Devo fazer uma faculdade ou um curso de especialização?

Se você chegou neste artigo é porque provavelmente quer iniciar na área de TI ou até mesmo aprimorá-la. Quando se está iniciando é comum pensar: “Para começar na área de TI, eu realmente preciso fazer uma faculdade?”. Pois bem, vamos falar um pouco sobre neste artigo.

Primeiramente vamos fazer um breve resumo de cada um deles.

A faculdade visa fornecer uma formação generalista em TI, que engloba outras áreas para que você tenha conhecimento em diferentes contextos como finanças, marketing, gestão de pessoas, entre outros. E isso é um ponto interessante, pois é importante aprender pelo menos o básico dessas outras áreas.

Já os cursos de especialização são geralmente cursos menores e mais alinhados com o mercado, onde você pode desenvolver novas competências com maior velocidade. É uma formação bem mais prática em pouco tempo.

Desenvolvedor Java Júnior
Formação: Desenvolvedor Java Júnior
A formação Desenvolvedor Java nível Júnior da TreinaWeb tem como objetivo fornecer uma introdução ao desenvolvimento através do Java e todo o ecossistema para desenvolvimento da Oracle. Nesta formação, são abordados tópicos como o desenvolvimento da capacidade analítica, o paradigma orientado a objetos, a preparação do ambiente de desenvolvimento para o Java através do Eclipse e o controle de versão de código através do Git e do GitHub. Além disso, também são abordados aspectos mais essenciais da linguagem e estruturas importantíssimas dentro do ecossistema do Java, como a Stream API, que auxilia a lidar com coleções de dados; a implementação das estruturas de dados mais tradicionais como listas, filas e pilhas; e a API de coleções.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Profundidade técnica e alinhamento com o mercado

Se formos analisar o termo de profundidade técnica, os cursos de especialização ganham nesse quesito, pois vão direto ao ponto. Faculdades não abordam o conteúdo muito profundamente pois elas precisam dar uma base em diversos segmentos, cabe a você estudar por fora também um determinado assunto.

Nas faculdades às vezes precisamos aprender, por exemplo, alguma linguagem que talvez já esteja começando a ficar defasada, mas que está na grade do seu curso para se iniciar na programação. Ou até mesmo aprender algumas tecnologias que você não venha a ter contato no seu ambiente de trabalho. Isso é perda de tempo? Não exatamente pois, como disse, a faculdade visa te dar uma base, aliás, ferramentas mudam muito mais rápido do que os conceitos de TI. E em cima desses conceitos, você pode aprender novas ferramentas.

Os cursos de especialização sempre estão antenados nas atualizações das ferramentas e lançamentos. Então você pode juntar o útil ao agradável 😊

Ok, então para me tornar um bom profissional, eu preciso da graduação?

Não queremos dizer que para ser um bom profissional da área você tenha que ter uma faculdade. Existem vários profissionais muito bons e que não são formados. Você pode ter sucesso na área de TI sem um diploma.

Com um curso de especialização você conseguirá o conhecimento técnico necessário para desempenhar as funções que o mercado pede, porém, várias empresas pedem que o profissional também tenha nível superior. Inclusive, existem projetos no mercado que só podem ser assumidos por equipes compostas por profissionais que tenham nível superior.

Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar que somente teve a prática de mercado e que aprendeu mesmo quando começou a trabalhar, e não na faculdade. Mas a faculdade carrega em si toda uma parte acadêmica, onde além de aprender com as aulas, você desenvolverá projetos que unem diversas disciplinas. Também irá desenvolver muitas outras habilidades como trabalho em equipe, a se comunicar melhor, resolver conflitos, lidar com prazos. Ou seja, já é uma prévia que do que você irá enfrentar no mercado de trabalho, e isso somente uma faculdade irá te proporcionar.

Mas o seu estudo no curso superior não precisa se restringir somente à sala de aula. E é aí que entram os cursos de especialização e a importância deles. Se você quer se destacar perante seus colegas de faculdade é preciso ir além. Muitas vezes alguns professores precisam indicar seus alunos para vagas e você estar um passo à frente faz muita diferença. E não só neste cenário de indicação, mas em qualquer outro na disputa por uma vaga. Além disso é muito legal fazer algo extra, você pode estudar algo que não tenha dentro da graduação ou até mesmo algo que você aprende na faculdade, mas quer se aprofundar ainda mais.

Em cursos online você pode estudar quando quiser e ter o seu próprio ritmo de estudos – sem pressão!. Além de poder escolher o que estudar, você poderá ter um conhecimento muito mais aprofundado. Como foi dito no início, a principal vantagem desses cursos é que eles vão mais direto ao ponto e com muita prática, que é o que mais procuramos. Basta escolher sua área de interesse e se especializar nela. Esses cursos geralmente podem até contar como horas extracurriculares na faculdade.

Mas até mesmo em cursos de especialização online você também terá que ter disciplina e muitas vezes precisará de um norte. “Por onde começar?” “O que fazer?” são algumas questões recorrentes, por isso aqui na TreinaWeb temos todo um direcionamento do que estudar de acordo com seus objetivos, além de todo um acompanhamento com nossos instrutores.

Vale ainda ressaltar a importância de se considerar a qualidade de ensino, independente se é uma faculdade ou um curso de especialização – ou os dois.

Desenvolvedor Front-end Júnior
Formação: Desenvolvedor Front-end Júnior
HTML, CSS e JavaScript são a base de toda a web. Tudo o que você está vendo aqui agora depende deste tripé. Nesta formação vamos iniciar aprendendo lógica. Teremos uma introdução ao HTML e CSS e conheceremos a linguagem JavaScript.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Concluindo

Sabemos que conciliar essas duas atividades (faculdade e cursos de especialização) exigem muita disponibilidade de tempo e dedicação. Mas, o ideal, na verdade, é que o profissional tenha a faculdade e utilize nossos cursos como um complemento, para que assim você saiba melhor o que o mercado de trabalho está usando no momento e o que o mercado espera dos profissionais de TI.

Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.