Data Science Data Analytics: o que é e qual sua importância

Atualmente vivemos na era dos dados. Confira neste artigo o que vem a ser Data Analytics, sua importância e do poder que a informação nos traz.

Marylene Guedes 12 de outubro de 2020

Atualmente vivemos na era dos dados. A quantidade de dados que são gerados por minuto é enorme, dados estes que vem sendo muito utilizados. Com essa quantidade de dados disponíveis no mercado atualmente, talvez você já tenha visto o termo Data Analyticsou Análise de Dados.

Essa análise de dados está mudando o mundo e a forma como consumidores e empresas se relacionam. Por isso, as empresas têm valorizado cada vez mais a análise desses dados a fim de se obter vantagens competitivas.

Mas, para que possamos pensar em estratégias, devemos saber organizar e analisar corretamente esses dados. Para isso surgiu o termo Data Analytics.

O que vem a ser Data Analytics?

O Data Analytics é um processo onde através de um grande volume de dados podemos estudar o mercado, comportamento de consumidores, tendências, análise de concorrência, etc. Dados estes que podem vir de pesquisas, feedbacks, métricas, entre outras.

Assim, através de conceitos, técnicas e ferramentas podemos encontrar padrões, insights e chegar a conclusões com os dados extraídos, aplicando um processo algorítmico ou mecânico para obter informações precisas.

Ao final, podemos identificar o melhor rumo a se tomar, ter uma tomada de decisão realmente orientada a dados, fazendo com que ela seja mais precisa e assertiva.

R - Introdução ao Data Analytics
Curso de R - Introdução ao Data Analytics
CONHEÇA O CURSO

Data Analytics e a importância no mercado

Cada um desses dados que puderam ser analisados com objetivo de obter insights, podem beneficiar as estratégias e melhorar os resultados da empresa. É por isso que, a cada dia, mais organizações buscam trazer este tipo de inteligência para dentro de seu negócio.

Em um cenário com alto índice de competitividade, quanto melhor a tomada de decisão ser mais assertiva, precisa e, sobretudo, antecipada à concorrência, melhor.

Algumas outras vantagens que podemos citar são a agilidade em poder analisar os dados, já que com o avanço da tecnologia, é possível analisar grandes volumes de dados de uma forma muito mais rápida com diferentes fontes.

Também podemos citar a melhoria oferecida nos produtos e serviços, onde estes poderão exercê-los de acordo com a análise, a fim de atender cada vez melhor às necessidades dos clientes.

Profissionais que trabalham com data analytics podem utilizar ferramentas como SAS e R para extrair dados a fim de procurar informações de valor, porém isso não é algo imprescindível aos profissionais que trabalham com isso. Essa habilidade de conseguir transformar os dados em algo que possa ser facilmente visualizado faz toda a diferença no momento de apresentar resultados.

O Data Analytics veio para contribuir dando uma base sólida, para que as empresas tenham uma boa estratégia de negócios, garantindo assim o alcance dos objetivos estabelecidos. O negócio só tem a ganhar com a utilização dessas tecnologias.

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Marylene Guedes
    Marylene Guedes

    Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados