Dicas para programadores iniciantes

Atualmente, existem muitas pessoas que querem ingressar na área de tecnologia, principalmente nesse mundo da programação. Programação, como qualquer outra área, exige estudo, dedicação e tempo. Neste artigo, vamos abordar algumas dicas para programadores iniciantes com a finalidade de te ajudar a trilhar esse caminho, fazendo com que você aprenda sem desistir durante a jornada.

Tenha uma base sólida

Se você já quer começar direto em uma linguagem e pula a lógica de programação, você já está começando errado e provavelmente terá problemas lá na frente. É importante conhecer conceitos fundamentais de raciocínio lógico e organização de pensamentos. É importante para você entender o que um trecho de código faz, ao invés de apenas copiar trechos de códigos.

Aprenda a ler os erros

Não se desespere quando aparecer um erro: isso é bem comum. A dica aqui é ler as mensagens de erro, pois geralmente ela já contem qual o problema que aconteceu, qual linha que causou o problema etc. De posse dessas informações, você poderá analisar a sintaxe da linguagem (como algo que você pode ter colocado em maiúsculo quando deveria ser minúsculo, um ponto-e-vírgula que falta etc.) e até mesmo descobrir possíveis erros de lógica.

Peça ajuda, mas saiba pesquisar antes

É normal travar de vez em quando – e isso acontece até mesmo com quem não é iniciante. Neste tipo de situação, quando precisamos corrigir e descobrir o erro, não é vergonhoso pedir ajuda para alguém.

O “problema” é quando você pede ajuda a um professor ou a um colega de trabalho sem ao menos ter tentado chegar a alguma solução antes, já que a ajuda da outra pessoa – mais experiente – resolveria o problema de forma mais rápida.

Para você ter um conhecimento mais profundo em alguma tecnologia que você está trabalhando, é importante tentar resolver seus problemas inicialmente com seus próprios recursos, seja buscando no Google, na documentação oficial ou até mesmo nos fóruns para ver se alguém já teve o mesmo problema que você.

Antes de perguntar a alguém, sempre certifique-se de que você investigou por conta própria: muitas coisas podem ser encontradas facilmente com uma simples pesquisa.

Não tenha vergonha de pedir ajuda quando necessário… A dica que fica aqui é que você, pelo menos, tente resolver sozinho inicialmente. Quando você encontra um problema e se permite ao desafio de tentar corrigi-lo por conta própria, você está encarando uma grande oportunidade de aprendizado e desenvolvimento de experiência.

Desenvolvedor React Native Júnior
Formação: Desenvolvedor React Native Júnior
O React Native nos permite criar aplicativos mobile realmente nativos com JavaScript para Android e iOS. Ele vem sendo usado em aplicativos como Facebook, Instagram e Uber.Nesta formação vamos iniciar nossos estudos em React Native e depois aprender a acessar APIs nativas, incluindo o desenvolvimento de nosso próprio código nativo (Java e Objective-C) e integrá-lo ao JavaScript.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Treine tudo o que você aprender

Apesar de clichê, esse é um ponto extremamente importante que às vezes acabamos deixando de lado. Se você não praticar o que aprendeu em um projeto, você acaba esquecendo o conteúdo, fazendo com que o conhecimento não seja fixado. Isso pode acabar levando ao desânimo e à ideia errônea de que a programação não é para você. Mas, a verdade é que não está havendo prática e a fixação.

Portanto, é importante tentar praticar após a aprendizagem. E sempre evite a procrastinação em seus estudos, já que a procrastinação é uma das principais inimigas do processo de aprendizagem.

Fique atento a eventos gratuitos

Há muitos eventos gratuitos que estão rolando por aí. Ainda mais agora, por conta da COVID-19, muitas empresas têm disponibilizado cursos, vídeo-aulas e workshops de forma gratuita ou até mesmo por um valor bem abaixo que o normal.

Atualmente, temos um mini curso de Python & Django com acesso aberto a todos. Trata-se de um workshop com aulas sobre como criar aplicações web com o framework Python mais famoso: o Django. Ele é voltado para todos, independente do seu nível de conhecimento. Assim, você pode estudar e aumentar seus conhecimentos sem gastar nada.

Dica extra

Goste do que você faz

Independente da área da programação que você vá seguir, seja web, mobile, entre outras; é importante você estar entrando na programação porque se interessa, gosta e quer que ela seja sua profissão para o futuro.

Existem muitas pessoas que escolhem a profissão somente para arrumar um emprego ou até mesmo pelos bons salários que ela oferece. Isso se torna uma péssima escolha a longo a prazo, pois você acabará se tornando um profissional frustrado…

Em contrapartida, existem muitos programadores apaixonados pela profissão: então, esteja sempre perto dessas pessoas. Com certeza, elas irão te motivar a seguir nessa área cuja demanda só cresce a cada dia.

Esperamos que essas dicas te ajudem de alguma forma. E, caso esteja precisando de algumas dicas em como melhorar sua rotina de estudos, já abordamos esse assunto aqui no blog.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

© 2004 - 2019 TreinaWeb Tecnologia LTDA - CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765, Conj 71 e 72 - Bela Vista - São Paulo - SP - 01311-200