Dicas de marketing digital para e-commerce

Fazer compras pela internet é uma comodidade e tanta. Você pode pesquisar diversos produtos em diversas lojas, pesquisar preços e até achar um determinado produto que você não encontra em lojas físicas perto de você.

Você como empreendedor sabe que ter uma loja online acaba atingindo um público maior. Mas, com toda essa facilidade, a concorrência na internet se torna grande, pois se está fácil para o consumidor acessar e comprar então o mesmo serve para quem quer empreender e abrir sua loja na internet. Há várias opções no mercado para isso.

Para se diferenciar e se destacar nesse mercado, é importante se atentar as questões de marketing digital para se sair bem nas suas vendas. Por isso, vamos abordar algumas dicas para você colocar em prática na sua loja virtual. =)

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Plano de negócio

Você com certeza já ouviu por aí sobre um estabelecimento que abriu e pouco tempo depois fechou, não é? O mesmo serve para o comércio online. Sem um planejamento o negócio não vai pra frente. Ter um planejamento é primordial quando desejamos abrir algo.

O primeiro passo deve ser o Plano de negócio. Nele você definirá muitas coisas como objetivos, metas a curto, médio e longo prazo, estudo de clientes, produtos, etc. Você também pode ter um controle financeiro, de quanto dinheiro tem para investir, gastos, média de retorno, etc.

Valorize seu produto

Como é uma compra online não tem como o seu consumidor pegar o produto e ver com mais detalhes. Por isso, é importante você utilizar fotos originais de seus produtos, além de serem fotos com boa qualidade e de vários ângulos. Aquela opção que você vê em alguns sites de aplicar zoom ao produto também é bem interessante.

Além disso, a riqueza de detalhes nas informações pode fazer o consumidor entender melhor seu produto e não ficar com dúvidas.

Relacionamento com o cliente

O cliente precisa se sentir seguro no seu site. Portanto, estar sempre ativo para futuras dúvidas é importante. Um e-mail onde o consumidor possa entrar em contato e obter uma resposta, ser ativo nas redes sociais, etc.

Quando você tiver uma base de clientes (seja pelo cadastro ou por terem se inscrito em uma newsletter) você pode enviar e-mails contendo promoções, novidades e até descontos especiais para quem é inscrito. Vale lembrar que deve-se tomar cuidado para não ser invasivo. Ninguém gosta de receber vários e-mails durante a semana de uma mesma empresa, né?

Mídias sociais

Essa é uma regra que todos já sabem mas é sempre importante reforçar. Quem não está presente hoje nas redes sociais acaba perdendo muito!

Estar ativo nas redes sociais faz você ter uma aproximação com seus clientes e aumentar seu relacionamento com o mesmo. Assim como o tópico acima, você pode postar alguns produtos, dicas, promoções, sorteios, etc.

Site de confiança

Muitas pessoas ficam desconfiadas em comprar em determinados sites, além de colocar seus dados pessoais, muitas colocam o número de seu cartão de crédito. Sendo assim, seu site deve transmitir confiança e segurança.

Por isso, é importante se atentar e investir na segurança como utilizar o HTTPS e criptografias (SSL). Deixar os selos dos certificados no seu site também te dá mais credibilidade. Essa é uma parte muito importante e você pode pesquisar mais a fundo depois.

Site responsivo

Esse item é bem importante, já que muitos de seus clientes vão acessar seu site através um celular. Se ele entra e seu site não está muito amigável, já perde toda a credibilidade!

Se você já tem uma loja virtual, acesse pelo celular e veja como fica. Se estiver tudo certo como se estivesse navegando por um computador, então ele já está responsivo. Se não, é bom se atentar e fazer algumas mudanças.

Parcerias

Buscar parcerias pode vir a ser um bom negócio. Hoje em dia vemos muitos influenciadores digitais divulgando marcas e produtos. Dependendo do seu ramo, você pode buscar essas alternativas, assim a pessoa que você fizer essa parceria (pode ser um youtuber, alguém com muitos seguidores no instagram, blog, etc) pode divulgar seus produtos aos seguidores, oferecer cupom de desconto, algum sorteio, enfim o que você preferir.

Essas são apenas algumas dicas e você pode adaptá-las de acordo com sua necessidade. Não tem sua loja virtual ainda? Ou quer dar uma reformulada nela? Aqui na TreinaWeb temos um curso específico e completo de uma das melhores plataformas de comércio eletrônico, o Magento. Veja o curso de magento.

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Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.