Conheça o DevTools: ferramentas para desenvolvedores

Além de todos os cursos da área de tecnologia que temos, lançamos recentemente uma plataforma aqui na TreinaWeb com ferramentas muito úteis que os desenvolvedores utilizam no dia a dia.

O TreinaWeb DevTools veio para te ajudar em pequenas tarefas rotineiras, mas que muitas vezes tomam um pouco do nosso tempo. Entre estas ferramentas, estão por exemplo um validador e gerador de CPFs válidos, um conjunto de ferramentas para transformar strings e até mesmo um gerador de QRCodes! E o melhor de tudo: este conjunto de ferramentas é completamente gratuito!

Desenvolvedor PHP Pleno
Formação: Desenvolvedor PHP Pleno
Nesta formação você aprenderá aspectos mais avançados da linguagem PHP, indo adiante nas características da linguagem, orientação a objetos, práticas de mercado, além da parte de integração com banco de dados. Ao final, estará apto a desenvolver sistemas usando banco de dados relacionais.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Página inicial

O DevTools é bem intuitivo e fácil de utilizar. Logo na página inicial, podemos ver algumas informações, como o nosso IP, sistema operacional e o navegador que está sendo utilizado. Também temos fácil acesso a algumas opções, como os geradores e outras ferramentas existentes no DevTools.

O DevTools apresenta um menu com todas as ferramentas disponíveis: Geradores, Validadores, Rede, String e Encoder e Decoder.

Geradores

Utilizar geradores de itens, como documentos, é bem comum entre os desenvolvedores. Por isso, o DevTools conta com geradores de inúmeros documentos, como CPF e RG. Os geradores do DevTools podem ser muitos úteis, pois é comum precisarmos de dados que sejam válidos para a execução de testes nas mais variadas aplicações.

Para utilizar, é muito fácil: vamos gerar um número de CPF. Para isso, basta acessar o gerador de CPFs no menu Geradores e clicar em cima de um dos CPFs gerados. Isso fará com que o CPF selecionado seja automaticamente copiado.
Caso queira mais números de CPF gerados, basta atualizar a lista.

Acima, temos o exemplo do gerador de CPF, mas temos muitos outros geradores para os mais diferentes documentos…

Outro gerador bem legal é o gerador de cartão de crédito, um gerador que certamente será muito útil se você estiver desenvolvendo algo que envolva pagamento. Mas vale lembrar que esses cartões gerados são apenas para teste e não para fins pessoais de compra.

Quer gerar uma senha poderosa? Temos também! 😀

Validadores

O DevTools também tem validadores para os mesmos tipos de documento para os quais existem os geradores. Neste menu, conseguimos utilizar esse validador para testar dados, como CPF, RG, CNH, entre outros.

O DevTools ainda tem o validador de JSON. Como os dados JSON são enviados sem quebras de linhas, muitas vezes é difícil entender, então se você está com dúvidas se a estrutura do código é válida ou não, é só copiar e colar o código na caixa de texto (como mostra a imagem abaixo) e testar!

Rede

O DevTools ainda consegue exibir algumas informações, como IP, Navegador e Sistema, logo na página inicial. Mas, caso necessário, você também pode acessar esta funcionalidade a partir do menu Rede.

Strings

Este menu envolve ferramentas para manipulação de strings. Nele, você pode contar palavras, remover acentos, ordenar, alternar entre caixa alta e caixa baixa, obter números por extenso, codificar e decodificar texto para o HTML e vice-versa, verificar ocorrência de uma determinada palavra, remover quebra de linha e muito mais.

Encoder e Decoder

Por fim, temos o menu Encoder e Decoder. Neste menu, você pode, por exemplo, codificar e decodificar texto para a base64 e vice-versa, gerar um SHA1 a partir de um texto e até mesmo gerar um QRCode.

Você pode explorar essas e outras funcionalidades no TreinaWeb DevTools.

Até a próxima! 😀

Deixe seu comentário
Share

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.