutter  - Trabalhando com recursos de hardware
Curso Flutter - Trabalhando com recursos de hardware
Conhecer o curso

Mudanças no core da IDE

Houve uma atualização do core passando do IntelliJ 2016.2 para 2017.1.2. Essa atualização trará novas funcionalidades ao Android Studio, como dicas de parâmetro, realce semântico, resultados imediatos em busca, entre outros.

Além disso, a nova versão promete resolver o bug no Instant Run. Se um app está pausado em um breakpoint, espera-se que o aplicativo reinicie. Mas, se o aplicativo não está em pausa em um breakpoint, ele não deve reiniciar e o hot swap deve funcionar quando você faz apenas uma mudança na implementação do método.

Linguagem Kotlin

Agora o Android Studio trará 100% de suporte a linguagem Kotlin, sem a necessidade de instalar plug-ins adicionais, o que acontecia na versão 2.3.

Assim você poderá incorporar códigos Kotlin ao seu projeto convertendo arquivos Java para Kotlin através da opção de conversão de código. E também você terá a opção de criar um novo projeto Kotlin habilitando o suporte à linguagem pelo assistente quando for iniciar um novo projeto.

Novo Android Profiler

Na nova versão, o Android Profiler irá fornecer em tempo real uma visão unificada da atividade do seu aplicativo, como o consumo de CPU, memória e rede. O Android Profiler irá substituir o Android Monitor.

Ele poderá ser aberto através do menu View > Tool Windows > Android Profiler. Através de gráficos em tempo real ele exibirá as informações sobre o app que está sendo executado naquele momento. Conforme imagem abaixo disponibilizado no site para desenvolvedores Android Developers.

Como parte desta atualização, o logcat mudou-se para uma janela separada.

Suporte a Instant Apps

Agora será possível criar Instant Apps em seu projeto usando dois novos tipos de módulos: o Instant App e o Feature Module . Conforme imagem abaixo retirada do Android Developers.

Novo Device File Explorer

A nova janela de ferramenta Device File Explorer traz novidades interessantes. Com ela é possível que você interaja perfeitamente com o sistema de arquivos do seu dispositivo conectado. Conforme imagem abaixo retirada do Android Developers.

Desta forma, você poderá clicar para visualizar vários arquivos dentro do Android Studio e copiar os arquivos para o seu computador.

Esta característica substitui interações do sistema de arquivos do dispositivo anteriormente realizada por meio de DDMS.

Suporte para o Android O Developer Preview

O Android Studio 3.0 adiciona suporte para Android O, incluindo as seguintes novidades:

  • Um novo assistente para Adaptive Icon que permitirá criar novos Launcher Icons e visualizá-los como eles aparecerão em dispositivos diferentes;
  • Novo XML fonts preview, ferramenta de seleção de fonte e suporte para tipos de fontes que podem ser efetuado downloads.

Melhorias no Editor de Layout

O Editor de Layout no Android Studio 3.0 contém uma série de novas melhorias de recursos, incluindo:

  • Árvore de componentes atualizada com inserções de visualização aprimoradas de arrastar e soltar;
  • Novo painel de erros;
  • Novo suporte para view Barriers e Groups

Conclusão

Não tem como negar que a equipe de developers do Android Studio está trazendo muitas novidades para nós desenvolvedores Android. Em breve, ele já estará disponível para download no lançamento oficial. Mas, já é possível testar as novidades através da versão beta disponibilizada no site Android Developers.

Compartilhe com a gente o que você achou da nova versão do Android Studio. Um abraço e até a próxima!

React Native - Fundamentos
Curso React Native - Fundamentos
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Daniel Viana
Daniel Viana

Instrutor, Desenvolvedor Android, Mestrando em Bioinformática pela UFMG, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela UCAM, Graduado em Ciência da Computação pela FUNIP, Membro da SBC, ACM e AB3C.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos