Controle de versão Git

Criando repositório no BitBucket

Veja neste artigo como criar repositório no BitBucket.

há 3 anos 10 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O que é o BitBucket?

Lançado em 2008, o BitBucket é uma plataforma para hospedagem e gerência de código-fonte de projetos criada pela Atlassian e possui como principal concorrente o Github. Sendo assim, neste artigo veremos como criar um repositório no BitBucket.

Escrito em Python, o BitBucket permite que sejam criados repositórios privados para até 5 desenvolvedores de forma gratuita, tornando uma excelente escolha para pequenos projetos.

Diversas empresas utilizam o BitBucket, dentre elas podemos citar, PayPal, Ford, Pandora, entre outras.

Dentre suas principais vantagens, podemos listar:

  • Repositórios gratuitos, privados e ilimitados;
  • Suporte a integração contínua utilizando Pipelines;
  • Integração com Jira e Trello;
  • Revisão de código;
  • Solicitações Pull;
  • Possui três tipos de planos (Free, Standard e Premium);
  • Criação de repositórios privados para até 5 desenvolvedores de forma gratuita, entre outros.

Git - Fundamentos
Curso Git - Fundamentos
Conhecer o curso

O que é um repositório?

Basicamente, um repositório é um local de armazenamento do nosso código-fonte. É nele que nossos códigos serão armazenados e versionados.

Nos tópicos abaixo veremos como criar uma conta e como criar repositórios no BitBucket.

Criando repositórios

Criando uma conta no BitBucket

Para criar um repositório no BitBucket, precisamos possuir uma conta válida em seu site.

Para iniciar, precisamos acessar o site do BitBucket para realizarmos o cadastro gratuito no site para então prosseguirmos com a criação do nosso repositório.

Na tela inicial, terão as opções “Get started” no canto superior à direita ou centralizado o botão “Get started for free”.

Após clicar sobre alguns dos botões citados anteriormente, você será direcionado à próxima página, onde, para criar sua conta, é necessário informar um e-mail pessoal e válido para cadastro, conforme imagens abaixo:

Acessando o site do BitBucket

Criando conta no BitBucket

Após inserir seu e-mail, clique sobre o botão “Continue”. Na próxima página é necessário informar seu nome completo, uma senha, confirmar sua autenticidade e clicar sobre “Sign up”.

Criando conta no BitBucket

A seguir, é necessário verificar o seu e-mail para realizar a confirmação de sua conta no BitBucket conforme imagem abaixo:

Verificar e-mail do BitBucket

Após confirmação, clicando sobre “Verify your email” em seu e-mail, você será direcionado à página para que possa criar seu perfil fornecendo seu nome de usuário conforme podemos ver na imagem abaixo:

Criando usuário no BitBucket

Após escolher seu nome de usuário e clicar sobre “Continue”, o próximo passo é apenas relatar as suas experiências ao utilizar o BitBucket e clicar sobre o botão “Submit”, conforme podemos ver na imagem abaixo.

Formulario de experiencia do BitBucket

Tudo pronto. Após realizar os passos acima, você se encontrará logado na página inicial do BitBucket, pronto para adicionar seus projetos.

Criando repositório no BitBucket

Estando logado ao BitBucket, basta clicar sobre o botão lateral à esquerda “Repositories”, onde aparecerá a tela ao lado para criar o repositório, conforme as imagens abaixo:

Criando repositório no BitBucket

Criando repositório no BitBucket

Após clicar sobre o botão no canto superior à direta “Create Repository”, você será direcionado para próxima página onde irá inserir o nome do projeto, o nome do seu repositório e definir a visibilidade do repositório (público ou privado) e clicar sobre “Create repository”, conforme imagem abaixo:

Criando repositório no BitBucket

Com isso, o repositório será criado com sucesso e já estaremos aptos a enviar nosso projeto para o BitBucket! ;)

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos