Criando repositórios para o NuGet

Existem situações onde o NuGet não pode ser acessado livremente. Mesmo que os desenvolvedores desejem ter acesso irrestrito a este gerenciador de pacotes, políticas de segurança da rede, ou mesmo limitações do ambiente (um local sem internet) podem limitar este acesso.

Felizmente o NuGet indica soluções para essas situações.

C# (C Sharp) Básico
Curso de C# (C Sharp) Básico
CONHEÇA O CURSO

Servidor local

Geralmente quando estamos sem internet, em uma longa viagem, ou em um cliente que não libera o acesso à rede, a instalação dos pacotes NuGet fica comprometida. Não tem como instalar um pacote sem ter acesso ao nuget.org, ou tem?

Ao acessar um pacote no nuget.org, é possível ver que ele pode ser baixado:

Se ele possibilita o download do pacote, então deve ter uma forma de listá-lo offline, certo? Sim, tem, podemos criar uma pasta na rede ou no computador local, com os pacotes mais comuns:

E no Visual Studio, em Tools > NuGet Package Manager > Package Sources, é possível definir a pasta como uma fonte para o NuGet:

Com isso, quando o computador não tiver acesso à internet, ele irá procurar os pacotes no servidor local.

NuGet.Sever

O NuGet.Server é um pacote que pode ser adicionado a uma aplicação ASP.NET, e a transforma em um servidor de pacotes.

A sua configuração é simples, basta criar uma aplicação web do ASP.NET no Visual Studio, e nela adicionar o pacote NuGet.Server:

Ao fazer isso, será criada uma pasta chamada Packages no projeto:

É nesta pasta que deve ser adicionados os pacotes:

Só é importante definir nas propriedades do arquivo que ele sempre deve ser copiado quando a aplicação for executada ou publicada:

E ao executar a aplicação:

Serão mostradas as URLs do servidor NuGet, que você pode utilizar para configurar no Package Sources, ou mesmo para enviar novos pacotes.

C# (C Sharp) Intermediário
Curso de C# (C Sharp) Intermediário
CONHEÇA O CURSO

A apikey que deve ser informada para se enviar novos pacotes, pode ser configurada no arquivo web.config da aplicação, em:

<appSettings>
    <add key="apiKey" value="" />
</appSettings>

Mas você desabilitar esta exigência no atributo requireApiKey:

<appSettings>
    <add key="requireApiKey" value="false" />
</appSettings>

Na página do NuGet, você pode ver mais opções de configuração.

NuGet Gallery

Caso não queria criar um projeto, você pode copiar do GitHub o NuGet Gallery, e publicá-lo em um servidor IIS. As configurações dele serão iguais do NuGet.Server.

Haverá uma pasta Packages onde os pacotes poderão ser adicionados e uma ApiKey deve ser definida na chave apiKey do arquivo web.config.

Serviços de terceiros

Caso não queira utilizar nenhuma das opções acima, você pode utilizar algum serviço de terceiro, como os abaixo:

Eles permitem a criação de um servidor de pacote privado. A vantagem deste método, é que o serviço que se encarregará de manter os pacotes do servidor privado atualizados.

C# (C Sharp) Avançado
Curso de C# (C Sharp) Avançado
CONHEÇA O CURSO

Conclusão

O NuGet possui várias funcionalidades que não são muito conhecidas, mas que podem ser utilizadas quando os desenvolvedores quiserem ter mais controle sobre os pacotes, ou quando houver certos receios quanto ao seu uso irrestrito.

Deixe seu comentário

Instrutor, nerd, cinéfilo e desenvolvedor nas horas vagas. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Metodista de São Paulo.