Dicas para lançar um aplicativo de sucesso

Os aplicativos tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas. A partir deles fazemos desde tarefas mais simples como olhar a previsão do tempo, como também conseguimos pedir um delivery, marcar uma consulta, jogar, estudar e mais uma infinidade de coisas.

Provavelmente você já teve alguma ideia para algum aplicativo, mas ficou sem saber até mesmo como começar. Realmente, o desenvolvimento de aplicativos é um processo que engloba muitas etapas e demanda tempo e conhecimento. Por isso, neste artigo vamos dar algumas dicas do que você tem que pensar e fazer antes de lançar um aplicativo.

Android - Avançado
Curso de Android - Avançado
CONHEÇA O CURSO

Pesquise muito antes de iniciar

Essas pesquisas são importantes antes de iniciar o processo, pois senão, no final você poderá ver que o que foi desenvolvido não era uma necessidade do seu público e consequentemente, ele não será utilizado/vendido. Por isso, devemos fazer uma pesquisa a fundo nos seguintes itens:

Ideia – Pesquise se alguém já teve a mesma ideia que você, se tem algum aplicativo parecido. Se sim, como você pode melhorar essa ideia?
Público-alvo – Esse é um fator muito importante pois, sem eles, seu aplicativo não terá uso. Pesquise mais sobre quem será seu público. O que seu aplicativo terá que fará com que eles baixem? O que eles buscam que seu aplicativo vai atender?
Mercado – Pesquise sobre o mercado. Está pensando em um aplicativo, mas tem vários desse segmento? Será que valerá a pena? Ou você tem um super diferencial para oferecer? Como você vai fazer para que ele traga a rentabilidade que você espera?
Tecnologias – Pesquise sobre as tecnologias e ferramentas que você irá utilizar, estude qual atenderá mais suas necessidades.

Outro ponto que devemos pensar antes do desenvolvimento do aplicativo, é se ele será híbrido ou nativo. Temos um artigo que explica exatamente sobre cada um deles e sobre um ponto importante: App Nativo x App Híbrido: existe o melhor?

Não se esqueça do protótipo

Quando pensamos em um aplicativo, já queremos ir logo para a parte de desenvolvimento em si, até mesmo porque ficamos ansiosos querendo já ver algo rodando na nossa frente. Porém, devemos tirar um tempo antes disso para pensar em como será o layout do app, pensar na usabilidade e na identidade visual. Quando você faz um planejamento de como ele irá ficar, você consegue pensar mais a fundo na melhor forma ou técnica de fazer aquilo. Além de evitar muitas mudanças no design lá na frente, evitando retrabalhos. Além disso, junto com o layout você trabalhará também em outras questões, como por exemplo quantas telas terá, como funcionará cada tela, etc.

Se atente a experiência do usuário

A experiência do usuário no seu aplicativo tem que ser a melhor possível. Você deve dar a devida importância nesse quesito, criando um aplicativo que seja atraente, fácil de ser utilizado e que instigue as pessoas a se manterem nele. Outro ponto importante é evitar ao máximo os bugs. Afinal, ninguém gosta de baixar algo que está cheio de bugs, não é? E eles são sempre mencionados pelos usuários nas lojas oficiais, como App Store e Play Store, fazendo com que seu aplicativo fique com uma nota baixa.

Como é muito comum usuários baixarem aplicativos e minutos depois já desinstalarem, vale muito a pena se atentar nessa primeira impressão.

Ionic - Criação de aplicações mobile
Curso de Ionic - Criação de aplicações mobile
CONHEÇA O CURSO

Campanha de marketing

Como vimos, sem usuários seu aplicativo não tem utilidade. Então você deve começar uma campanha de marketing antes mesmo de lançar o aplicativo. Assim você consegue ir construindo uma marca e ir atraindo o seu público ao lançamento. Você pode fazer um bom uso das redes sociais sem gastar muito, utilizando o Facebook e Instagram por exemplo. Isso é ótimo para atrair seu público, além de você ficar mais próximo deles, criando um bom relacionamento.

Testes e mais testes…

Além de manter uma rotina no desenvolvimento para que o aplicativo saia do papel e chegue ao produto final, é importante sempre estar fazendo testes para que possíveis erros sejam corrigidos antes do lançamento, minimizando assim as chances deles chegarem ao usuário.

Concluindo

Sabemos que não basta somente desenvolver o aplicativo e deixar ele lá – até mesmo porque sozinho ele não vai gerar $$. Como vimos neste artigo, precisamos ter um diferencial, precisamos proporcionar um atendimento legal para os usuários e sempre estar aprimorando o nosso produto, para que nosso aplicativo seja bem utilizado por muitas pessoas.

Caso você esteja com dúvidas quanto ao desenvolvimento, temos diversos cursos voltados ao desenvolvimento mobile. Dá uma conferida 🙂

Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.