PHP

Conhecendo o CodeIgniter, framework PHP

Veremos neste artigo o que é o CodeIgniter, um dos principais frameworks PHP do mercado, e suas principais características.

há 3 anos 2 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

O Codelgniter é um poderoso framework PHP dentre diversos outros já existentes. Criado para desenvolvedores que precisam de um conjunto de ferramentas simples para a criação de aplicativos web completos, o CodeIgniter é uma excelente alternativa para o desenvolvimento de projetos utilizando o PHP.

Tendo sua primeira versão pública lançada em 2006, o CodeIgniter é um excelente framework para desenvolvimento de aplicações PHP que exijam mais rapidez em seu desenvolvimento.

CodeIgniter 3 - Framework PHP
Curso CodeIgniter 3 - Framework PHP
Conhecer o curso

Relembrando Framework

Aqui no blog já possuímos um artigo que aborda “Para que serve um Framework”, mas em palavras mais simples, o framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações. Sem dúvidas, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.

Possui como principal objetivo resolver problemas recorrentes com uma abordagem mais genérica. Ele permite ao desenvolvedor focar nos “problemas” da aplicação, não na arquitetura e configurações.

De volta ao Codelgniter

Multiplataforma e de código aberto, o Codelgniter é um framework ideal para desenvolvedores iniciantes, por possuir a simplicidade atrelada ao desenvolvimento.

Escrito em PHP, foi desenvolvido sobre o paradigma da programação Orientada a Objetos e sob o padrão de arquitetura de software MVC.

Basicamente, o MVC funciona da seguinte forma:

Ao receber uma requisição, o Controller solicita ao Model as informações necessárias (que provavelmente virão do banco de dados), que as obtém e retorna ao Controller. De posse dessas informações, o Controller as envia para a View que irá renderizá-las.

Funcionamento do MVC

  • Model: Parte lógica da aplicação que gerencia o comportamento dos dados, ou seja, todos os seus recursos (consultas ao BD, validações, notificações, etc). A camada de model apenas tem o necessário para que tudo aconteça, mas não sabe quando irá executar.
  • View: Gerencia a saída gráfica e textual da parte da aplicação visível ao usuário final, não possuindo a responsabilidade de saber quando vai exibir os dados, apenas como irá exibi-los.
  • Controller: Essa é a camada que sabe quem chamar e quando chamar para executar determinada ação, interpretando as entradas do mouse e teclado do usuário, comandando a visão e o modelo para se alterarem de forma apropriada.

CodeIgniter 3 - Framework PHP
Curso CodeIgniter 3 - Framework PHP
Conhecer o curso

Características do Codelgniter

Possuindo uma ótima performance e com um conjunto de arquivos relativamente pequeno, o Codelgniter pode ser uma ótima opção para o desenvolvimento de projetos por possuir diversas características, como veremos abaixo:

  • Framework com estrutura simples;
  • Ótimo desempenho;
  • Soluções simples sem complexidade;
  • Boas práticas de segurança;
  • Excelente documentação;
  • Baixa necessidade de configurações;

Podemos então concluir…

Como vimos neste artigo, o CodeIgniter é uma excelente alternativa aos diversos outros frameworks PHP existentes no mercado. Possui uma estrutura simples e eficaz, o que o torna ainda mais atrativo para desenvolvedores iniciantes.

No site do Codelgniter é possível encontrar toda documentação necessária para sua utilização, além de links para canais de comunicação entre a comunidade.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos