Estudos Dicas de como estudar programação

Confira neste artigo algumas dicas de como estudar programação com foco na prática.

Marylene Guedes 29 de setembro de 2020

Na área de programação sabemos que a parte teórica é muito importante, mas de nada adianta você apenas ler, ver vídeos, tutoriais… se você não colocar a mão na massa – nesse caso, no código.

Praticar é essencial, ainda mais se você está iniciando na área ou está a procura da primeira oportunidade. Além disso, em muitas entrevistas para vagas de desenvolvedores, há a parte prática, que pode ser realizada junto ao recrutador e outras pessoas da área de TI que te acompanham quanto também em um teste que você deve enviar. Por isso, ter tido essa prática também te ajudará a ganhar confiança para esses processos.

Veremos então como você pode melhorar sua habilidade em programação e resolução de problemas.

Crie um software / app para alguém que precise

Provavelmente há várias pessoas perto de você precisando automatizar tarefas, seja pessoal ou no profissional. Por isso, nada melhor do que você se oferecer para ajudar. No começo, mesmo que não seja remunerado, é uma ótima maneira de você treinar e colocar seu projeto para funcionar. Pode ser algo pequeno, nada muito grandioso. Assim você consegue ver seu software/app funcionando com usuários reais, podendo até disponibilizá-lo para outras pessoas depois.

Além disso, você ainda incrementa seu portfólio. Se possível também coloque todos os repositórios dos seus programas no Github.

Desenvolvedor React
Formação: Desenvolvedor React
O React é utilizado por várias empresas em suas aplicações por sua simplicidade e poder, como Facebook, Instagram, Whatsapp, Netflix e DropBox. Nesta formação veremos todo poder desta biblioteca tão poderosa.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

CodeWars

CodeWars é um site onde você consegue resolver diversos tipos de exercícios nas mais diferentes linguagens de programação.

Segundo o próprio site, nele você pode melhorar suas habilidades treinando com outras pessoas em desafios reais de código. É um ambiente gamificado, onde você vai progredindo ganhando posições e honras. Existem desafios dos mais variados níveis, indo do nível básico até um nível extremamente avançado.

Essa é uma opção, mas existem várias outras plataformas com o mesmo propósito.

Escolha cursos que tenham bastante prática

A parte teórica é muito importante, pois os conceitos te darão uma boa base para aprender o que vier pela frente. Mas também devemos nos atentar à parte prática quando adquirimos cursos – sejam eles presenciais ou online.

O melhor método é essa combinação de teoria e prática, pois somente a prática te fará a ser um copiador de códigos e não é isso que queremos: você deve saber como e o por que de estar fazendo aquilo.

Para incrementar essa parte prática, aqui na TreinaWeb temos os “Projetos Práticos”, onde você inicia a criação de uma aplicação literalmente do zero; e o “Direto ao ponto” que são bem diretos e práticos abordando um determinado tema.

Também temos o Tw Dev Server, uma ferramenta para te ajudar ainda mais nos estudos, seja servindo arquivos ou simulando um back end com api e banco de dados.

E você tem mais dicas de como estudar programação? Conta pra gente =)

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Marylene Guedes
    Marylene Guedes

    Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados