Dart

Conhecendo variáveis e constantes no Dart

Neste artigo conheceremos as variáveis e constantes no Dart.

há 2 anos 10 meses

Formação Desenvolvedor Dart Flutter
Conheça a formação em detalhes

Lançado em 2011, o Dart é uma linguagem de programação multiparadigma criada pela Google, inicialmente desenvolvida para substituir o Javascript (o que não teve muito sucesso em sua “missão” principal).

Apesar de ter sido lançada em 2011, foi só com o Flutter, framework para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma, que o Dart ganhou mercado, já que a ideia inicial de substituir o Javascript não funcionou muito bem.

Possui uma sintaxe com estilo baseado no C, uma linguagem poderosa e que suporta um dos principais paradigmas do mercado, o paradigma da Orientação à Objetos. O Dart implementa todos os recursos necessários para trabalhar com paradigma orientado a objetos de forma eficiente e elegante.

Possui como principais características:

  • Fortemente tipada;
  • Orientada a objetos;
  • Possui sintaxe baseada na linguagem C;
  • Multiplataforma, entre outros.

Características de tipagem do Dart

Toda linguagem de programação possui uma tipagem, que é basicamente um conjunto de regras que as define como: Tipagem estática ou dinâmica e forte ou fraca.

O Dart, assim como diversas outras linguagens de programação, como o C, C++ e Java, possui tipagem estática. Linguagens com tipagem estática não permitem ao desenvolvedor alterar o tipo da variável depois de declarada. Geralmente a verificação de tipo é feita em tempo de compilação. Desta forma, durante a execução do programa ou até mesmo durante a sua compilação, o tipo de uma variável é checado e definido, não podendo mais ser alterado.

Além disso, o Dart possui como característica a tipagem forte, ou seja, a linguagem não pode realizar conversões automaticamente entre todos os tipos suportados, isso geraria um erro de compilação e o código não seria executado.

Tipos de Dados no Dart

Como vimos anteriormente, o Dart possui tipagem estática, ou seja, suas variáveis não podem armazenar dados de diferentes tipos. No Dart os tipos suportados são:

Inteiro

O tipo inteiro é representado por toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto de números inteiros relativos (números positivos, negativos ou o zero).

Exemplo:


void main() {
   int numero = 10;
   print(numero); // 10
}

Double

O tipo double é representado por números decimais, ou seja, números que possuem partes fracionadas.

Exemplo:


void main() {
   double numero_decimal = 10.5;
   print(numero_decimal); // 10.5
}

String

String é uma cadeia de caracteres que representam textos.

Exemplo:


void main() {
   String nome = "Treinaweb";
   print(nome); // Treinaweb
}

Booleano

Variáveis booleanas armazenam valores lógicos que podem ser verdadeiro ou falso.

Exemplo:


void main() {
   bool vivo = true;
   print(vivo); // true
}

Dynamic

O tipo dynamic é um tipo especial no Dart que permite que uma variável consiga armazenar qualquer tipo de dado e, inclusive, alterá-lo em tempo de execução.


void main() {
   dynamic dinamico = "Treinaweb";
   print(dinamico); // Treinaweb
   dinamico = 10;
   print(dinamico); // 10
}

Regras de nomeação de variáveis

A linguagem de programação Dart possui como regra de nomeação de variáveis o formato “lowerCamelCase”.

Este formato determina que o nome das variáveis possuam um padrão em que as palavras iniciem com letras minúsculas e, caso possua, os espaços são substituídos pela letra maiúscula da próxima palavra conforme podemos verificar abaixo:


variavel = "Treinaweb";

print(variavel); // Treinaweb

variavelNomeComposto = "Treinaweb";

print(variavelNomeComposto); //Treinaweb

Dart - Fundamentos
Curso Dart - Fundamentos
Conhecer o curso

Declarando variáveis

A declaração de variáveis no Dart é um processo muito simples e há duas formas de realizar este processo. A primeira é declarar o tipo da variável, seguido do nome e seu valor, como podemos ver abaixo:


String variavel = "valor_da_variavel"

A segunda é determinar a palavra “var”, seguido do nome da variável e seu valor. Este tipo de declaração irá criar uma variável com o tipo definido pelo valor que a variável está armazenando, como podemos ver abaixo:


void main() {
   var nome = "teste";
   print(nome);
}

O código acima irá determinar que a variável “nome” possui o tipo String, já que é o tipo do valor armazenado nela.

Declarando constantes

A regra de nomeação das constantes no Dart segue o mesmo padrão das variáveis. Porém, por possuir tipagem estática, os valores atribuídos à constantes não podem ser alterados. Além disso, precisamos utilizar a palavra reservada “const” para determinar que estamos criando uma constante:


void main() {
   const NOME = "teste";
   print(NOME);
   NOME = "teste2";
   print(NOME);
}

O código acima irá gerar um erro, já que estamos tentando alterar o valor da constante, o que não é permitido pelo Dart.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos