Python Conhecendo variáveis e constantes no Python

Conheça neste artigo as variáveis e constantes no Python.

Ana Paula de Andrade 26 de janeiro de 2021

Criado por Guido Van Rossum em meados dos anos 90, o Python é uma linguagem de programação de alto nível, multiplataforma e open source.

É uma linguagem que ganhou destaque nos últimos anos por possuir uma ótima curva de aprendizagem, ser uma linguagem leve e ter se tornado uma das principais linguagens para o desenvolvimento de IA, Machine Learning e Big Data (áreas em grande crescimento nos últimos anos).

Multiparadigma, ou seja, suporta diversos paradigmas de desenvolvimento, como, orientado a objetos, funcional, imperativo, interpretado, entre outros. Desta forma, com o Python um mesmo programa pode ser feito utilizando diferentes paradigmas ou um único programa poderá ser desenvolvido utilizando mais de um paradigma.

Neste artigo, conheceremos as variáveis e constantes da linguagem e aprenderemos como declará-las.

Python - Fundamentos
Curso de Python - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Características de tipagem do Python

Toda linguagem de programação possui uma tipagem, que é basicamente um conjunto de regras que as define como: Tipagem estática ou dinâmica e forte ou fraca.

O Python é uma das principais linguagens que possui tipagem dinâmica. A tipagem dinâmica é a característica que muitas linguagens de programação possuem por não exigirem que os tipos de dados sejam declarados, pois são capazes de realizar esta escolha dinamicamente. Desta forma, durante a execução do programa ou até mesmo durante a sua compilação, o tipo de uma variável poderá ser alterado.

Além disso, o Python possui como característica a tipagem fraca, ou seja, a linguagem pode realizar conversões automaticamente entre todos os tipos suportados.

Tipos de Dados no Python

Como vimos anteriormente, o Python possui tipagem dinâmica, ou seja, suas variáveis podem armazenar dados de diferentes tipos. No Python os tipos suportados são:

Inteiro

O tipo inteiro é representado por toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto de números inteiros relativos (números positivos, negativos ou o zero).

Exemplo:

inteiro = 15

print(type(inteiro)) # <class 'int'>

Float

O tipo float é representado por números decimais, ou seja, números que possuem partes fracionadas.

Exemplo:

ponto_flutuante =  25.10

print(type(ponto_flutuante)) # <class 'float'>

String

String é uma cadeia de caracteres que representam textos.

Exemplo:

nome = "Treinaweb"

print(type(nome)) # <class 'str'>

Booleano

Variáveis booleanas armazenam valores lógicos que podem ser verdadeiro ou falso.

Exemplo:

booleano = True

print(type(booleano)) # <class 'bool'>


Tipo complexo

As variáveis de tipo complexo armazenam dados com formato misto, ou seja, dados de diferentes tipos em uma mesma sentença.

Exemplo:

complexo = 25 + 3j

print(type(complexo)) # <class 'complex'>

Python - Orientação a objetos
Curso de Python - Orientação a objetos
CONHEÇA O CURSO

Regras de nomeação de variáveis

A linguagem de programação Python possui como regra de nomeação de variáveis o formato snake_case.

Este formato determina que o nome das variáveis possuam um padrão em que, as palavras sejam definidas em letras minúsculas e, caso possua, os espaços serão substituídos por “underline” conforme podemos verificar abaixo:

variavel_com_nome_composto = "Treinaweb" 

print(variavel_com_nome_composto) # Treinaweb

Declarando variáveis

A declaração de variáveis no Python é um processo muito simples. Por não possuir um escopo padrão para seus scripts, basta definir o nome da variável e, em seguida, atribuir o valor desejável:

nome_da_variavel = "valor_da_variavel"

Declarando constantes

A regra de nomeação das constantes no Python segue um padrão parecido com as de variáveis, com a diferença de que todas as letras são maiúsculas e separadas por underline “_”. Porém, por possuir tipagem dinâmica, os valores atribuídos à constantes podem ser alterados sem problemas:

MINHA_CONSTANTE = 10

print(MINHA_CONSTANTE) # 10

MINHA_CONSTANTE = 15

print(MINHA_CONSTANTE) # 10

Conclusão

Como vimos nesse artigo, o Python possui tipagem dinâmica e fraca, o que permite que uma variável possa armazenar dados de diferentes tipos em fases diferentes do script. Isso torna o processo de desenvolvimento mais simples, já que não precisamos nos preocupar com o tipo que uma variável vai armazenar, mas pode criar uma bagunça generalizada, caso você use uma variável para várias tarefas em seu programa, então é bom tomar cuidado e, principalmente, ser organizado quanto ao seu desenvolvimento.

Se você quer conhecer mais sobre Python, acesse nosso guia da linguagem.

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Ana Paula de Andrade
    Ana Paula de Andrade

    Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados