Desenvolvimento Back-end Java

Conhecendo o projeto Spring Data

Nesse artigo vamos conhecer o projeto Spring Data, veremos qual o objetivo desse projeto e entender como o mesmo funciona.

5 meses atrás

Persistência de dados é algo essencial na grande maioria das aplicações, é muito comum que a sua aplicação precise acessar um banco de dados e então realizar diversas operações de leitura e escrita. Para facilitar a vida de quem desenvolve software e precisa realizar operações no banco de dados existem diversas bibliotecas e frameworks para o mais diversos tipos de banco de dados. Entretanto migrar a sua aplicação entre as diferentes bibliotecas existentes no mercado pode ser um tanto quanto trabalhoso e é pensando nisso que dentro do ecossistema Spring temos o projeto Spring Data.

Desenvolvedor Spring Full-Stack
Formação Desenvolvedor Spring Full-Stack
Conhecer a formação

O que é o Spring Data?

O Spring Data é um conjunto de diversas frameworks que possuem o objetivo de facilitar o processo de persistência de dados em aplicações Spring, sendo que cada uma dessas frameworks foram pensadas para um contexto diferente.

Dentro do Spring Data podemos encontrar frameworks como o Spring Data JDBC que facilita realizar operações no banco de dados utilizando a JDBC (Java Database Connectivity), temos também o Spring Data MongoDB que provê integração com o banco de dados NoSQL MongoDB, o Spring Data JPA que facilita o uso da JPA (Java Persistence API) dentro de aplicações Spring.

Porém ainda é possível encontramos outras frameworks dentro desse conjunto, recomendo fortemente acessar a página oficial do projeto para ver quais outras frameworks fazem parte do Spring Data.

E por último, além do Spring Data ser um agregador de outros projetos, ele também disponibiliza algumas interfaces que são utilizadas em todos os seus subprojetos com o objetivo de padronizar o uso dos mesmos, isso serve principalmente para diminuir a curva de aprendizado necessária ao mudar de um projeto como o Spring Data JPA para o Spring Data MongoDB.

As principais interfaces providas pelo Spring Data são as Repository, CrudRepository e a PagingAndSortingRepository. No diagrama abaixo é possível ver como as interfaces do Spring Data se relacionam:

Analisando rapidamente os métodos das interfaces providas pelo Spring Data já podemos perceber que o mesmo disponibiliza os métodos necessários para realizar as operações de CRUD (Create, Read, Update e Delete) no banco de dados, além também de disponibilizar buscas utilizando ordenação e paginação.

Conclusão

Spring Framework - Spring Data JPA
Curso Spring Framework - Spring Data JPA
Conhecer o curso

Neste artigo tivemos uma breve introdução ao projeto Spring Data, entendemos que o mesmo é um conjunto de frameworks voltadas para realizar persistência de dados onde cada uma foi pensada para um diferente contexto, porém todas seguem uma padronização que facilita bastante a vida quem desenvolve software quando uma mudança na forma como os dados são persistidos acontece.

Entender sobre o Spring Data é a base para que possamos entender com facilidade como funcionam e como podemos utilizar os seus subprojetos, algo que pretendo falar em artigos futuros.

Autor(a) do artigo

Cleyson Lima
Cleyson Lima

Professor, programador, fã de One Piece e finge saber cozinhar. Cleyson é graduando em Licenciatura em Informática pelo IFPI - Campus Teresina Zona Sul, nos anos de 2019 e 2020 esteve envolvido em vários projetos coordenados pela secretaria municipal de educação da cidade de Teresina, onde o foco era introduzir alunos da rede pública no mundo da programação e robótica. Hoje é instrutor dos cursos de Spring na TreinaWeb, mas diz que seu coração sempre pertencerá ao Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos