Criando um Portfólio com o Pingendo

Diferente de um currículo, o portfólio é o meio mais completo de expor sua experiência profissional.

Desta forma, você poderá utilizá-lo para compartilhar suas experiências de maneira mais organizada na web.

Neste artigo criaremos uma página web para que você possa utilizar como portfólio pessoal utilizando o Pingendo.

Ferramenta utilizada

Para criação desta página, utilizaremos o Pingendo pelo fato de ser uma ferramenta de fácil uso e extremamente simples.

Com o Pingendo é possível criar páginas web responsivas no estilo “arrasta e solta”. Por este motivo, esta ferramenta é ideal para criação de páginas mesmo que você não possua tanto conhecimento sobre programação.

O primeiro passo é entrar em seu site no link: https://pingendo.com/ e realizar o download da ferramenta.

Ao clicar no “Download”, selecione o seu sistema operacional e a ferramenta começará a ser baixada.

Após baixar a ferramenta, basta instalá-la em seu computador “NEXT-NEXT-FINISH”, e pronto! Inicializaremos a criação do nosso portfólio.

Neste artigo faremos algo bem básico. Uma pequena página para que você tenha apenas uma noção do que a ferramenta proporciona.

Realizando a criação do nosso Portfólio

Após instalar o Pingendo, abriremos a ferramenta para iniciar.

Logo na página inicial já nos deparamos com alguns templates prontos, e podemos utilizar aquele que mais nos agrada, realizando apenas as alterações necessárias.

Lembrando que não estaremos manipulando códigos (HTML/CSS) na criação deste portfólio, já que a ferramenta permite a criação de páginas no estilo “arrasta e solta”. 🙂

Selecionaremos o template desejado, a pasta de destino e clicaremos em CREATE.

Logo após, selecionamos o arquivo “index.html” para editá-lo.

Pronto! A partir daí, podemos começar a editar todo layout conforme nossa necessidade.

A ferramenta é totalmente simples (como dito acima), e ao clicar nos botões ou sobre as caixas de texto, podemos editá-las, alterá-las, excluí-las ou inserir imagens. Fica a cargo da sua criatividade.

Abaixo, mostraremos algumas formas de editar o template utilizado.

Lembrando que não estamos modificando a estrutura do template utilizado, apenas realizando algumas alterações para se encaixar na página que desejamos criar.

Para alterar o texto, basta clicar sobre componente desejado e inserir o novo texto. Na barra lateral direita, é possível aumentar a fonte, centralizar o texto, alterar a cor, entre outras opções.

É possível também excluir todo o componente ou toda seção a qual este componente pertence, como mostra na imagem abaixo:

Outra opção é poder alterar as imagens, como mostra na imagem abaixo. Clicando na imagem padrão do template, basta procurar na lateral direita a URL da nova imagem e inseri-la.

Abaixo, veremos o Portfólio criado com a ferramenta.

Concluindo:

Neste artigo vimos o quão fácil é criar uma página web com o Pingendo, mesmo que você não tenha tanto conhecimento em programação.

Vale ressaltar que, apesar de ser uma ferramenta de fácil utilização, é importante aprender as tecnologias que envolvem a criação de páginas web (HTML/CSS/JavaScript) pois, desta forma, você poderá criar páginas personalizadas ou até mesmo manipular o código dos templates utilizados pelo Pingendo.

Deixe seu comentário
Share

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia.

JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PROGRAMADORES