Algoritmos

Desmistificando os algoritmos recursivos

Os algoritmos recursivos são fundamentais na solução de muitos problemas envolvendo a computação. Logo, é necessário compreender como eles funcionam.

há 7 anos 4 meses

Formação Base para desenvolvedor
Conheça a formação em detalhes

Os algoritmos recursivos são fundamentais na solução de muitos problemas envolvendo a computação, ainda assim, muitos programadores os veem como algo complexo e de difícil implementação.

Como disse o prof. Siang Wun Song:

Para fazer um procedimento recursivo é preciso ter fé.

Calma! Apesar da fala do prof. Siang, implementar um algoritmo recursivo não é um bicho de sete cabeças. Veremos alguns passos para compreendê-los de vez. o/

C Básico
Curso C Básico
Conhecer o curso

Primeiro devemos entender o que é a recursividade. Uma função recursiva chama a si mesma dentro do próprio escopo. Pode ser uma recursão direta onde uma função A chama a própria função A ou uma recursão indireta onde uma função A chama uma função B que por sua vez chama a função A. Além de chamar a si mesma, a função recursiva deve possuir uma condição de parada que a impedirá de entrar em loop infinito.

Antes de criar uma função recursiva para determinado problema, é preciso saber se ele possui uma estrutura recursiva. Neste caso, devemos verificar se parte do problema possui o mesmo tipo do original, assim podemos dizer que a solução para ele é a recursividade. Para compreender melhor, vamos analisar o caso do somatório onde temos um número natural n >= 0 e queremos descobrir a soma de todos os números de n até 0.

Antes de criar o algoritmo devemos extrair dois elementos do problema: O caso base que se tornará a condição de parada e o passo recursivo. Vejamos algumas possíveis iterações do problema:

No caso do somatório, é possível identificar que para cada valor de n o último elemento sempre é 0, assim podemos confirmar que este é o caso base.

Analisando um pouco mais as iterações temos que para cada valor de n vamos diminuindo em 1 até que chegue ao valor 0.

Assim, nós temos que o somatório de um número natural n é o próprio n adicionado ao somatório do número antecessor (Somatório de n = n + (n-1) + (n-2) + ... + 0). Logo, o nosso passo recursivo é n + soma(n-1).

Sabemos que o caso base é 0 e o somatório de 0 é ele mesmo, estão essa será a nossa condição de parada. O nosso passo recurso é n + soma(n-1), assim já temos os elementos da nossa função recursiva e podemos criá-la:

int soma(int n){
    if(n == 0)
        return 0;
    return n + soma(n-1);
}

Esta é a implementação em C para resolver o problema de forma recursiva. Para um número natural n informado, a função irá executar até que seja encontrado o caso base e assim retornar o valor do somatório.

Vamos analisar outro problema clássico que pode ser resolvido com recursividade: o fatorial de um número natural n >= 1. O fatorial é bem semelhante ao somatório, porém é feito com multiplicação sucessiva.

Vamos analisar as possíveis iterações:

No exemplo do fatorial, o nosso caso base é 1, portanto, a nossa condição de parada será verificar se o número é 1 e, caso seja, a função deverá retorná-lo. Também é possível definir o nosso passo recursivo: fatorial de n = n x (n - 1) x (n - 2) x ... x 1 logo n! = n x fatorial(n - 1). Por fim, chegamos à seguinte implementação em C:

int fatorial(int n){
    if(n == 1)
        return 1;
    return n * fatorial(n-1);
}

Uma grande vantagem da recursividade é o fato de gerar uma redução no tamanho do algoritmo, permitindo descrevê-lo de forma mais clara e concisa. Porém, todo cuidado é pouco ao se fazer módulos recursivos. Basta seguir estes passos e você não terá grandes problemas. Como disse L. Peter Deutsch:

Iterar é humano, fazer recursão é divino.

Um abraço e até a próxima!

Bootstrap - Layout e Grid System
Curso Bootstrap - Layout e Grid System
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Daniel Viana
Daniel Viana

Instrutor, Desenvolvedor Android, Mestrando em Bioinformática pela UFMG, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela UCAM, Graduado em Ciência da Computação pela FUNIP, Membro da SBC, ACM e AB3C.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos