Dicas para ser um bom Gestor de TI

O papel do gestor de TI tem crescido muito nos últimos anos e, consequentemente, as responsabilidades e cobranças também. Para um gestor de tecnologia é importante o entendimento tanto no parâmetro técnico quanto no de gestão, pois esse cargo é justamente essa mistura de informações: ter visão do negócio, estratégica e tecnológica. Se você ainda não conhece muito sobre o cargo de gestor de TI e quais as suas funções, temos um artigo que fala sobre isso: O que faz um Gestor de TI?

Portanto, neste artigo, vamos nos aprofundar um pouco mais em algumas dicas para sermos gestores de TI de forma eficiente e buscando melhorar cada dia mais.

Entenda do negócio

Como o gestor é um profissional que encontra soluções para os problemas das empresas usando a tecnologia, é muito importante que ele esteja a par do negócio. Assim você consegue conhecer melhor todos os serviços dos diversos departamentos da empresa, além dos objetivos estratégicos, a fim de entender como a tecnologia pode ajudar nos processos e melhorias de resultados.

Esteja atento às mudanças

Muitas vezes a gestão de mudanças é um desafio. O profissional deve estar atento às novas possibilidades de gestão e melhorias proporcionadas pela tecnologia, gerindo uma mudança organizacional. Como mudanças geralmente causam resistência, o gestor deve mediar esse processo, sempre mostrando que os recursos investidos e/ou mudanças em processos são necessários e são um investimento, onde ele contribuirão na gestão estratégica, processos e até mesmo na segurança de informações.

Cuide do seu time

Uma das coisas que pode determinar se você terá sucesso ou não em sua gestão é se você sabe gerir pessoas. Gerir pessoas não é algo muito fácil, então é importante sempre motivá-los, deixá-los engajados, fornecer capacitação, dar liberdade para ideias… Assim você ajuda a sua equipe a ter uma alta performance, aumentando a produtividade e a estarem abertos à mudanças tanto a área de gestão quanto tecnológica. Essa proximidade do time é essencial, para que eles não te vejam somente como um gestor que cobra e dá ordens.

Abuse das ferramentas e mantenha-se atualizado

Na área de tecnologia independentemente do cargo precisamos nos manter atualizados, pois o setor está em constante modernização. Sendo assim, fique atento as novidades que possam ajudar no seu trabalho, seja uma melhoria em um processo ou até mesmo deixar uma infraestrutura mais confiável ou fazer uma análise de dados mais precisa.

Gerente de Projetos Júnior
Formação: Gerente de Projetos Júnior
A formação Gerente de Projetos nível Júnior da TreinaWeb tem como objetivo a ilustração dos princípios básicos para o gerenciamento de projetos na área de TI, além de ensinar a utilizar uma das ferramentas mais utilizadas pelos gestores de projetos no mercado atualmente: o Microsoft Project.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.