Tecnologia Controle de versão

Criando release no GitHub

Neste artigo veremos como criar releases utilizando o GitHub.

há 4 anos 3 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Uma das mais conhecidas plataformas de hospedagem de código-fonte com controle de versão utilizando o Git, o GitHub, hoje pertencente à Microsoft, é mundialmente utilizado por diversos programadores cadastrados na plataforma que contribuem diariamente com seus projetos privados ou Open Source.

Dentro da plataforma há diversos recursos para gerenciar nossos projetos. Um destes recursos é a criação de releases de um software.

Neste artigo veremos o que são e como criar releases no GitHub.

O que são Release?

Release são versões de um software. Quando estamos desenvolvendo uma aplicação, é comum que a disponibilizamos entre versões. Essas versões, no GitHub, são chamadas de Releases.

Por exemplo, imagine que você está desenvolvendo um software clínico e programou todas as funcionalidades necessárias para lançar a versão 1.0 da sua aplicação. Neste momento, você geraria um release com a versão 1.0 do software que conteria todo o código-fonte.

Depois de um tempo, com a inclusão de novas funcionalidades, chegou o momento de lançar a versão 2.0 da aplicação. Agora, você geraria um release da versão 2.0 do software contendo a inclusão das novas funcionalidades.

Sendo assim, sempre que você quiser lançar uma nova versão contendo alterações ou inclusões de novas funcionalidades em um software, novas releases serão lançadas.

Git e GitHub - Controle de versão
Curso Git e GitHub - Controle de versão
Conhecer o curso

Gerando Releases

O primeiro passo é abrir o repositório do projeto no GitHub e clicar sobre o botão “RELEASES” como mostrado abaixo:

Tela de Releases do GitHub

Após isso, na página a seguir, clicaremos sobre o botão “CREATE A NEW RELEASE”. É nesta página que todos os releases do projeto serão listados.

Criando Release no Github

Agora basta apenas informar o número da versão que a release representará, qual branch será utilizada como base para criação da release, um título para esta release e um texto descrevendo esta nova versão do software.

Após informar todos os dados, basta clicar sobre o botão “PUBLISH RELEASE”.

publicando realese

Feito isso, a release estará disponível e pronta para ser baixada.

Tela do Release criado com sucesso

Desenvolvedor C#
Formação Desenvolvedor C#
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos