Marketing Digital

Conheça os principais termos e siglas do marketing digital

Algumas siglas e termos do Marketing Digital podem nos confundir ou podemos até mesmo desconhecer seu significado. Veja nesse artigo alguns dos principais.

há 6 anos 1 mês


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A mídia digital é uma fonte crescente de entretenimento e interação. Por isso, o marketing digital já foi definido como o futuro do marketing tradicional, devido aos métodos de comunicação digitais serem mais rápidos, versáteis e práticos.

A internet faz parte do dia a dia de seus consumidores e você deve acompanhá-los. Eles podem ver desde o que você diz sobre sua marca, mas também o que a mídia e amigos também falam. E é comum os consumidores darem mais credibilidade no que as pessoas falam de uma empresa do que a empresa fala sobre si própria.

Muitas pessoas costumam pesquisar na internet opiniões de outrem antes de comprar um determinado produto, seja para saber da sua qualidade, se realmente compensa, se a empresa é confiável, se entregam no tempo estimado.

Hoje em dia, o marketing digital é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer. Com ele, você pode conhecer bem seu público para se comunicar com ele da melhor maneira possível, podendo envolver seus consumidores, utilizando desde e-mails a mídias sociais. Você também pode analisar os resultados de uma ação feita com o marketing digital.

Um marketing digital bem planejado e executado se torna essencial. Com ele você consegue ganhar mais reconhecimento, visibilidade e aumentar sua presença na internet.

Se você é iniciante e quer trabalhar na área ou é empresário e deseja levar isso para sua empresa, saiba que não é tão difícil assim. Para te ajudar, separamos alguns termos e siglas que você deve conhecer para começar nessa área.

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Vamos lá?

Alcance: quantidade de pessoas que visualizaram um post ou campanha que você veiculou.

Alcance orgânico: quantidade de pessoas que visualizaram um conteúdo naturalmente, sem que houvesse nenhum investimento pago para isso.

Alcance pago: quantidade de pessoas que visualizaram um conteúdo, mas que houve um investimento pago.

Application Programming Interface (API): grupo de padrões onde é possível integral facilmente softwares, aplicativos e outras plataformas web.

Banner: elemento gráfico de publicidade, podendo ser uma imagem ou vídeo, geralmente fica no topo das lojas virtuais para atrair a atenção do consumidor.

Black Hat SEO: estratégias que utilizam trapaças para enganar ferramentas e posicionar seus sites no topo dos resultados.

CAC (Custo de Aquisição por Cliente): investimento médio em esforços para conquistar um cliente, considerando os investimentos e número de clientes adquiridos no mesmo período.

Conversão: retorno do investimento quando o consumidor adquiri um produto/serviço ou realiza alguma ação desejada pela empresa, como a solicitação de um orçamento ou até a inscrição em uma newsletter.

CPC (Custo por Clique): custo que você só pagará quando o seu anúncio receber um clique do usuário. É muito utilizado em campanhas de links patrocinados, cujo objetivo é fazer com que o consumidor clique em uma publicidade e vá para o site do anunciante.

Engajamento: é o envolvimento e interação que o usuário tem com sua marca, como comentários, curtidas, reações e compartilhamentos.

Inbound Marketing: voltado ao ambiente criado pela internet, onde por meio de algumas técnicas, os clientes cheguem até sua marca através de publicação em blogs, redes sociais, vídeos, etc.

Landing Page: página destinada à um tipo de conversão, sobretudo à criação de leads.

Lead: potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir seu produto/serviço por meio de um cadastro.

Link patrocinado: publicidade dos buscadores, como o Google, que permite que as marcas criem anúncios relacionados à pesquisa de um usuário, a fim de atrair novos clientes.

Outbound marketing: marketing mais tradicional, em que a marca vai atrás do cliente ativamente e tenta convencê-lo a comprar.

Opt-in: é a autorização dada pelo consumidor, para receber e-mails de conteúdo de uma determinada empresa.

Palavra-chave: principal instrumento de uma pesquisa. Pode ser usada para classificar o seu anúncio ou para segmentar uma publicidade, por exemplo.

Page rank: métrica utilizada pela Google dentro do seu algoritmo para entender a importância de um site, a fim de avaliar e ranquear os sites nas páginas, indo do resultado da mais relevante para a menos relevante.

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Page-view: número de visualizações de uma página na internet.

Persona: perfil criado que representa o cliente ideal, compreendendo melhor seu cliente e o que ele precisa. Além de guiar as estratégias de marketing e vendas.

Publieditorial: conteúdo patrocinado por uma empresa e publicado em um canal de conteúdo, como um blog ou portal.

ROI (Return on Investiment): retorno sobre o investimento feito em uma campanha. Primeiro deve-se subtrair o custo da campanha pela receita gerada e, depois, dividir o total pelo custo. Na sequência, multiplica-se o resultado por 100.

Segmentação: ato de separar os consumidores em diferentes grupos conforme suas necessidades, preferências, características, etc… a fim de garantir que campanhas de marketing sejam sempre direcionadas para as personas certas.

Search Engine Marketing (SEM): estratégias de marketing digital que tem como objetivo colocar em destaque suas páginas na resposta de grandes buscadores, como o Google.

Search Engine Optimization (SEO): conjunto de técnicas de otimização que um site pode adotar para se posicionar melhor nos resultados dos buscadores de forma orgânica.

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SERP: página de resultados que aparece para o usuário assim que ele procura por determinado assunto.

Taxa de abertura: quantidade de pessoas que abriram seu e-mail, dividida pelo número de pessoas que o receberam.

Taxa de clique (CTR): quantidade de cliques nos links dentro das campanhas de e-mail marketing ou redes sociais.

Visitante: pessoa que fez uma visita ao seu site, blog ou e-commerce.

Visita: número de vezes em que alguém acessou seu site, blog ou e-commerce.

White hat SEO: táticas para posicionar melhor seu site no Google que são recomendadas pelo buscador.

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Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

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