Rede de computadores

Conhecendo o servidor de arquivos Samba

Veja neste artigo o que é o servidor de arquivos Samba.

há 3 anos 2 meses

Formação Administrador de redes
Conheça a formação em detalhes

Lançado em meados dos anos 90, mais precisamente em 1992, sob a licença GNU (General Public License), o Samba é um servidor de arquivos multiplataforma desenvolvido por Andrew Tridgell (famoso programador Australiano por suas contribuições na área de software livre).

O Samba é um software que tem como principal finalidade o compartilhamento de arquivos de servidores Linux para consumo em computadores Windows. Desta forma, é possível utilizar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros e acessar estas informações através de computadores com Windows.

Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Curso Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Conhecer o curso

Afinal, o que vem a ser um servidor de arquivos?

Um servidor de arquivos, na computação, nada mais é que um computador conectado à rede que tem como principal objetivo proporcionar um local para armazenamento e compartilhamento de arquivos, como documentos, arquivos de som, imagens, bases de dados, entre outros, e que podem ser acessados por outros computadores caso estejam conectados à mesma rede.

Os servidores de arquivos são bastante funcionais em, por exemplo, organizações que visam o compartilhamento de arquivos de dados entre setores.

Imagine uma empresa que possui um servidor central com todos os arquivos necessários para seus colaboradores. Ao invés de armazenar estes arquivos localmente em cada um dos computadores, pode-se utilizar um servidor de arquivos para este acesso, como podemos ver na imagem abaixo:

servidor de arquivos

De volta ao Samba

Gratuito e totalmente configurável, o Samba ainda conta com uma excelente comunidade de desenvolvedores, que faz com que a ferramenta esteja sempre em constante atualização e conta com grande suporte.

Diversas empresas o utilizam, pois os servidores de arquivos Samba contam com uma grande segurança, já há uma grande rigidez no controle dos seus recursos que serão oferecidos.

Características do Samba

Além de permitir o compartilhamento de informações em uma rede para diversos computadores, o Samba possui inúmeras outras características. Dentre elas podemos citar:

  • Multiplataforma;
  • Altamente configurável;
  • Permite a instalação e configuração remota;
  • Gratuito;
  • Controle de acesso e privilégios;
  • Comunidade ativa;
  • Compartilhamento de arquivos, documentos, impressoras, diretórios, entre outros, com máquinas que rodam o Windows;
  • Compatível com praticamente qualquer versão do Windows, entre outros.

Rede de Computadores - Projeto de Redes
Curso Rede de Computadores - Projeto de Redes
Conhecer o curso

Podemos então concluir…

Como visto durante todo o artigo, o Samba possui diversas vantagens. Dentre elas a possibilidade de criação de um sistema de arquivos a ser consumido por computadores Windows em servidores Linux, o que garante um ótimo custo benefício, o controle de acesso e privilégios de arquivos, comunidade ativa e diversas outras vantagens, o que torna o Samba uma excelente alternativa caso precisemos compartilhar informações entre diversos computadores Windows em uma mesma rede.

No site do Samba é possível encontrar toda a sua documentação, download e diversas informações a respeito do poderoso servidor de arquivos.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos