Carreira

Dicas para Home office

Veja dicas sobre finanças, social, saúde, alimentação, ambiente e produtividade ao trabalhar em casa.

há 5 anos 11 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Eu já costumava fazer alguns freelas na época que trabalhava em escritórios, mas foi há cerca de um ano que minha casa se tornou meu principal local de trabalho.

Vou compartilhar o que aprendi neste ano para quem trabalha ou deseja trabalhar em Home Office.

Conteúdo

1) Financeiro {#financeiro}

Dinheiro pode não trazer felicidade, mas te ajuda a alcançar seus sonhos. Saber cuidar bem dele vai te ajudar a ter uma vida melhor e mais confortável. E não precisa ser um especialista em investimentos, um empresário de sucesso ou fazer grandes sacrifícios.

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Contas e Gastos

Antes de começar, leve em consideração que estar em casa fará com que você consuma mais energia, água, gás, telefone, etc. Se você vai começar a comer em casa, a conta do mercado também irá crescer.

Caso você precise se deslocar ou caso você alugue um lugar para trabalhar, esses valores também entram na conta (apesar do nome, home office não é só ficar em casa).

Além disso, o mais comum é que você esteja usando seu próprio equipamento para trabalhar, como computador, celular, cadeira, etc. Então também deve entrar na conta um valor que possibilite levar o equipamento à manutenção ou comprar um novo quando necessária a substituição.

Tudo isso tem que entrar no cálculo do valor da sua hora.

Mercado, Feira, Shopping, Banco, etc;

Se você precisa ir a um desses lugares e tem um horário flexível, o meio da semana é ótimo, pois não haverá tanta gente.

Principalmente os mercados e feiras, que durante a semana costumam oferecer promoções. Converse com os funcionários para saber quando essas promoções ocorrem e o horário que os fornecedores costumam fazer as entregas. Assim você conseguirá obter produtos fresquinhos por um bom preço.

Ah, e se arrume. Nunca se sabe se algum conhecido está de férias e vai acabar te encontrando lá por acaso.

Uma vez eu encontrei uma amiga no shopping em plena terça-feira às 9:30 da manhã!

Esteja no controle de sua vida financeira

A maioria das pessoas que trabalham em casa são PJ. No começo isso pode assustar, pois na CLT tudo é feito por você, e como PJ você estará no controle de tudo.

Há alguns anos eu pensava que nunca iria querer deixar os benefícios de ser CLT, mas assim que comecei a me interessar por estudar finanças, percebi o quão vantajoso é estar no controle de tudo. Agora não quero mais deixar a vida de PJ.

Claro que para isso dar certo é necessário estar bem informado sobre suas obrigações e também saber gerenciar melhor o seu dinheiro. Com o tempo extra que você vai ter trabalhando em casa, aproveite para cuidar melhor do seu dinheiro e investir.

Só de você começar a se interessar em cuidar melhor do seu dinheiro você já verá a diferença acontecer. Eu saí de uma época em que todo mês eu terminava no negativo e hoje em dia consigo investir 30% da minha renda, e ainda sobra um pouco no fim do mês, e olha que sustento sozinho uma casa com três pessoas. Tudo isso sem prejudicar meu estilo de vida.

Recomendo o aplicativo GuiaBolso. Ele é gratuito e sincroniza com suas contas bancárias. Cada movimentação que você fizer o App lista e já joga em uma categoria automaticamente.

Hoje em dia há muito material gratuito com uma linguagem bem simples para que qualquer um possa entender sobre finanças. E, claro, todos falando de economia inteligente, ou seja, sem sacrificar sua felicidade só para juntar dinheiro.

2 - Ambiente de Trabalho {#ambiente-de-trabalho}

Para trabalhar bem e de maneira confortável, é indispensável investir em um bom local para trabalhar.

O seu escritório

Já que irá trabalhar em casa, o ideal é que você possa montar um bom escritório.

Investir em bons móveis te ajudarão a trabalhar melhor, e cuidar da ergonomia é importante para a saúde e produtividade.

Uma boa dica é procurar por lugares que vendam móveis usados. Muitos lugares compram móveis de escritórios que fecharam. Assim você pode conseguir bons móveis por um bom preço. Há casos em que comprar algo barato que precise de reparo sai mais barato do que comprar algo novo.

Procure comprar mesas que possuam uma boa altura para você. Cadeiras de escritório permitem que você ajuste a altura e inclinação. Também pode ser interessante comprar apoios para os pés.

Também há móveis preparados para ambientes com pouco espaço, como o da foto a seguir:

Iluminação

Procure trabalhar perto da janela, pois a luz natural é melhor para os olhos do que a luz artificial. O Sol também ajudará a te manter acordado. Se a janela tiver uma bela vista, melhor ainda! Irá ajudar a baixar os níveis de estresse.

Na necessidade de acender uma lâmpada, prefira as de cores frias (por volta de 6500K), pois elas te ajudarão a criar um ambiente de mais atenção. Lâmpadas com cores quentes (por volta de 2700K) são mais indicadas para ambientes mais aconchegantes, como sala e quarto.

A temperatura da cor não é a temperatura da lâmpada e nem faz diferença no consumo de energia.

Não trabalhe na cama

Há pessoas que pensam que ao começar a trabalhar em casa, poderão trabalhar até mesmo do conforto de suas camas.

Se fizer isso, uma das seguintes situações irá ocorrer:

  • Você está programado para interpretar a cama como local de descanso e ficará sonolento durante suas atividades.
  • Você começará a interpretar a sua cama como local de trabalho, impedindo que você relaxe na hora de dormir.

Portanto, não misture as coisas!

Vista-se para trabalhar

Trabalhar com a roupa que você dormiu faz a sua cabeça pensar que você ainda está em um lugar de descanso.

Não precisa colocar terno e gravata, mas troque de roupa para trabalhar. Isso fará com que sua mente entenda o limite entre repouso e trabalho, e pode te ajudar a ficar mais acordado e ser mais produtivo.

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

3 - Alimentação {#alimentacao}

A alimentação pode interferir mais no seu dia do que você imagina.

Horários para comer

Conheço muita gente que logo que começou a trabalhar em casa, engordou muito! Afinal, estar em casa significa mais liberdade para comer! É muito mais fácil ficar indo até a despensa/geladeira para pegar algo para beliscar enquanto está trabalhando, ou ficar bebendo café/refrigerante o dia todo.

Defina bem os horários para comer. A rotina irá ajudar seu corpo a se acostumar a ter fome apenas nos horários determinados.

Algo que ajuda é comer um pouco a cada três horas. Há estudos que dizem que isso ajuda a acelerar o metabolismo, e há estudos que dizem que isso não faz diferença nenhuma. Independentemente disso, comer um pouco de tempos em tempos vai te ajudar a ter menos apetite quando chegar a hora do almoço ou janta, facilitando comer menos nestas refeições.

Tipos de Alimentos

Os tipos de alimentos também são importantes, ainda mais se você decidir comer de três em três horas. Comer um tipo errado de alimento pode te atrapalhar em sua jornada de trabalho.

No Café da Manhã precisamos estabilizar o nível de açúcar no sangue. Isso vai melhorar sua energia, humor e concentração. Os tipos indicados são os carboidratos (como pães) e proteínas (queijos, leite). Outras boas opções são: mingau, cereais, frutas, ovos e torradas integrais.

No Almoço devemos focar em vitaminas, minerais e fibras, como verduras e legumes. Refeições ricas em proteínas vão te ajudar a ficar com a mente mais ágil, enquanto um almoço rico em carboidratos (como feijoada) vão te deixar mais cansado e sonolento (e sua cama vai começar a ficar cada vez mais irresistível).

Em outros momentos (caso você esteja pensando em adicionar outras refeições entre café, almoço e janta) legumes, folhas e frutas devem sempre estar presentes. Eles vão ajudar a melhorar a sua saúde e te dar mais energia.

Alimentos ricos em fibras ajudam a prolongar a sensação de saciedade.

O magnésio (que pode ser encontrado na banana e no feijão preto) é um mineral que ajuda a relaxar o corpo, ajudando a diminuir o nível de estresse e ansiedade.

Prefira evitar alimentos industrializados cheios de gordura e sódio.

Caso esteja pensando em seguir uma dieta, prefira visitar um nutricionista para que ele indique o melhor para você.

Beba MUITA água!

Muitos de nós adora um cafézinho. Porém, a cafeína só te dá uma energia extra temporária. Em excesso vai aumentar seu nível de estresse e prejudicar seu sono. Prefira não tomar mais do que 4 xícaras de café por dia.

Então, ao sentir vontade de beber algo, prefira água. A desidratação pode acabar com a sua energia, afetar seu humor e concentração. Afinal de contas, ao precisar de água, o corpo irá “emprestar” um pouco de água de outros lugares, e o cérebro possui muita água. É daí que podem surgir algumas dores de cabeça. Há aplicativos que te lembram de beber água de tempos em tempos.

Se você sentir a boca seca, isso significa que seu corpo já está precisando de água há um bom tempo.

Porém, não exagere. Muita água também pode fazer mal, podendo causar hiponatremia. A quantidade de água necessária varia de acordo com a idade, peso, clima, temperatura, atividades físicas que a pessoa realiza, etc. Preste atenção na cor da sua urina, que deve ser amarela clara.

4 - Saúde {#saude}

Para continuar trabalhando, claro que precisamos estar saudáveis. Um canal que recomendo é o Saúde na Rotina. Não é um canal de dieta. Ele mostra como você pode ser saudável mesmo sem fazer exercícios pesados, sem deixar de comer doces ou ficar fazendo regime.

Ciclos do Sono

Já acordou sem querer de madrugada com energia mas, ao acordar pela manhã, estava morrendo de sono?

Isso acontece por causa dos estágios do sono. Se você acordar durante um desses estágios, você acordará cansado, mas se acordar no fim de um ciclo, acordará sem problemas.

Os ciclos duram em torno de 90 minutos. Então o segredo para acordar com facilidade é se programar para acordar no momento em que um ciclo se completar.

Sites como o http://sleepcalculator.com/ te ajudam a fazer esse cálculo. Você indica o horário que pretende acordar e o site irá indicar os melhores horários em que você deverá adormecer. Lembre-se que em média, leva-se 15 minutos para adormecer. Então você deverá ir para cama um pouco antes dos horários indicados. Também é recomendado em média oito horas de sono por noite.

Exercícios

Agora que está em casa, não terá que andar até o trabalho, correr para pegar o ônibus, etc. Já que está em casa, terá mais tempo para cuidar da sua saúde. Para uma boa saúde são importantes uma boa alimentação, um bom descanso e exercícios!

Fazer pouco é muito melhor do que não fazer nada! Todos envelhecemos, e vai chegar um momento em que você não sentirá o mesmo vigor. Para se manter ativo, exercícios são indispensáveis!

Caso não queira gastar tempo ou dinheiro com academia, exercite-se em casa mesmo.

Caso não queira gastar dinheiro com equipamentos, procure no YouTube por vídeos de calistenia. Os treinos de calistenia envolvem apenas o peso do corpo, como abdominais e flexões. Então você pode fazer em qualquer lugar a qualquer hora. São ótimos para tonificar os músculos e emagrecer.

E o melhor para quem gosta de comer bobagens: quanto mais massa muscular, menos preocupação na hora de comer. Quanto melhor a sua saúde, mais liberdade para desfrutar do que você quer.

Não sou o tipo de pessoa mega fitness, mas quando quero posso me dar o luxo de comer muito em um rodízio e me entupir de doces sem me preocupar com peso ou saúde, porque um dos conceitos básicos é: “você não vai engordar por causa de um único dia!”

Prefira consultar um profissional antes de começar a fazer atividades físicas.

Tome Sol

Agora que você ficará mais tempo em casa, não se esqueça de sair um pouco para tomar Sol.

O Sol ajuda a ativar a vitamina D, e a nossa pele é a principal produtora dessa vitamina para o nosso corpo, pois outros alimentos ricos em vitamina D, como peixes, não fornecem a quantidade que necessitamos diariamente.

Deficiência em vitamina D pode causar enfraquecimento dos ossos, dor e fraqueza muscular, diminuição de cálcio e fósforo no sangue, etc.

Fique atento ao horário e tempo de exposição ao tomar Sol. Prefira consultar um dermatologista.

Cuidado com os olhos!

Mesmo que você esteja atrasado com suas obrigações, é importante dar um descanso após longo tempo em frente ao computador.

Quando estamos olhando para o monitor, nossa visão fica focada em um único objeto que está proximo. Isso causa fadiga ocular. Um bom exercício para os olhos é olhar para um objeto que esteja por volta de 5 metros de distância. Fixe o olhar nesse objeto por uns 20 segundos e repita três vezes.

Nossos olhos são feitos para enxergar objetos que refletem luz, e o monitor é um emissor de luz, fazendo com que nossos olhos recebam luzes diretamente. Portanto, ajuste o brilho do seu monitor e smartphone.

Outra coisa que ocorre é que, quando estamos em frente ao computador, prestamos atenção no monitor. Atenção inibe o reflexo automático de piscar, causando ressecamento nos olhos. Tente se monitorar para não ficar longos períodos sem piscar.

Caso a ferramenta que você usa possibilite alterar a cor do tema, prefira temas escuros. Ter a tela escura irá forçar menos a sua vista.

Se puder, pare por uns cinco minutos a cada uma hora. Além de descansar os olhos, você pode aproveitar para fazer alongamentos, evitando fadiga muscular.

Em caso de desconforto na vista, procure um oftalmologista.

Fora do expediente, não chegue perto do trabalho!

Há casos de pessoas que quando estão de férias, ficam com a cabeça no trabalho. Já que estamos trabalhando em casa, pode ser que apareça aquela vontade de ver se alguém respondeu seu E-mail ou como anda um processo que você estava aguardando.

Caso seja um assunto que pode esperar, prefira evitá-lo se você já encerrou seu expediente. Do contrário, sua cabeça não vai mais separar horário de trabalho do horário de descanso.

Em seu computador, prefira não misturar arquivos pessoais dos arquivos do trabalho. Você pode, por exemplo, criar um usuário para o trabalho, o que facilitará separar os ambientes, arquivos, histórico do navegador, etc.

5 - Social {#social}

Agora que estará mais em casa, procure não sumir. É importante manter seu ciclo social.

Solidão

O ser humano é naturalmente um ser social. Mesmo as pessoas antissociais podem ter problemas de saúde caso se isolem demais. Mesmo que você goste de passar um bom tempo sozinho, é bem provável que você comece a dar mais importância em ter contato com as pessoas depois de um tempo trabalhando em casa (só cuidado para não parecer tão carente hahaha).

Procure reservar um tempo para dar um pulo ao shopping ou parque. Mesmo que não vá conversar com ninguém, ver pessoas, caminhar e respirar um pouco fora de casa te fará bem. É libertador não estar mais preso no escritório de uma empresa, sem nem saber como está o dia, mas depois de um tempo você pode começar a enxergar o escritório da sua casa como uma nova prisão.

Você também pode procurar lugares que te permitam trabalhar com outras pessoas, como um shopping, um café, etc. Os espaços de coworking são cada vez mais comuns hoje em dia.

A definição de solidão é bem ampla. Caso você precise estar sempre na companhia de pessoas, pode ser que trabalhar em casa não seja uma boa para você.

Faça Networking

Poder trabalhar em outros lugares permite que você conheça novas pessoas. Aproveite para fazer networking e novas amizades. Quem sabe você conheça seu futuro sócio de um projeto quando for trabalhar em um café?

Saia para almoçar com os amigos

Ter tempo flexível pode te permitir encontrar aquelas pessoas que você não vê há muito tempo. Você pode combinar de almoçar com seus amigos durante a semana no horário de almoço deles.

Família e amigos

Pode ser que amigos e membros da família não entendam que estar em casa pode significar que você irá trabalhar mais do que se estivesse em um escritório, e acabam te interrompendo ou pedindo favores.

Converse com essas pessoas e explique que você estará ocupado, pois você estará trabalhando como se estivesse dentro de uma empresa. Mostre que você tem tarefas e prazos a cumprir.

Porém, não exagere. Passar o dia inteiro apenas trabalhando pode fazer mal não só à sua saúde, mas também pode estragar relacionamentos.

Filhos

Trabalhar em casa é uma ótima solução para se dedicar à carreira e se manter presente na vida de seu filho. Mas é necessário se organizar para que um lado não prejudique o outro.

Eu não tenho filhos, mas quando trabalho na casa de meus irmãos tem os meus sobrinhos, e também aprendi algumas coisas com amigos que trabalham em casa e cuidam dos filhos.

Explique aos seus filhos o que é home office para que eles não fiquem pedindo para brincar ou levá-los para passear toda hora. Porém, não tire a infância deles. Se eles fazem barulho enquanto brincam, tente isolar acustimamente o seu escritório. Afinal, se você fosse criança, não se sentiria à vontade em casa se seus pais ficassem o dia inteiro mandando você ficar em silêncio. Também explique que seu escritório é um local de trabalho, e que ali não se pode brincar.

Explique também da importância do silêncio quando estiver ao telefone ou com o microfone/câmera ligado(a).

Prefira também não expor seus filhos aos problemas do trabalho.

Outra possibilidade é ensinar seus filhos a serem mais independentes, como preparar o próprio lanche, arrumar a cama, guardar os brinquedos, etc. Estando em casa, você poderá acompanhar os erros e acertos.

Mas nem tudo é apenas trabalho. Reserve um tempo também para brincar com seus filhos, levá-los ao parque ou sair para tomar um lanche.

6 - Produtividade e Gerenciamento de Atividades {#produtividade}

Se você não for produtivo a empresa pensará que está te pagando para ficar em casa sem fazer nada. Estar em casa te livra das distrações do escritório, mas nossa casa também possui armadilhas que matam a atenção e produtividade.

Redes Sociais

Estando em casa pode ser mais difícil largar as redes sociais. Caso tenha dificuldade, experimente aplicativos que bloqueiam as redes enquanto você estiver no horário de trabalho.

Disciplina

Trabalhar remotamente possui algumas vantagens em relação ao seu tempo, como: você não terá aquela pessoa que vai na sua mesa te fazer uma simples pergunta e fica uma meia hora, bate-papo enquanto toma um cafézinho, fofocas, etc. Porém, trabalhar em casa só funciona se a pessoa possuir controle e disciplina.

Isso envolve evitar distrações como redes sociais, TV, ir toda hora à geladeira, definir horários e não cumpri-los, etc.

Os próximos itens ajudam com essa questão.

Agenda

O bom da maioria dos trabalhos remotos é que normalmente oferecem horários flexíveis, então você terá mais liberdade, será dono dos seus próprios horários. Mas como dito, isso envolve disciplina para não cair em armadilhas.

Gerencie suas tarefas para não perder nenhuma entrega, não esquecer prazos e se organizar melhor. Uma boa ferramenta gratuita para gereciar tarefas é o Trello. Caso você precise de um incentivo e gosta de jogos, tem a Habitica. No Habitica você monta um mural de objetivos. Cada objetivo alcançado te dá recompensas, como se fosse um jogo. Você ganha experiência, ouro, mana, itens, etc.

Você pode ir customizando seu personagem, comprar equipamentos, usar habilidades, conseguir mascotes, etc. Se não fizer suas tarefas, você perde vida e pode morrer.

Técnica do Pomodoro

A técnica do pomodoro é uma técnica muito conhecida para ajudar a focar em suas tarefas e aumentar a produtividade.

Se você pensar em trabalhar por oito horas para poder entrar no Facebook, você vai se distrair, pois oito horas é muito tempo!

No Pomodoro a gente define intervalos de 30 minutos! A ideia é focar em uma atividade por 25 minutos e os 5 minutos restantes ficam livres para você fazer o que quiser. Como a recompensa virá em apenas 25 minutos, é mais fácil focarmos.

Ao completar um ciclo de 30 minutos, dizemos que completamos um Pomodoro. Após completar quatro pomodoros, você pode ter um descanso de 20 ou 30 minutos!

Há vários aplicativos para se trabalhar com o Pomodoro. Alguns chegam até mesmo a bloquear as redes sociais durante os 25 minutos de foco.

Várias vezes eu tentei fazer uma atividade simples e levei quase uma hora para finalizar. Ao usar a técnica do pomodoro, diversas vezes eu terminei a atividade rapidamente e pensei que tivessem passado horas e que eu não tinha escutado o alarme do Pomodoro, mas ao checar, passaram-se apenas 12 minutos!

Claro que para isso funcionar, divida suas metas em tarefas menores. Em pouco tempo você estará fera em cumprir prazos.

Autor(a) do artigo

Akira Hanashiro
Akira Hanashiro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos