Data Science

Data Analytics: o que é e qual sua importância

Atualmente vivemos na era dos dados. Confira neste artigo o que vem a ser Data Analytics, sua importância e do poder que a informação nos traz.

há 3 anos 6 meses

Formação Machine Learning com Python
Conheça a formação em detalhes

Atualmente vivemos na era dos dados. A quantidade de dados que são gerados por minuto é enorme, dados estes que vem sendo muito utilizados. Com essa quantidade de dados disponíveis no mercado atualmente, talvez você já tenha visto o termo Data Analytics - ou Análise de Dados.

Essa análise de dados está mudando o mundo e a forma como consumidores e empresas se relacionam. Por isso, as empresas têm valorizado cada vez mais a análise desses dados a fim de se obter vantagens competitivas.

Mas, para que possamos pensar em estratégias, devemos saber organizar e analisar corretamente esses dados. Para isso surgiu o termo Data Analytics.

O que vem a ser Data Analytics?

O Data Analytics é um processo onde através de um grande volume de dados podemos estudar o mercado, comportamento de consumidores, tendências, análise de concorrência, etc. Dados estes que podem vir de pesquisas, feedbacks, métricas, entre outras.

Assim, através de conceitos, técnicas e ferramentas podemos encontrar padrões, insights e chegar a conclusões com os dados extraídos, aplicando um processo algorítmico ou mecânico para obter informações precisas.

Ao final, podemos identificar o melhor rumo a se tomar, ter uma tomada de decisão realmente orientada a dados, fazendo com que ela seja mais precisa e assertiva.

R - Introdução ao Data Analytics
Curso R - Introdução ao Data Analytics
Conhecer o curso

Data Analytics e a importância no mercado

Cada um desses dados que puderam ser analisados com objetivo de obter insights, podem beneficiar as estratégias e melhorar os resultados da empresa. É por isso que, a cada dia, mais organizações buscam trazer este tipo de inteligência para dentro de seu negócio.

Em um cenário com alto índice de competitividade, quanto melhor a tomada de decisão ser mais assertiva, precisa e, sobretudo, antecipada à concorrência, melhor.

Algumas outras vantagens que podemos citar são a agilidade em poder analisar os dados, já que com o avanço da tecnologia, é possível analisar grandes volumes de dados de uma forma muito mais rápida com diferentes fontes.

Também podemos citar a melhoria oferecida nos produtos e serviços, onde estes poderão exercê-los de acordo com a análise, a fim de atender cada vez melhor às necessidades dos clientes.

Profissionais que trabalham com data analytics podem utilizar ferramentas como SAS e R para extrair dados a fim de procurar informações de valor, porém isso não é algo imprescindível aos profissionais que trabalham com isso. Essa habilidade de conseguir transformar os dados em algo que possa ser facilmente visualizado faz toda a diferença no momento de apresentar resultados.

O Data Analytics veio para contribuir dando uma base sólida, para que as empresas tenham uma boa estratégia de negócios, garantindo assim o alcance dos objetivos estabelecidos. O negócio só tem a ganhar com a utilização dessas tecnologias.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos